O projeto foi premiado e diversos equipamentos serão cedidos para a cidade
Itapetininga, por meio da Biblioteca Municipal Dr. Júlio Prestes de Albuquerque, participou no primeiro semestre deste ano de um concurso promovido pela Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência de São Paulo para selecionar projetos de bibliotecas públicas interessadas em receber equipamentos de tecnologia assistiva capazes de assegurar o acesso à leitura para pessoas com deficiência visual e motora.
A equipe da Biblioteca Municipal estive presente na cerimônia para a assinatura do termo de cessão do equipamento e na premiação do concurso “Acessibilidade em Bibliotecas”, que aconteceram na manhã de 29 de junho de 2016, no Palácio dos Bandeirantes. Ao todo, 55 municípios foram agraciados e 62 bibliotecas públicas do Estado de São Paulo receberão equipamentos acessíveis, que serão distribuídos em dois Kits.
Os projetos foram selecionados por uma Comissão Julgadora e a Biblioteca Municipal irá receber no 2º semestre o Kit Tipo 1 que contém computador, ampliador automático, scanner leitor de mesa, teclado ampliado, mouse estacionário, software de voz sintetizada para atuação com o software leitor de tela NVDA com computador.
O projeto inscrito pela Biblioteca foi “Literatura Livre – um projeto de acessibilidade”, tem como objetivo primordial estimular e convidar a pessoa deficiente a usufruir o ambiente e os serviços prestados pela Biblioteca Municipal Dr. Júlio Prestes de Albuquerque, de forma a garantir o acesso aos livros, à leitura e
à literatura. Acessibilidade, que neste caso abrange a inclusão digital e social, pelo fato do equipamento disponibilizado pelo concurso ser disponibilizado no salão de leitura da biblioteca.
O concurso veio como disparador à necessidade de avaliar a realidade da Biblioteca Municipal Dr. Júlio Prestes de Albuquerque, suas ações, seu espaço e seu significado junto às pessoas deficientes do município com o desejo de criar um espaço acolhedor, adequado e capaz de oferecer os meios necessários para a inclusão social, educacional e cultural da pessoa deficiente.
Att,
- Como o jornalista Helio Rubens vê as coisas - 9 de janeiro de 2024
- Como o jornalista Helio Rubens vê o mundo - 27 de dezembro de 2023
- Como o jornalista Helio Rubens vê o mundo - 22 de dezembro de 2023
É fundador e um dos editores do Jornal Cultural ROL e do Internet Jornal. Foi presidente do IHGGI – Instituto Histórico, Geográfico e Genealógico de Itapetininga por três anos. fundou o MIS – Museu da Imagem e do Som de Itapetininga, do qual é seu secretário até hoje, do INICS – Instituto Nossa Itapetininga Cidade Sustentável e do Instituto Julio Prestes. Atualmente é conselheiro da AIL – Academia Itapetiningana de Letras.