novembro 22, 2024
Cansaço
A força dos ipês: mais que uma reparação
O reconhecimento que não alimenta professores…
Conversa de bêbados
Membrana, de Maurício Limeira
Vernissage de exposição artística
Dia da Bandeira
Últimas Notícias
Cansaço A força dos ipês: mais que uma reparação O reconhecimento que não alimenta professores… Conversa de bêbados Membrana, de Maurício Limeira Vernissage de exposição artística Dia da Bandeira

Jose Coutinho de Oliveira: Neoparlamentarismo II

image_pdfimage_print

foto-jose-coutinhoJose Coutinho de Oliveira – Neoparlamentarismo II

 Se alguém lhe perguntasse qual é uma das grandes diferenças entre o parlamentarismo e o presidencialismo, poderíeis responder sem medo de errar que no primeiro sistema o mandato do 1º Ministro e dos parlamentares é por prazo indeterminado.
Indeterminado pois eles permanecessem no mandato enquanto contam com a confiança do parlamento e, o parlamento, enquanto contar com a confiança do povo representado através do 1º Ministro e do Presidente.
Quando o 1º Ministro quer novas eleições ele as pede ao Presidente, que dissolve o parlamento e convoca novas eleições.
Eu particularmente defendo a teocracia parlamentarista presidencialista facultativa absolutamente absoluta onde o Presidente escolhe para 1º Ministro quem ele quiser.
Muitos querem o parlamentarismo, parlamentarismo misto que é uma de suas duas tradicionais versões, ou seja, o outro modelo é o monista, onde o Poder Executivo é exercido só pelo 1º Ministro.
Nosso modelo, como sabeis, é novo.
Acreditamos, contudo, que a aprovação do modelo tradicional seria um passo muito relevante para posterior adoção da citada teocracia. Nesse novo modelo o Chefe de Governo, na verdade, Chefe da Administração, exerceria funções que podemos chamar de mais rotineiras.
José Coutinho de Oliveira
Helio Rubens
Últimos posts por Helio Rubens (exibir todos)
PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com
Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial
Pular para o conteúdo