fevereiro 28, 2024
O que ‘te’ faz Negro? O que não te faz?
Barril de Pólvora
Entardecer na praia
Tudo junto e misturado
Silêncios
Limites éticos da investigação científica
Jornal Cultural ROL e Internet Jornal de luto!
Últimas Notícias
O que ‘te’ faz Negro? O que não te faz? Barril de Pólvora Entardecer na praia Tudo junto e misturado Silêncios Limites éticos da investigação científica Jornal Cultural ROL e Internet Jornal de luto!

Bienal Sesc_Videobrasil 

Print Friendly, PDF & Email

Bienal Sesc_Videobrasil promove conversas com artistas e curadores no Sesc 24 de Maio

Encontro da Semana de Abertura da22a Bienal Sesc_Videobrasil
Encontro na 22ª Bienal Sesc_Videobrasil Foto: Acervo Videobrasil/ Pedro N. Prata

Imagens em alta resolução neste link: https://flic.kr/s/aHBqjB4Xhd

Programas Públicos da 22ª edição reúnem até fevereiro nomes como Ayrson Heráclito, Ava Rocha, Carlos Nader, Eder Santos, Naine Terena, Rivane Neuenschwander e Vincent Carelli para refletir sobre o tema curatorial “A memória é uma ilha de edição”

22ª Bienal Sesc_Videobrasil promove até fevereiro duas exposições e os Programas Públicos, uma série de conversas abertas ligadas aos temas da edição, intitulada A memória é uma ilha de edição. Iniciada com a abertura da bienal, em outubro, a programação curada pela queniana Renée Akitelek Mboya reúne importantes artistas visuais ligados à trajetória do Videobrasil, que completa 40 anos, além de curadores e outros pensadores da cultura no Brasil.

Inspirada no verso de Waly Salomão (1943-2003) retirado do poema Carta aberta a John Ashbery, de 1996, a bienal apresenta no Sesc 24 de Maio uma exposição principal, com 60 artistas e coletivos contemporâneos do Sul Global sob curadoria de Raphael Fonseca, além da mostra paralela Especial 40 anos, curada por Alessandra Bergamaschi e Eduardo de Jesus.

“Assim como Waly Salomão, priorizamos a colaboração com foco em convocações, propostas e ativações que promovam a integração entre diferentes perfis e gerações de público, convidados e equipes envolvidas na realização da exposição, ampliando o pensamento em torno de estratégias e histórias coletivas”, afirma a diretora artística Solange Oliveira Farkas.

Para Juliana Braga, gerente de Artes Visuais e Tecnologia no Sesc São Paulo, os Programas Públicos constituem um pilar fundamental para a atuação da instituição no campo das exposições. “O trabalho das equipes educativas e a oferta de programações públicas são, sobretudo, valiosas oportunidades para ampliar reflexões críticas e debater ideias possíveis a partir das obras e curadorias.”

Ainda valorizando e ressignificando a história do Videobrasil, os debates e conversas ocupam o espaço da mostra Especial 40 anos, na biblioteca do 4º andar do Sesc 24 de Maio. O local será o ponto de encontro para pensar o presente da bienal e ativar as memórias a partir do vasto acervo de videoarte e artes visuais criado com obras de gerações anteriores, que ressoam até hoje.

Segundo a curadora Renée Akitelek Mboya, “a ideia de criar uma programação que tente ser o mais ampla possível, em termos de linguagens, veio da tentativa de reproduzir os impulsos iniciais que Solange e seus colaboradores tiveram quando montaram a primeira exposição na qual introduziram novos vernáculos políticos, novas formas de falar, de ver e de ser, que se estendiam para além de tudo o que a elite política tinha estabelecido ou imposto à sociedade”.

Os programas públicos contarão, para além das mesas, com as “Vivências” – experiências de imersão realizadas pelos artistas Moisés Patrício, Naine Terena, aarea e Ava Rocha a convite da Bienal Sesc_Videobrasil. Eles apresentam ao público, um artista a cada mês, os resultados de suas experiências na exposição principal.


Confira a programação com todos os dias e horários dos programas públicos da 22ª Bienal Sesc_Videobrasil:


30/11, quinta-feira

18h30 – Introdução ao acervo comentado: 1991-2000, com Eduardo de Jesus.

19h30 – Carlos Nader fala sobre suas obras e participações no Videobrasil nos anos 1990.

1/12, sexta-feira

19h30 – Vivência “Memória, encarnação e cultura”, com Moisés Patrício.

7/12, quinta-feira

19h30 – Vincent Carelli fala sobre seus trabalhos criados nos anos 1990 e apresentados no Videobrasil.

14/12, quinta-feira

19h30 – Rivane Neuenschwander fala sobre a produção nos 1990 e os videopoemas que produziu com Cao Guimarães.

16/12, sábado
19h30 – Vivência “Arquivo, colonialismo e revisão”, com Naine Terena.

19/12, terça-feira

18h30 – “Introdução ao acervo comentado: 2001-2011”, com Alessandra Bergamaschi e Eduardo de Jesus.

19h30 – Lucas Bambozzi e Eder Santos, pioneiros da videoarte no Brasil, comentam seus desdobramentos na produção atual.

18/1/24, quinta-feira

19h30 – Virginia de Medeiros fala de sua produção e de seus temas, que se tornariam centrais no campo da arte no período.

31/1/24, quarta-feira
19h30 – Vivência “Arte, tecnologia e conservação de arquivo”, com aarea (geridas por Marcela Vieira e Lívia Benedett

8/2/24, quinta-feira
18h30 – Introdução ao acervo comentado: 2012-2023, com Alessandra Bergamaschi.

19h30 – A curadora Sabrina Moura, responsável pelos programas públicos do Videobrasil em 2015 e 2017, relaciona a produção contemporânea à ideia de Sul Global.

15/2/24, quinta-feira

19h30 – Ayrson Heráclito comenta aspectos centrais das obras que apresentou no Videobrasil.

22/2/24, quinta-feira

19h30 – Vivência “Interface entre literatura, música e poesia”, com Ava Rocha.


SOBRE O VIDEOBRASIL

O Videobrasil é uma plataforma de arte e uma associação cultural que pesquisa e difunde a produção artística das regiões do Sul geopolítico do mundo – América Latina, África, Leste Europeu, Ásia e Oriente Médio. Criado e dirigido por Solange Farkas, integra uma rede de ações que inclui exposições, mostras, publicações, documentários, encontros e residências artísticas. Com mais de mil obras em vídeo e quatro mil itens, seu acervo é referência para conservação de vídeos, videoinstalações e registros de performance no continente.


SOBRE O SESC SÃO PAULO

Com 77 anos de atuação, o Sesc – Serviço Social do Comércio conta com uma rede de mais 40 unidades operacionais no estado de São Paulo e desenvolve ações com o objetivo de promover bem-estar e qualidade de vida aos trabalhadores do comércio de bens, serviços e turismo e para toda a sociedade.

Mantido pelos empresários do setor, o Sesc é uma entidade privada que atua nas dimensões da educação e da cultura, com ações nas áreas fisico-esportivas, meio ambiente, saúde, odontologia, turismo social, artes, alimentação e segurança alimentar, inclusão, diversidade e cidadania, são voltadas para todas as faixas etárias, com o objetivo de contribuir para experiências mais duradouras e significativas.

São atendidas nas unidades do estado de São Paulo cerca de 30 milhões de pessoas por ano. Hoje, aproximadamente 50 organizações nacionais e internacionais do campo das artes, esportes, cultura, saúde, meio ambiente, turismo, serviço social e direitos humanos contam com representantes do Sesc São Paulo em suas instâncias consultivas e deliberativas. Mais informações, clique aqui.


SERVIÇO

22a Bienal Sesc _Videobrasil – A memória é uma ilha de edição

Local: Sesc 24 de Maio

Período expositivo: 19 de outubro de 2023 a 25 de fevereiro de 2024

Horário de funcionamento: terça a sábado, das 9h às 21h; domingos e feriados, das 9h às 18h

Acessibilidade: videoguia de boas-vindas à exposição; Legendagem para Surdos e Ensurdecidos (LSE) e vibroblaster para algumas obras sonoras; objetos táteis; audiodescrição dos objetos táteis; piso podotátil e impressão dos textos em dupla leitura (português ampliado e Braile).

Classificação Livre | Entrada gratuita


SESC 24 DE MAIO

Endereço: Rua 24 de Maio, 109 República – São Paulo (SP) Telefone: (11) 3350-6300
Transporte Público: Metrô República (350m)
Não tem estacionamento


Sesc 24 de Maio nas redes

sescsp.org.br/24demaio
Facebook | Instagram: @sesc24demaio
YouTube: /sesc24demaiovideos

Bienal Sesc_Videobrasil nas redes

www.bienalsescvideobrasil.org.br

facebook.com/ACVideobrasil

instagram.com/videobrasil


Voltar: http://www.jornalrol.com.br

Facebook: https://facebook.com/JCulturalRol/

Sergio Diniz da Costa
Últimos posts por Sergio Diniz da Costa (exibir todos)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial
Pular para o conteúdo