setembro 19, 2024
Editora Cubile lança livro sobre a história de Sorocaba
Exposição de Artes Janelas do Brasil
Homenagem ao concurso Miss Brasil
O luar e o amor
Aldravia (3)
Em toda estação há solidão
Penso em ti e logo te quero
Últimas Notícias
Editora Cubile lança livro sobre a história de Sorocaba Exposição de Artes Janelas do Brasil Homenagem ao concurso Miss Brasil O luar e o amor Aldravia (3) Em toda estação há solidão Penso em ti e logo te quero

Itapetininga retoma Festival de Teatro após 14 anos

VI Festi acontecerá entre os dias 9 e 14 de outubro

A Secretaria de Cultura e Turismo em parceria com o Grupo Teatral Tapanaraca retomam o Festival de Teatro de Itapetininga – Festi. O evento será entre os dias 9 e 14 de outubro, com apresentações gratuitas todas as noites, a partir das 20h, no Centro Cultural e Histórico ‘Brasílio Ayres de Aguirre’.

O secretário de Cultura e Turismo de Itapetininga, Mauricio Hermann, fala da importância em apoiar um evento como este. “É muito importante essa parceria entre o Poder Público e os grupos de teatro da cidade. A ideia é fazer do Centro Cultural um espaço democrático para toda a comunidade”. Hermann ainda diz que o objetivo do VI Festi é valorizar e fortalecer o teatro regional, além de estimular a cidade a presenciar um evento cultural

Fábio Jurera, diretor do Tapanaraca e idealizador da retomada do projeto, lembra que desde 1994 aconteciam festivais de teatro esporadicamente, mas há mais de dez anos eles não ocorrem mais. “O festival já existia, mas o formato é novo, algo inédito na cidade. Apesar disso, temos a ideia da continuidade”, explica.

De acordo com Jurera, a seleção dos espetáculos foi feita levando-se em conta a identidade teatral e grupos que tinham trabalho a mostrar. O VI Festi também contará com três jurados muito bem conceituados, com um olhar técnico e estético e muitos anos de experiência.

As cinco peças inscritas receberão premiações nas categorias de melhor ator/atriz coadjuvante, ator/atriz revelação, melhor maquiagem, figurino, iluminação, sonoplastia, direção e melhor espetáculo. Além disso, os atores   egrupos receberão prêmios especiais.

A cerimonia de premiação será na sexta-feira, às 20h, iniciando-se com a apresentação de encerramento. O Festi terá sua identidade na premiação. “O troféu será em formato de ferradura, em referência à tradição tropeira da cidade”, conta Fábio.

Conheça os espetáculos que participarão do VI Festi:

Manifesto do Subconsciente – Cia Studio 8 Encena (Itapevi)

O Pequeno Príncipe –  Quatro Cantos (Quadra)

Vestido de Chita – Grupo Engenhoca Teatral (Sorocaba)

Malévola de Oz – Grupo Estrelas da Imaginação (São José dos Campos)

A Velha Amorosa –  Cia das Bocas/Cia Ai dos Dois (São José do Rio Preto)

Festejo

Paralelamente ao Festi, acontecerá o Festival Jovem – Festejo, voltado para os estudantes. Os cinco espetáculos serão à tarde, às 15h.

Conheça o currículo dos jurados do VI Festi

Solange Zacarias: Professora de língua portuguesa e literatura, pós graduada em Pedagogia da Dança e do Teatro. Trabalha com artes cênicas desde 1993, assinando seus textos e encenações como Solange Rivas, totalizando 55 trabalhos de dramaturgia. É diretora da Companhia de Teatro Chafariz, de Botucatu, encenando em Botucatu, Lençóis Paulista, Bauru, São José do Rio Preto, São Paulo, Fortaleza e Florianópolis. Tem 4 textos teatrais premiados pela Secretaria do Estado de São Paulo, 3 distinções da Câmara Municipal de Botucatu e é membro da Academia Botucatuense de Letras. Recebeu prêmios de Revelação, pelo texto Exercício de Existir, no II FETUSC-Bauru 2009 e Melhor Direção pela peça Malasarteando, no III FETUSC 2010.

Rildo Goulart: Ator, diretor, maquiador, cenógrafo, figurinista e dramaturgo. Mestre em Artes Cênicas pela USP, professor-mestre em Artes Cênicas na Universidade de Rio Preto (Unirp), diretor do grupo de teatro da Unirp, trabalhou como coordenador de teatro no Projeto Tanabi Cultural e foi modelo comercial na empresa Woga Produções.

Marco Gaffieri: encenador, ator, arte educador, psicólogo e terapeuta corporal. Possui pós-graduação em Pedagogia do Teatro e da Dança pela Universidade Sagrado Coração (Bauru). Fundou em 1982 a Titius Cia de Teatro, que trabalhou e educou diversos jovens em vários campos de atuação no teatro, em Bauru e São Paulo. Lecionou e encenou diversas peças teatrais no Curso Livre de Paulo Neves em Bauru. Atuou profissionalmente em espetáculos em São Paulo, Rio de Janeiro e Paris (França). Também participou em uma novela do SBT e nos últimos anos tem se dedicado ao cinema, atuando em um longa, um média e nove curtas-metragens. É pesquisador nas linguagens cênicas e do efeito terapêutico dessas nos jovens, participando de mesas redondas e como jurados nos festivais FENATIB de Blumenau-SC, FETUSC, de Bauru entre outros.

O Centro Cultural fica no Largo dos Amores, s/n. Telefone 3273-4523.

Helio Rubens
Últimos posts por Helio Rubens (exibir todos)
Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial
Pular para o conteúdo