maio 20, 2024
Green60 – Mobile Film Festival
O pilar da saúde alimentar
A vida de cão do Requis
A importância do livro para os nossos jovens
Prémio de Literatura Juvenil Ferreira de Castro
Léa Garcia – 90 Anos
Mariposas e borboletas
Últimas Notícias
Green60 – Mobile Film Festival O pilar da saúde alimentar A vida de cão do Requis A importância do livro para os nossos jovens Prémio de Literatura Juvenil Ferreira de Castro Léa Garcia – 90 Anos Mariposas e borboletas

5ª Bienal do Livro de Volta Redonda (RJ)

Print Friendly, PDF & Email

Evento com entrada gratuita acontecerá entre os dias 4 e 7 de abril. Os poetas Sérgio Vaz e Nivaldo Brito, além do Coletivo Xemalami, marcarão presença na extensa programação cultural 

Pôster da 5ª Bienal do Livro de volta Redonda
Pôster da 5ª Bienal do Livro de volta Redonda

Gentileza gera gentileza. Este é o tema 5ª Bienal do Livro de Volta Redonda, que acontecerá entre os dias 4 e 7 de abril na cidade fluminense, na Ilha de São João. O evento é uma realização do Instituto Dagaz, associação civil sem fins lucrativos, fundada em 2009, que se dedica à promoção do desenvolvimento sociocultural de comunidades em situação de vulnerabilidade e risco social.

Durante o evento, haverá 40 expositores vendendo livros a preços populares; mais de 45 contadores de histórias, além de 80 escritores e poetas que participarão de atividades variadas. “Também teremos apresentações musicais de estilos variados, a apresentação de grupos infantis, além de um espaço gourmet para a comodidade de todos”, acrescenta Marinez Fernandes, coordenadora da Bienal do Livro de Volta Redonda.

Entre os destaques da programação estão a atriz Elisa Lucinda, que recentemente viveu a personagem Marlene, na novela “Vai na fé”; As Pretinhas Leitoras, irmãs que promovem a leitura antirracista e a diversidade cultural; Lucia Tucuju, que falará sobre literatura indígena; o grupo musical Violúdico, que entretém as crianças com versões inusitadas de músicas, paródias e rimas; e Vagner Datrino, neto do Profeta Gentileza, um pregador urbano que ficou famoso no Rio de Janeiro na década de 80 por fazer inscrições peculiares sob um viaduto – mensagens sobre o capitalismo, a gentileza, natureza, amor e espiritualidade, entre outras.

“Num momento em que o mundo está passando por guerras, falar de gentileza, pregar as palavras do Profeta Gentileza é acreditar em dias melhores”, disse a coordenadora do evento. Haverá uma escultura em homenagem a ele em tamanho real, que está sendo criada e assinada pela artista plástica Dilma de Carvalho.

Direto de São Paulo – Estarão presentes na 5ª Bienal do Livro de Volta Redonda Nivaldo Brito e Sérgio Vaz, além do Xemalami.

Nivaldo é escritor e ilustrador. É autor de dez livros, muitos deles presentes em países como a Argentina, Uruguai, Cuba, México e Chile. Entre os mais recentes, está ‘Nome das Nuvens – Uma História para Continuar’, uma prosa poética inspirada na antiga tradição de contar histórias, que resgata  questões como migração, pertencimento, resistência, homoafetividade, memória e sonho.

Sérgio Vaz, chamado de ‘poeta da periferia”. Ele mora em Taboão da Serra, cidade da zona metropolitana de São Paulo e, além de escrever, criou a Cooperifa (Cooperativa Cultural da Periferia). É autor do Projeto Poesia Contra a Violência, que percorre as escolas da periferia incentivando a leitura e criação poética como instrumento de arte e cidadania.  Já recebeu vários reconhecimentos, entre eles, um da revista Época em 2009 que o elegeu uma das cem pessoas mais influentes do Brasil.

Já o Xemalami nasceu no Grajaú, bairro periférico da zona sul de São Paulo. O nome é a abreviação de “Xeque-Mate La Missión”, que representa uma das principais bandeira de luta do grupo: a junção entre a cultura hip-hop e a prática do jogo de xadrez. O grupo promove oficinas de xadrez, grafite, DJ e MC pela cidade.

A 5ª Bienal do Livro de Volta Redonda conta com a parceria da Prefeitura de Volta Redonda, do Ministério da Cultura e da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Estado do Rio de Janeiro, e tem como patrocinadores a Companhia Siderúrgica Nacional (CSN) e a Nova Transportadora do Sudeste (NTS). A entrada é gratuita, mas o Instituto Dagaz agradece de antemão a gentileza de quem puder doar um quilo de alimento não perecível para o COMSEA (Conselho Municipal de Segurança Alimentar).

Serviço:

5ª Bienal do Livro de Volta Redonda (RJ)

Data: 4, 5, 6 e 7 de abril

Horário: das 9h às 22h

Local: Ilha São João

Para consultar a programação completa: https://bienaldolivrovr.com.br/

Organizador: www.institutodagaz.com.br

Informações sobre o evento: e-mail institutodagaz@hotmail.com ou (24) 98115-8967


Voltar: https://www.jornalrol.com.br/

Facebook: https://www.facebook.com/JCulturalRol/

Sergio Diniz da Costa
Últimos posts por Sergio Diniz da Costa (exibir todos)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial
Pular para o conteúdo