Helio Rubens de Arruda e Miranda: ‘Está difícil, mas vai melhorar!’
Na minha opinião, o nosso país passa por um momento de grande turbulência social, mas característico de um novo período mais decente, mais civilizado.
Nosso povo está cada vez lúcido e participativo, não admitindo e nem mais achando ‘natural’ a corrupção dos políticos e dos funcionários públicos e nem as mordomias deles, o que nos permite prever que essas barbaridades estão prestes a serem eliminadas da vida pública nacional.
As instituições pilares da democracia – Executivo, Legislativo e Judiciário – estão funcionando bem, ainda que chocando-se entre sí devido aos problemas detectados nos três poderes, mas a ordem e a Constituição estão sendo mantidas, sem perigo aparente de golpes de esquerda ou de direita e com os militares a postos, prontos para intervirem se forem chamados pelos civis, isso se chama democracia!
A Policia Federal, o Ministério Público e a Justiça (Operação Lava-Jato) estão funcionando a todo vapor e localizando focos de corrupção em todas as áreas, não só no governo federal, permitindo assim que, pela primeira vez na história do Brasil, os safados e bandidos não tenham mais certeza de sua impunidade. Como ‘prova disso’ estamos vendo prisões de políticos antes ‘inatingíveis’, como senadores, deputados e até governadores corruptos e empresários corruptores, o que é ótimo!.
Os movimentos de extrema esquerda e extrema direita estão limitados a pequenos grupelhos ansiosos pela volta ao poder, mas distantes, felizmente, dessa possibilidade.
O caos econômico herdado das administrações públicas anteriores, está sendo controlado (inflação, inclusive) e até re-regulamentados, o que significa que o preço que a sociedade terá que pagar por ter eleito maus dirigentes não será tão grande, ainda que à custa de muitos sacrifícios.
A imprensa cumpre seu papel, muitas vezes distorcendo ou omitindo fatos importantes, mas funcionando de maneira livre, o que é uma garantia de que as bandalheiras não serão escondidas da população.
Enfim, gente, enquanto houver estabilidade institucional, podemos continuar a ter esperanças de que possamos vir a viver num país melhor, mais civilizado, menos injusto socialmente.
Estamos nesse caminho, apesar – e por causa! – dos problemas que só agora estão sendo detectados!
Que assim seja!
- Como o jornalista Helio Rubens vê as coisas - 9 de janeiro de 2024
- Como o jornalista Helio Rubens vê o mundo - 27 de dezembro de 2023
- Como o jornalista Helio Rubens vê o mundo - 22 de dezembro de 2023
É fundador e um dos editores do Jornal Cultural ROL e do Internet Jornal. Foi presidente do IHGGI – Instituto Histórico, Geográfico e Genealógico de Itapetininga por três anos. fundou o MIS – Museu da Imagem e do Som de Itapetininga, do qual é seu secretário até hoje, do INICS – Instituto Nossa Itapetininga Cidade Sustentável e do Instituto Julio Prestes. Atualmente é conselheiro da AIL – Academia Itapetiningana de Letras.