Pesquisadores do Observatório da Região Metropolitana de Sorocaba se reúnem na Uniso no dia 23 de abril de 2025, às 14 horas

A Universidade de Sorocaba (Uniso) sediará, no dia 23 de abril de 2025, às 14 horas, o Encontro de Pesquisadores do Observatório de Desenvolvimento da Região Metropolitana de Sorocaba (EPO). Aberto para a comunidade interna da Universidade, o evento pretende reunir pesquisadores, professores, mestrandos e doutorandos dos Programas de Pós-Graduação da Uniso que desenvolvem projetos no Observatório, com o propósito de discutir os resultados das pesquisas em andamento.
“O EPO será um espaço de diálogo e troca de conhecimentos, promovendo a integração entre os participantes e fortalecendo as pesquisas voltadas ao desenvolvimento da região metropolitana de Sorocaba”, informa a organização do evento.
O EPO é uma iniciativa anual que reforça o compromisso da Uniso com a produção científica e o desenvolvimento regional. Um dos aspectos estudados pelos pesquisadores é o Rio Sorocaba. Ingressantes do programa de pós-graduação (Mestrado e Doutorado) em Educação e, também, em Comunicação e Cultura estão desenvolvendo pesquisas que envolvem múltiplos olhares sobre o principal rio da cidade de Sorocaba.
Este ano o evento conta com o Corpo Editorial formado por Camila Caldini Coutinho, Carlos Carvalho Cavalheiro, Daniel Bertoli Gonçalves, Gabriela dos Santos Luchetti Vieira, Maria Ogécia Drigo e Valquíria Miwa Hanai Yoshida. Na equipe de apoio técnico estão Vilma Franzoni (Normalização), Silmara Pereira da Silva Martins (Produção Editorial), Assecom (Arte e Capa), Wesley dos Santos Rodrigues (produção de site)
O Observatório é um espaço de pesquisa e articulação acadêmica que visa promover estudos e ações voltados ao desenvolvimento sustentável e integrado da região metropolitana de Sorocaba, contribuindo para a elaboração de políticas públicas e o fortalecimento da comunidade local. Desde o ano passado, as pesquisas do Observatório têm se voltado para os múltiplos aspectos do rio Sorocaba.
A Universidade de Sorocaba – Cidade Universitária “Professor Aldo Vannucchi” está localizada na Rodovia Raposo Tavares, km 92,5 – Vila Artura – Sorocaba (SP).
O EPO ocorrerá no Anfiteatro da Biblioteca da UNISO.
- Biblioteca Municipal de Caratinga - 3 de abril de 2025
- Bom dia, abril! - 1 de abril de 2025
- No meio da cidade tinha uma gruta… - 27 de março de 2025

Natural de Sorocaba (SP), é escritor, poeta e Editor-Chefe do Jornal Cultural ROL. Acadêmico Benemérito e Efetivo da FEBACLA; membro fundador da Academia de Letras de São Pedro da Aldeia – ALSPA e do Núcleo Artístico e Literário de Luanda – Angola – NALA, e membro da Academia dos Intelectuais e Escritores do Brasil – AIEB. Autor de 8 livros. Jurado de concursos literários. Recebeu, dentre vários titulos: pelo Supremo Consistório Internacional dos Embaixadores da Paz, Embaixador da Paz e Medalha Guardião da Paz e da Justiça; pela Augustíssima e Soberana Casa Real e Imperial dos Godos de Oriente, Conde; pela Soberana Ordem da Coroa de Gotland, Cavaleiro Comendador; pela Real Ordem dos Cavaleiros Sarmathianos, Benfeitor das Ciências, Letras e Artes; pela FEBACLA: Medalha Notório Saber Cultural, Comenda Láurea Acadêmica Qualidade de Ouro, Comenda Ativista da Cultura Nacional; Comenda Baluarte da Literatura Nacional e Chanceler da Cultura Nacional; pelo Centro Sarmathiano de Altos Estudos Filosóficos e Históricos, Doutor Honoris Causa em Literatura, Ciências Sociais e Comunicação Social. Prêmio Cidadão de Ouro 2024, concedido por Laude Kämpos.