Sensibilizados com a batalha da estudante para superar dificuldades, eles desenvolveram app de comunicação para facilitar a interação com as pessoas
A história de uma aluna com paralisia cerebral da Faculdade de Tecnologia do Estado (Fatec) Tatuí tornou-se uma lição de vida para outros três estudantes do curso de Gestão da Tecnologia da Informação. Sensibilizados com a batalha da jovem Marina Oliveira, de 20 anos, para superar as dificuldades do dia a dia, eles criaram um aplicativo para facilitar a interação dela com as pessoas.
Aluna do curso de Gestão Empresarial da faculdade, Marina utilizava uma pasta com diversas palavras-chave, divididas por temas, para poder se comunicar com colegas e professores durante as aulas. Com o apoio da professora Adriane Rumin, a jovem apontava as palavras e a docente interpretava o que ela estava tentando dizer.
Percebendo a dificuldade dessa operação, a professora Patrícia Gláucia Moreno teve a ideia de levar o desafio de melhorar a comunicação da jovem a três alunos que eram seus orientandos: José Felipe Brito de Medeiros Vieira, Tiago Antonio Rodrigues da Cruz e Tiago Aparecido de Souza. A solução encontrada foi transformar a pasta em um aplicativo. “Descobrimos que a Marina tinha um tablet e aí pensamos: por que não transformar esse tablet na voz dela? ”, conta José Felipe.
A partir de então, os rapazes fizeram um estudo sobre as principais necessidades da colega e, em menos de três meses, desenvolveram um software de comunicação personalizado. Agora, a jovem clica nas frases e o tablet “fala” por ela.
A orientadora do projeto explica que a ferramenta foi muito bem recebida e está ajudando bastante nas tarefas cotidianas de Marina. “No dia da entrega do aplicativo, ela conseguiu fazer um pedido sozinha na cantina da faculdade”, lembra Patrícia.
Prêmio
A invenção conquistou o primeiro lugar na categoria Informática e Ciências da Computação na premiação da 10ª Feira Tecnológicado Centro Paula Souza (Feteps). A última edição da mostra anual expôs 210 projetos inovadores de Fatecs e Escolas Técnicas Estaduais (Etecs), na Capital.
Agora, os tecnólogos já formados pela Fatec Tatuí estão trabalhando na criação de uma startup na área de tecnologia assistiva para aprimorar o projeto, batizado de Your Voice. Eles pretendem disponibilizá-lo a um número maior de pessoas com deficiência. “A ideia é customizar o software para cada caso em que for utilizado e incluir outros recursos, como GPS e a possibilidade de editar frases”, diz José Felipe. Conheça a página do Your Voice no Facebook.
Foto: Gastão Guedes
Orientadora Patrícia Gláucia Moreno ao lado dos três
autores do projeto Your Voice durante a 10ª Feteps
- Como o jornalista Helio Rubens vê as coisas - 9 de janeiro de 2024
- Como o jornalista Helio Rubens vê o mundo - 27 de dezembro de 2023
- Como o jornalista Helio Rubens vê o mundo - 22 de dezembro de 2023
É fundador e um dos editores do Jornal Cultural ROL e do Internet Jornal. Foi presidente do IHGGI – Instituto Histórico, Geográfico e Genealógico de Itapetininga por três anos. fundou o MIS – Museu da Imagem e do Som de Itapetininga, do qual é seu secretário até hoje, do INICS – Instituto Nossa Itapetininga Cidade Sustentável e do Instituto Julio Prestes. Atualmente é conselheiro da AIL – Academia Itapetiningana de Letras.