Com sua pena embebida na tinta da inspiração, Teresa Mascarenhas traz ao ROL o riquíssimo mosaico literocultural da Espanha!

Teresa Mascarenhas, natural de La Línea de la Concepción (Cádiz, Espanha) e residente em Gibraltar, é escritora, poetisa e colaboradora cultural.
Formada em Educação Infantil, seu trabalho, porém, se concentra na criação literária e na promoção cultural. Sua carreira é marcada por uma forte ligação com a música, tendo colaborado ativamente em diversas composições musicais.
Em 2024, foi agraciada com o V Prêmio César Vallejo de Excelência Artística, e seu poema ‘Soledad’ recebeu um prêmio do Serviço Cultural de Gibraltar.
É autora da coletânea de poesia Latidos (2022), e seus trabalhos foram incluídos em diversas antologias na Espanha e internacionalmente.
Teresa se apresenta literariamente aos leitores ROLianos com o nostalgicamente belo poema ‘Soledad’.
Soledad

às 14:36 PM – https://meta.ai/create/954676671067380
lecho de agua marina
golpe de sal en la mirada
un cuenco vacío al fondo
un árbol sin aire
la tarde yerma
inaudible
con su derrumbe de pájaros
cielo extraño que
estremece
muda piel
hace del hombre
animal de costumbre
escama de tiempo
silencio
a oscuras
la única luz
se vuelve olvido
Teresa Mascarenhas
- Da terra de Cervantes para o ROL, Teresa Mascarenhas! - 10 de fevereiro de 2026
- Manoel de Barros – O Poeta das Miudezas - 10 de fevereiro de 2026
- A Era da Mediocridade - 9 de fevereiro de 2026
Natural de Sorocaba (SP), é escritor, poeta e Editor-Chefe do Jornal Cultural ROL. Acadêmico Benemérito e Efetivo da FEBACLA; membro fundador da Academia de Letras de São Pedro da Aldeia – ALSPA e do Núcleo Artístico e Literário de Luanda – Angola – NALA, e membro da Academia dos Intelectuais e Escritores do Brasil – AIEB. Autor de 8 livros. Jurado de concursos literários. Recebeu, dentre vários titulos: pelo Supremo Consistório Internacional dos Embaixadores da Paz, Embaixador da Paz e Medalha Guardião da Paz e da Justiça; pela Soberana Ordem da Coroa de Gotland, Cavaleiro Comendador; pela Real Ordem dos Cavaleiros Sarmathianos, Benfeitor das Ciências, Letras e Artes; pela FEBACLA: Medalha Notório Saber Cultural, Comenda Láurea Acadêmica Qualidade de Ouro; Comenda Baluarte da Literatura Nacional e Chanceler da Cultura Nacional; pelo Centro Sarmathiano de Altos Estudos Filosóficos e Históricos, Pesquisador em Artes e Literatura; Pela Academia de Letras de São Pedro da Aldeia, o Título Imortal Monumento Cultural e Título Honra Acadêmica, pela categoria Cultura Nacional e Belas Artes; Prêmio Cidadão de Ouro 2024, concedido por Laude Kämpos. Pelo Movimento Cultivista Brasileiro, o Prêmio Incentivador da Arte e da Cultura,

