julho 13, 2024
Suspiro de saudade
Por aonde andei?
Paçoca, uma Jornada de Amor e Transformação
Academia Itapetiningana de Letras celebra 21 anos de história
Prêmio Caminhos da Literatura 
Valsa dedilhada
Neblina nas montanhas
Últimas Notícias
Suspiro de saudade Por aonde andei? Paçoca, uma Jornada de Amor e Transformação Academia Itapetiningana de Letras celebra 21 anos de história Prêmio Caminhos da Literatura  Valsa dedilhada Neblina nas montanhas

Brincar é mais que brincadeira

Print Friendly, PDF & Email

Valdina Augusto de Souza:

‘Brincar é mais que brincadeira. A importância do brincar no equilíbrio emocional das crianças’

Valdina Augusto de Souza
Valdina Augusto de Souza
A importância do brincar no equilíbrio emocional das crianças
A importância do brincar no equilíbrio emocional das crianças
Microsoft Bing. Imagem criada pelo Designer

A infância em nossa sociedade é considerada o período do desenvolvimento do ser humano que vai do nascimento até aproximadamente o décimo segundo ano de vida de uma pessoa. Esse período é caracterizado por uma linguagem própria, que tem um significado extremamente importante no desenvolvimento infantil, que é o brincar. Através dele a criança constrói a base principal e o suporte para toda a sua vida.

O brincar é uma ação que vai além da busca de prazer, é uma forma de lidar com os desejos, irritações e frustrações entre outros sentimentos que possam inconscientemente existir dentro da criança, possibilitando conhecer um pouco de si mesma e do outro, quando busca parcerias e explora os objetos.

O ato de brincar conduz a criança a experimentar, descobrir, inventar, aprender e conferir habilidades além de estimular a curiosidade, a autoconfiança, a autonomia e ainda proporciona o desenvolvimento da linguagem, do pensamento e da coordenação motora.

A criança quando brinca tem uma interação constante, tornando-se cada vez mais criativa ao comunicar-se com seus pares, expressar-se através de múltiplas linguagens, podendo descobrir regras e tomar decisões.

A ludicidade nessa concepção se torna necessária e indispensável à saúde física, emocional e intelectual da criança conduzindo-a para um desenvolvimento progressivo de uma personalidade sadia.

Brincando, a criança cria, recria e representa os acontecimentos que lhe deram origem. Toda brincadeira é uma imitação transformada no plano das emoções e das ideias de uma realidade anterior. Quando brinca a criança se transporta para um mundo de fantasia, de encantamento, de alegria, de sonho onde a realidade e faz de conta se confundem.

O brincar não é um simples passatempo e nem uma ação sem função importante sendo apenas para o entretenimento da criança, ele tem um significado muito maior relacionado à construção da identidade da criança.

A ação lúdica na infância é compreendida como um processo que auxilia a criança a confiar em si mesma e em suas capacidades, fazendo com que ela desenvolva uma personalidade adulta capaz de saber lidar com as adversidades e manter-se forte após enfrentá-las. Nenhuma criança brinca só para passar o tempo, sua escolha é motivada por processos íntimos, desejos, problemas e ansiedades.

O que está acontecendo com a mente da criança determina sua atividade lúdica, brincar é sua linguagem secreta e deve ser respeitada mesmo quando for difícil de compreender o seu sentido.
A privação do lúdico, consequentemente da ação de brincar na infância, faz com que a criança, quando adulta, apresente grande dificuldade de trabalhar em equipe e lidar com as adversidades.

A ludicidade, ou seja, o brincar deve ser motivo de reflexão constante na ação docente, principalmente na Educação Infantil, devido a sua importância para um desenvolvimento infantil equilibrado do ponto de vista físico, cognitivo, emocional e social.


Valdina Augusto de Souza

Voltar

Facebook

Valdina Augusto de Souza
Últimos posts por Valdina Augusto de Souza (exibir todos)

10 thoughts on “Brincar é mais que brincadeira

  1. Parabéns Valdina, excelente definição da arte de brincar e como é importante a criança viver esse momento lúdico na sua infância. Sabemos o qto contribui para seu próprio desenvolvimento e que cada vez mais possa fazer parte do seu dia a dia, seja em casa, nas escolas, projetos.E assim brincar se torna mais que uma brincadeira

  2. A importância do brincar explanada de forma clara e objetiva pela autora Valdina , tão necessária abordagem desse tema em dias atuais , fala coerente , excelente pauta .

  3. Uma excelente profissional…
    Parabéns Pro Valdina, você merece todo sucesso do mundo, aprendi muito trabalhando ao seu lado e posso dizer que você faz tudo com excelência 😍😍😍

  4. Texto maravilhoso 👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻 Parabéns pela contribuição na Educação da nossa cidade 🤍

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial
Pular para o conteúdo