Valdina Augusto de Souza:
‘Brincar é mais que brincadeira. A importância do brincar no equilíbrio emocional das crianças’
A infância em nossa sociedade é considerada o período do desenvolvimento do ser humano que vai do nascimento até aproximadamente o décimo segundo ano de vida de uma pessoa. Esse período é caracterizado por uma linguagem própria, que tem um significado extremamente importante no desenvolvimento infantil, que é o brincar. Através dele a criança constrói a base principal e o suporte para toda a sua vida.
O brincar é uma ação que vai além da busca de prazer, é uma forma de lidar com os desejos, irritações e frustrações entre outros sentimentos que possam inconscientemente existir dentro da criança, possibilitando conhecer um pouco de si mesma e do outro, quando busca parcerias e explora os objetos.
O ato de brincar conduz a criança a experimentar, descobrir, inventar, aprender e conferir habilidades além de estimular a curiosidade, a autoconfiança, a autonomia e ainda proporciona o desenvolvimento da linguagem, do pensamento e da coordenação motora.
A criança quando brinca tem uma interação constante, tornando-se cada vez mais criativa ao comunicar-se com seus pares, expressar-se através de múltiplas linguagens, podendo descobrir regras e tomar decisões.
A ludicidade nessa concepção se torna necessária e indispensável à saúde física, emocional e intelectual da criança conduzindo-a para um desenvolvimento progressivo de uma personalidade sadia.
Brincando, a criança cria, recria e representa os acontecimentos que lhe deram origem. Toda brincadeira é uma imitação transformada no plano das emoções e das ideias de uma realidade anterior. Quando brinca a criança se transporta para um mundo de fantasia, de encantamento, de alegria, de sonho onde a realidade e faz de conta se confundem.
O brincar não é um simples passatempo e nem uma ação sem função importante sendo apenas para o entretenimento da criança, ele tem um significado muito maior relacionado à construção da identidade da criança.
A ação lúdica na infância é compreendida como um processo que auxilia a criança a confiar em si mesma e em suas capacidades, fazendo com que ela desenvolva uma personalidade adulta capaz de saber lidar com as adversidades e manter-se forte após enfrentá-las. Nenhuma criança brinca só para passar o tempo, sua escolha é motivada por processos íntimos, desejos, problemas e ansiedades.
O que está acontecendo com a mente da criança determina sua atividade lúdica, brincar é sua linguagem secreta e deve ser respeitada mesmo quando for difícil de compreender o seu sentido.
A privação do lúdico, consequentemente da ação de brincar na infância, faz com que a criança, quando adulta, apresente grande dificuldade de trabalhar em equipe e lidar com as adversidades.
A ludicidade, ou seja, o brincar deve ser motivo de reflexão constante na ação docente, principalmente na Educação Infantil, devido a sua importância para um desenvolvimento infantil equilibrado do ponto de vista físico, cognitivo, emocional e social.
Valdina Augusto de Souza
- Viver - 25 de outubro de 2024
- Brincar é mais que brincadeira - 21 de junho de 2024
- Névoa - 15 de junho de 2024
Natural de Paraguaçu Paulista (SP, é professora; pedagoga; escritora; poetisa; contadora de histórias; neuropsicopedagoga clínica e institucional; especialista em educação especial e inclusiva; especialista em neurociência aplicada à educação; Doutora Honoris Causa em Educação, Literatura, Cultura Popular Brasileira, História das Religiões e Neuropsicopedagogia; Acadêmica da Federação Brasileira dos Acadêmicos das Ciências, Letras e Artes – FEBACLA; Academia Internacional de Literatura Brasileira – AILB e da Academia Brasileira de Escritores ABRESC; coautora de várias antologias nacionais e internacionais; colunista da TV Paraguaçu e do Jornal Cultural ROL; Recebeu, da FEBACLA, as seguintes Comendas: Mérito Literário Monteiro Lobato; Mérito Literário Machado de Assis; Cultura nacional; Chanceler da Arte e da Literatura; Embaixadora da Cultura da Paz; Caneta de Ouro 2023 e autora dos livros Palavras em poesia; A menina que gostava de histórias e o Galinho corajoso.
Parabéns Valdina, excelente artigo, pois o Brincar é de extrema importância na Educação Infantil.
Foi uma grande honra editar o Trabalho da autora em seus livros solos e na Revista Educativa. Sempre se mostrando preocupada e atenciosa na construção da Cultura e no ensino das crianças. Um grande talento e um coração de valores nobres.
Parabéns Valdina, excelente definição da arte de brincar e como é importante a criança viver esse momento lúdico na sua infância. Sabemos o qto contribui para seu próprio desenvolvimento e que cada vez mais possa fazer parte do seu dia a dia, seja em casa, nas escolas, projetos.E assim brincar se torna mais que uma brincadeira
A importância do brincar explanada de forma clara e objetiva pela autora Valdina , tão necessária abordagem desse tema em dias atuais , fala coerente , excelente pauta .
Excelente profissional, fala de extrema importância e com muita propriedade, visto sua vivência na Educação Infantil.
Uma excelente profissional…
Parabéns Pro Valdina, você merece todo sucesso do mundo, aprendi muito trabalhando ao seu lado e posso dizer que você faz tudo com excelência 😍😍😍
Realmente a experiência de brincar ajuda as crianças a elaborar suas competências.
Texto maravilhoso 👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻 Parabéns pela contribuição na Educação da nossa cidade 🤍
Parabéns Professora Valdina, brilhante texto 👏👏
Texto maravilhoso, parabéns pelo brilhante texto, amei❤️❤️❤️❤️