Jorge Paunovic: ‘As Mães nunca morrem’
Neste segundo domingo de maio muitas publicações irão destacar o dia das mães, seu significado, sua história e como surgiu este dia para homenagear as mães.
Alguns dizem que se iniciou já em tempos remotos e outros afirmam que durante a guerra de secessão nos Estados Unidos criou-se uma homenagem às mães dos combatentes, entretanto a maioria afirma que com a morte da mãe de Anna M. Jarvis uma americana que havia trabalhado na guerra civil deixou-a tão triste que os amigos fizeram uma homenagem à mãe de Anna e posteriormente em 1914 nos Estados Unidos a data foi oficializada pelo presidente da república.
Com o passar do tempo se institucionalizou que mãe não é só aquela que gera um filho, mas também aquela que cuida e educa uma criança com amor encaminhando-a para a vida.
Hoje as mães por necessidade são obrigadas a ajudar no sustento do lar, mas não faz muito tempo que as mães ficavam em casa, a entrega de presentes e para alguns este dia não passa de uma homenagem comercial como o natal.
A maternidade para mim é algo sublime ao ver como se dedicam as mães desde a gravidez, a preocupação com a gestação os cuidados que deve ter e a felicidade ao dar a luz. Não resta dúvida também
cuidavam dos filhos, os educavam, levavam e iam buscar na escola, o preparo do almoço, auxiliavam nas tarefas da escola e estudavam junto tomando o ponto e cobrando o desempenho na escola, além de participar de todas as reuniões na classe. A modernidade mudou um pouco essa relação, entretanto muitas mães dividem o seu tempo entre o trabalho e os afazeres do lar para que seus filhos possam ter um pouco de conforto.
Muitas delas dedicam seus anos de vida para que seus filhos se encaminhem e mesmo na distância se preocupam com eles. Para elas sempre seremos suas crianças, não importa a idade se deixamos o lar e constituímos uma família estaremos sempre em seu coração há um ditado que diz “Coração de Mãe só carrega amor” e é verdade não há limites para sua entrega.
E para você o que significa este dia? Qual o significado de sua mãe em sua vida?
Todos sabem de sua importância e que devemos não só neste dia, mas em todos os dias de sua vida homenageá-la, dar-lhe carinho por que “as mães nunca morrem” e estarão sempre em nossos corações e com uma dívida de gratidão por aquela que destinou a sua vida para nos educar e fazer que fossemos encaminhados para a vida.
Li outro dia um artigo na web de um autor desconhecido em que dizia que matara sua mãe por diversas vezes, no primeiro dia de aula aos sete anos e em tantas outras oportunidades e ela sempre esteve ao seu lado o incentivando e desempenhando cada vez mais papéis importantes em sua vida e embora ele a tenha matado por diversas vezes ela decidira quando deveria partir de sua vida deixando inúmeras lembranças e saudades.
“Em geral, as mães, mais que amam os filhos, amam-se nos filhos” (Friedrich Nietzsche)
Feliz “Dia Das Mães”
Últimos posts por Helio Rubens (exibir todos)
- Como o jornalista Helio Rubens vê as coisas - 9 de janeiro de 2024
- Como o jornalista Helio Rubens vê o mundo - 27 de dezembro de 2023
- Como o jornalista Helio Rubens vê o mundo - 22 de dezembro de 2023
É fundador e um dos editores do Jornal Cultural ROL e do Internet Jornal. Foi presidente do IHGGI – Instituto Histórico, Geográfico e Genealógico de Itapetininga por três anos. fundou o MIS – Museu da Imagem e do Som de Itapetininga, do qual é seu secretário até hoje, do INICS – Instituto Nossa Itapetininga Cidade Sustentável e do Instituto Julio Prestes. Atualmente é conselheiro da AIL – Academia Itapetiningana de Letras.