Élcio Mário Pinto:
‘FESTEJANDO SOROCABA!’
Em 20 de fevereiro de 1985 deixei Angatuba para estudar no Seminário São Carlos Borromeu, da então Diocese de Sorocaba.
Começaria o curso de Filosofia para ser padre.
A cidade, no início, me assustava, como toda cidade grande assusta quem a conhece.
E foi assim que, da rodoviária, a pé, cheguei ao Seminário. Durante o percurso, observa tudo o que podia, admirado que estava pelos prédios e avenidas.
É verdade que também sentia uma dor estranha. Internamente, responsabilizava a cidade por me “tirar” de Angatuba. Coisa de jovem que se sentia dividido: realizado e contrariado.
Mas, esse caso de rivalidade acabou-se logo!
Sorocaba oferecia possibilidades, convivências, aprendizagens e ambientes diferentes. Era uma verdadeira e saudável “escola” que se apresentava aberta.
Hoje, passados 32 anos, encontro-me na cidade que consigo carrega este belíssimo significado: “Terra Rasgada”.
Para homenageá-la, em 2016, lancei “Bem-te-vi: na terra rasgada, a vida plantada!”, com prefácio do poeta Glauco D’Elia, que se apresentava como “Vaqueano de Sorocaba”. É o que denominamos, no interior de São Paulo, como “Ponteiro”, aquele que vem à frente para conhecer e preparar os caminhos trilhados por seus condutores montados e pelo gado.
Glauco faleceu em 11 de agosto do ano passado. Por conta disso, a ideia de lançar o livro no dia do aniversário da cidade alterou-se.
Nosso Vaqueano foi preparar os ambientes para além da realidade terrestre!
Hoje, dia 15 de agosto de 2017, festejando os 363 anos de aniversário da “Terra Rasgada”, quero homenageá-la com a publicação literária destacando nosso bem-te-vi, que retrata, como conto-fábula, a agricultura ensinada à humanidade pela Natureza, aqui representada pelo belíssimo passarinho cor do Sol.
Obrigado ao Vaqueano, pelo prefácio!
Parabéns Sorocaba!
Que esta bela terra, assim como acolhe os que dela se aproximam, também seja acolhida, defendida e amada!
ÉLCIO MÁRIO PINTO
Escritor
Um angatubense em Sorocaba
15/08/2017
- Angolano vence concurso internacional de literatura - 3 de fevereiro de 2026
- Pequeña historia de META - 2 de fevereiro de 2026
- II Prêmio Laurel de Literatura - 30 de janeiro de 2026
Natural de Sorocaba (SP), é escritor, poeta e Editor-Chefe do Jornal Cultural ROL. Acadêmico Benemérito e Efetivo da FEBACLA; membro fundador da Academia de Letras de São Pedro da Aldeia – ALSPA e do Núcleo Artístico e Literário de Luanda – Angola – NALA, e membro da Academia dos Intelectuais e Escritores do Brasil – AIEB. Autor de 8 livros. Jurado de concursos literários. Recebeu, dentre vários titulos: pelo Supremo Consistório Internacional dos Embaixadores da Paz, Embaixador da Paz e Medalha Guardião da Paz e da Justiça; pela Soberana Ordem da Coroa de Gotland, Cavaleiro Comendador; pela Real Ordem dos Cavaleiros Sarmathianos, Benfeitor das Ciências, Letras e Artes; pela FEBACLA: Medalha Notório Saber Cultural, Comenda Láurea Acadêmica Qualidade de Ouro; Comenda Baluarte da Literatura Nacional e Chanceler da Cultura Nacional; pelo Centro Sarmathiano de Altos Estudos Filosóficos e Históricos, Pesquisador em Artes e Literatura; Pela Academia de Letras de São Pedro da Aldeia, o Título Imortal Monumento Cultural e Título Honra Acadêmica, pela categoria Cultura Nacional e Belas Artes; Prêmio Cidadão de Ouro 2024, concedido por Laude Kämpos. Pelo Movimento Cultivista Brasileiro, o Prêmio Incentivador da Arte e da Cultura,

