Élcio Mário Pinto comemora seu aniversário com homenagem à cidade de Taperoá/PB e dedicando seu 27.º livro, ‘Catulino Capilé’, ao escritor Ariano Suassuna, seu patrono na Academia Votorantinense de Letras, Artes e História – AVLAH
Emocionado, o angatubense de nascimento, sorocabano por adoção e literato cosmopolita Élcio Mário Pinto, sempre acompanhado por sua esposa, apoiadora cultural (pela Lexmediare Ltda.) e companheira de todas as horas, Adriana Rocha, expressou o que viu e sentiu na noite de lançamento de seu livro ‘Catulino Capilé’, em homenagem à cidade de Taperoá/PB e dedicado a seu patrono da Academia Votorantinense de Letras, Artes e História – AVLAH, Ariano Suassuna: “Plateia diversificada: crianças, jovens e adultos; mulheres, homens, jovens e idosos, todos envolvidos. Contamos com uma belíssima performance musicada. Além do prefeito Jurandi Gouveia Farias, o presidente da Câmara, Severino José e a Secretária de Educação, Flaviana da Silva, artistas, escritores, professores e população taperoaense prestigiando o evento!”
Segundo o escritor: “Falas e testemunhos, agradecimentos e cumprimentos foram trocados, formando-se uma corrente literária de valorização de nossas tradições e de nossa história. Autógrafos com dedicatória e muitas, muitas fotografias dos leitores com o autor”.
Valorizando ainda mais o lançamento, o autor não mediu esforços na homenagem à cidade de Taperoá e, generosamente, apresentou gravações em vídeo e áudio com depoimentos de amigos de Angatuba, Itapetininga, Sorocaba e Votorantim.
Para Élcio Mário Pinto, este aniversário e o lançamento se constituíram numa noite memorável para ele e um reconhecimento a Ariano, sua Taperoá e com destaque para os vínculos que foram criados: de Tapiraí/SP para Taperoá/PB.
Abaixo, alguns momentos de emoções inesquecíveis!
- O mistério da rua sem saída - 5 de dezembro de 2025
- Uma noite inesquecível em Manhuaçu! - 3 de dezembro de 2025
- N.A.I.S.L.A - 2 de dezembro de 2025
Natural de Sorocaba (SP), é escritor, poeta e Editor-Chefe do Jornal Cultural ROL. Acadêmico Benemérito e Efetivo da FEBACLA; membro fundador da Academia de Letras de São Pedro da Aldeia – ALSPA e do Núcleo Artístico e Literário de Luanda – Angola – NALA, e membro da Academia dos Intelectuais e Escritores do Brasil – AIEB. Autor de 8 livros. Jurado de concursos literários. Recebeu, dentre vários titulos: pelo Supremo Consistório Internacional dos Embaixadores da Paz, Embaixador da Paz e Medalha Guardião da Paz e da Justiça; pela Soberana Ordem da Coroa de Gotland, Cavaleiro Comendador; pela Real Ordem dos Cavaleiros Sarmathianos, Benfeitor das Ciências, Letras e Artes; pela FEBACLA: Medalha Notório Saber Cultural, Comenda Láurea Acadêmica Qualidade de Ouro; Comenda Baluarte da Literatura Nacional e Chanceler da Cultura Nacional; pelo Centro Sarmathiano de Altos Estudos Filosóficos e Históricos, Pesquisador em Artes e Literatura; Pela Academia de Letras de São Pedro da Aldeia, o Título Imortal Monumento Cultural e Título Honra Acadêmica, pela categoria Cultura Nacional e Belas Artes; Prêmio Cidadão de Ouro 2024, concedido por Laude Kämpos. Pelo Movimento Cultivista Brasileiro, o Prêmio Incentivador da Arte e da Cultura,





