Rogério Sardella: Notas de Artes&Espetáculos
Esperança
Não diferente de anos anteriores, 2017 foi difícil para os brasileiros e sempre existe a esperança de que o próximo será melhor.
As constantes denúncias de corrupção na política do País, a inexpressiva seleção oficial de futebol, o baixo nível musical que predomina nas rádios, internet e casas de shows, mas que movimenta milhões em dinheiro, afinal, a grande massa parece não estar nem aí para qualidade, novelas sem conteúdo e apelativas, programação de TV aberta péssima, reajuste de salário mínimo ridículo (enquanto os salários e benefícios da classe política de Brasília são de impressionar) assim é o Brasil atualmente.
Roberto Carlos
Por mais que há quem torça o nariz, o especial de Roberto Carlos é aguardado por muitos.
O tempo passa para todos. É visível que a idade chegou para aquele que é considerado o Rei da música brasileira, título que ganhou quando era o maior representante da Jovem Guarda.
Aos 76 anos, Roberto Carlos continua firme, emocionando velhos fãs e conquistando novos admiradores.
No último programa, convidados ilustres como Djavan, Isis Valverde, Tiago Iorc, Erika Ender e até mesmo a dupla do sertanejo universitário Simone e Simaria.
25 anos sem Daniella Perez
A morte da atriz Daniella Perez completou 25 anos no dia 28 de dezembro. Para quem não se lembra, a jovem de 22 anos, filha da novelista Glória Perez, foi assassinada a golpes de tesoura por seu companheiro de elenco, Guilherme de Pádua e sua esposa, Paula Thomaz.
Condenados, o casal saiu da prisão antes de completar sete anos de pena, em 1999, já que a lei garante liberdade condicional para presos com bom comportamento após um terço da sentença ter sido cumprida.
Atualmente Guilherme é pastor na cidade de Belo Horizonte e Paula continua no Rio de Janeiro. Ambos seguiram suas vidas em novos casamentos.
Mesmo com todo o sucesso e exibição em vários países, De Corpo e Alma nunca foi reprisada, certamente pela tragédia envolvendo Daniella e por conter imagens do ex-ator, seu par romântico no folhetim.
O fato é que apesar de todo o sofrimento que enfrentava, Glória Perez ainda teve de encontrar forças e inspiração para terminar de escrever sua novela, inclusive justificando a ausência da personagem Yasmim.
Morre o ator Valdir Fernandes
Morreu na tarde de 21/12, o ator Valdir Fernandes, aos 65 anos. Com quase quarenta anos de estrada, iniciou a carreira na TV Tupi, passando ainda por outras emissoras, como Bandeirantes, Rede Manchete e TV Globo.
Brilhou em novelas como Cara a Cara, Os Imigrantes, na segunda versão de O Meu Pé de Laranja Lima, Mandacaru, além de filmes e peças de teatro.
Atualmente o ator pode ser visto na reprise de Grande Sertão Veredas, na pele do personagem Freitas Filho, pelo canal Viva.
No início da carreira contracenou com nomes como Fernanda Montenegro, Rubens de Falco, Luís Gustavo, Nicole Puzzi, entre outros.
Foi um dos maiores galãs de sua época, estampando capas de revistas e fazendo inúmeros bailes de debutantes.
Longe dos palcos há anos, Valdir disse em entrevista publicada no final de outubro ao site ROL, que gostaria de voltar para a TV ou teatro, mas que não havia surgido nenhuma proposta interessante.
Valdir deixou dois filhos. O sepultamento aconteceu no cemitério da Vila Mariana, em São Paulo.
O falecimento repentino do ator provocou grande comoção nas redes sociais, já que ele tinha muitos amigos e o costume de conversar com todos, sempre bem humorado.
A atriz Nicole Puzzi, que havia contracenado com o artista em Os Imigrantes, lamentou a partida do amigo.
Lamentavelmente a grande mídia não divulgou seu falecimento
Simplesmente Francisco
Baseada na vida do santo Francisco de Assis, a peça dirigida por Margha Bloes, encantou e emocionou muitos que comparecem à Catedral Nossa Senhora dos Prazeres, em Itapetininga, durante a breve temporada, entre o final de novembro e início de dezembro.
Simplesmente Francisco é considerada uma das maiores e melhores produções de 2017, com sucesso de público e de crítica.
Troféu Teddy Vieira
Ainda em dezembro o multimídia Fábio Jurera foi agraciado com a medalha Teddy Vieira, especialmente para pessoas que batalharam pela arte e cultura no município.
A solenidade de entrega aconteceu no plenário da Câmara local.
Até a próxima
Desejo a todos os leitores e colegas de equipe, Feliz Ano Novo!
Que em 2018 consigamos realizar o que não foi possível neste, sempre com muita alegria e otimismo.
Abraço!
- Vernissage de exposição artística - 20 de novembro de 2024
- Renascimento verde - 18 de novembro de 2024
- Mário Mattos, 100 anos de puro talento - 11 de novembro de 2024
Natural de Sorocaba (SP), é escritor, poeta, revisor de livros e Editor-Chefe do Jornal Cultural ROL. Acadêmico Benemérito e Efetivo da FEBACLA; membro fundador da Academia de Letras de São Pedro da Aldeia – ALSPA e do Núcleo Artístico e Literário de Luanda – Angola e membro da Academia dos Intelectuais e Escritores do Brasil – AIEB. Autor de 8 livros. Jurado de concursos literários. Recebeu, dentre várias honrarias: pelo Supremo Consistório Internacional dos Embaixadores da Paz, o título Embaixador da Paz e Medalha Guardião da Paz e da Justiça; pela Augustíssima e Soberana Casa Real e Imperial dos Godos de Oriente o título de Conde; pela Soberana Ordem da Coroa de Gotland, o título de Cavaleiro Comendador; pela Real Ordem dos Cavaleiros Sarmathianos, o título de Benfeitor das Ciências, Letras e Artes; pela FEBACLA: Medalha Notório Saber Cultural, Comenda Láurea Acadêmica Qualidade de Ouro, Comenda Ativista da Cultura Nacional; Comenda Baluarte da Literatura Nacional e Chanceler da Cultura Nacional; pelo Centro Sarmathiano de Altos Estudos Filosóficos e Históricos os títulos de Doutor Honoris Causa em Literatura, Ciências Sociais e Comunicação Social. Prêmio Cidadão de Ouro 2024