O livro ‘Sorocaba Lusitana: 120 anos da Sociedade Beneficente e Recreativa Vasco da Gama’, de autoria dos irmãos Carlos Carvalho Cavalheiro e Marcelo Carvalho Cavalheiro, será lançado no dia 22 de maio, data da fundação da sociedade, em sessão solene a ser realizada na Câmara Municipal de Sorocaba às 19 horas
O livro “Sorocaba Lusitana: 120 anos da Sociedade Beneficente e Recreativa Vasco da Gama”, de autoria dos irmãos Carlos Carvalho Cavalheiro e Marcelo Carvalho Cavalheiro, será lançado no dia 22 de maio, data da fundação da sociedade, em sessão solene a ser realizada na Câmara Municipal de Sorocaba às 19 horas.
Dividido em 6 capítulos, o livro traz as origens da Sociedade, que surgiu como associação de mútuos socorros com a finalidade de auxiliar os operários portugueses que trabalhavam nas fábricas em Sorocaba. Além do histórico da Sociedade Vasco da Gama, o livro traz informações sobre os portugueses em Sorocaba e também um breve histórico da família dos autores, de origem portuguesa.
Alguns detalhes da história de Sorocaba são enaltecidas nessa obra. A começar pela origem da Sociedade, que comumente não é citada nas pesquisas sobre o operariado sorocabano. Outro detalhe é a presença dos portugueses em fases marcantes de Sorocaba. Os primeiros colonizadores que pisaram na região estavam sob a liderança do português Afonso Sardinha. O tropeirismo, fase que evidenciou a cidade para o restante do Brasil, iniciou-se com o português Cristóvão Pereira de Abreu que em 1733 trouxe a primeira tropa muar para Sorocaba. A primeira grande fábrica têxtil sorocabana foi fundada pelo português Manoel José da Fonseca em 1882 e deu origem à Manchester Paulista.
Apesar disso, a presença dos portugueses na História de Sorocaba foi pouco evidenciada. Outras nacionalidades ganharam notoriedade como espanhóis, italianos e japoneses, mas os portugueses tiveram também uma participação importante na construção dessa história.
A sessão solene na Câmara Municipal de Sorocaba será comemorativa ao aniversário de 120 anos da Sociedade Vasco da Gama e na mesma oportunidade será lançado o livro. Como não pode ser comercializado nas dependências da Câmara Municipal, o livro será vendido antecipadamente e retirado no dia do evento.
Os interessados em adquirir antecipadamente o livro poderão entrar em contato pelo e-mail: carlosccavalheiro@gmail.com
O preço de capa é R$ 25,00 a unidade.
- Vernissage de exposição artística - 20 de novembro de 2024
- Renascimento verde - 18 de novembro de 2024
- Mário Mattos, 100 anos de puro talento - 11 de novembro de 2024
Natural de Sorocaba (SP), é escritor, poeta, revisor de livros e Editor-Chefe do Jornal Cultural ROL. Acadêmico Benemérito e Efetivo da FEBACLA; membro fundador da Academia de Letras de São Pedro da Aldeia – ALSPA e do Núcleo Artístico e Literário de Luanda – Angola e membro da Academia dos Intelectuais e Escritores do Brasil – AIEB. Autor de 8 livros. Jurado de concursos literários. Recebeu, dentre várias honrarias: pelo Supremo Consistório Internacional dos Embaixadores da Paz, o título Embaixador da Paz e Medalha Guardião da Paz e da Justiça; pela Augustíssima e Soberana Casa Real e Imperial dos Godos de Oriente o título de Conde; pela Soberana Ordem da Coroa de Gotland, o título de Cavaleiro Comendador; pela Real Ordem dos Cavaleiros Sarmathianos, o título de Benfeitor das Ciências, Letras e Artes; pela FEBACLA: Medalha Notório Saber Cultural, Comenda Láurea Acadêmica Qualidade de Ouro, Comenda Ativista da Cultura Nacional; Comenda Baluarte da Literatura Nacional e Chanceler da Cultura Nacional; pelo Centro Sarmathiano de Altos Estudos Filosóficos e Históricos os títulos de Doutor Honoris Causa em Literatura, Ciências Sociais e Comunicação Social. Prêmio Cidadão de Ouro 2024