O livro ‘Sorocaba Lusitana – 120 anos da Sociedade Beneficente e Recreativa Vasco da Gama’, escrito pelos irmãos Carlos e Marcelo Carvalho Cavalheiro, traz o histórico da Sociedade Beneficente e Recreativa Vasco da Gama, de Sorocaba, que surgiu como uma associação de trabalhadores por socorros mútuos em 22 de maio de 1898
O livro “Sorocaba Lusitana – 120 anos da Sociedade Beneficente e Recreativa Vasco da Gama”, escrito pelos irmãos Carlos e Marcelo Carvalho Cavalheiro será lançado no próximo dia 13 de julho, às 19h30, em evento na Biblioteca Infantil de Sorocaba.“Para se ter uma ideia, em Sorocaba (cidade do interior paulista), os portugueses foram os primeiros homens brancos a chegar na região com Afonso Sardinha, ainda no século XVI, sendo, portanto os primeiros povoadores”, informa o pesquisador e historiador Carlos Carvalho Cavalheiro.
Apesar da importância dos portugueses na história da cidade de Sorocaba, somente agora com o livro dos irmãos Carlos Carvalho Cavalheiro e Marcelo Carvalho Cavalheiro é que esse fato tomou proporção.
- Da Nicarágua ao ROL, Hermógenes L. Mora! - 6 de maio de 2026
- CineCafé de maio no Sesc Sorocaba - 4 de maio de 2026
- Historiadora será contemplada em Solenidade da FEBACLA - 30 de abril de 2026
Natural de Sorocaba (SP), é escritor, poeta e Editor-Chefe do Jornal Cultural ROL. Acadêmico Benemérito e Efetivo da FEBACLA; membro fundador da Academia de Letras de São Pedro da Aldeia – ALSPA e do Núcleo Artístico e Literário de Luanda – Angola – NALA; Acadêmico Imortal Fundador da Académie Léon-Gontran Damas des Lettres et Arts de la Guyane française e membro da Academia dos Intelectuais e Escritores do Brasil – AIEB. Autor de 8 livros. Jurado de concursos literários. Recebeu, dentre vários titulos: pelo Supremo Consistório Internacional dos Embaixadores da Paz, Embaixador da Paz e Medalha Guardião da Paz e da Justiça; pela Soberana Ordem da Coroa de Gotland, Cavaleiro Comendador; pela Real Ordem dos Cavaleiros Sarmathianos, Benfeitor das Ciências, Letras e Artes; pela FEBACLA: Medalha Notório Saber Cultural, Comenda Láurea Acadêmica Qualidade de Ouro; Comenda Baluarte da Literatura Nacional; pelo Centro Sarmathiano de Altos Estudos Filosóficos e Históricos, Dr. h. c. mult. Pela Academia de Letras de São Pedro da Aldeia, o Título Honra Acadêmica, pela categoria Cultura Nacional e Belas Artes; Prêmio Cidadão de Ouro 2024, concedido por Laude Kämpos. Pelo Movimento Cultivista Brasileiro, o Prêmio Incentivador da Arte e da Cultura .

