Os convidados… |
A direita está organizando um evento para servir de contraponto ao Foro de São Paulo. Assim, enquanto o tradicional encontro de legendas de esquerda vai ser realizado entre 15 e 17 de julho, em Cuba, a versão dark está marcada para o dia 28 de julho, em Foz do Iguaçu, PR.
…e o anfitrião. |
O nome que melhor expressaria a intenção de criarem uma alternativa ao Foro de São Paulo seria, claro, Foro de Foz. Com uma vantagem adicional, qual seja sua pertinência com o que se pretende reunir: exatamente aquelas excreções que vão sendo despejadas nos rios e são por estes conduzidas à foz, desaguando em oceanos, mares, outros rios, lagos ou lagoas.
No caso em pauta, só a última opção se aplica. Mas, ao contrário do que ocorre nas lagoas de tratamento dos esgotos, temo que a purificação seja impossível.
Enfim, optaram pela denominação de Cúpula Conservadora das Américas, evitando uma piada pronta mas dando ensejo a outra: o que resultará dessa cópula, o monstro da lagoa negra?
Ausências lamentadas (o diabo não os liberou…) |
Já confirmaram presença o ex-senador chileno Nicolás Díaz, o economista bolsonarista Paulo Guedes e o general Augusto Heleno Ribeiro Pereira, cotado para vice do presidenciável cuja candidatura se pretende alavancar com o evento (o general Heleno é aquele saudosista da ditadura militar que será eternamente lembrado por sua apologia do extermínio na frase “A Colômbia ficou 50 anos em guerra civil porque não fizeram o que fizemos no Araguaia”). A participação de Olavo de Carvalho será online.
A expectativa dos organizadores é que baixem umas 3 mil almas penadas para debaterem plataformas malignas nas áreas de economia, segurança, cultura e política. Alguém conhece um bom exorcista?
Segundo o deputado Delegado Fernando Francischini (PSL-PR), está prevista a elaboração de uma carta de princípios da direita (Guia do Retrocesso?): “A ideia é, com a eleição do Bolsonaro, formar um novo eixo político, econômico e cultural na região”.
Presumo que esse novo eixo terá muita afinidade com aquele da 2ª Guerra Mundial, constituído por Alemanha, Itália e Japão…
- Jeane Tertuliano: 'Rebeldia' - 3 de janeiro de 2023
- Carolina Michel: 'Por onde anda o AMOR?' - 27 de outubro de 2022
- Carolina Michel: 'Perder ou ganhar' - 1 de outubro de 2022
Natural de Sorocaba (SP), é escritor, poeta, revisor de livros, Editor-Geral do Jornal Cultural ROL e um dos editores do Internet Jornal. Acadêmico Benemérito e Efetivo da FEBACLA. Membro Fundador das seguintes entidades: Academia de Letras de São Pedro da Aldeia – ALSPA; Academia Hispano-Brasileña de Ciências, Letras e Artes – AHBLA e do Núcleo Artístico e Literário de Luanda – Angola – NALLA e membro da Academia dos Intelectuais e Escritores do Brasil – AIEB. Autor de 7 livros. Jurado de concursos literários. Recebeu, dentre várias honrarias: pelo Supremo Consistório Internacional dos Embaixadores da Paz, o título Embaixador da Paz e Medalha Guardião da Paz e da Justiça; pela FEBACLA: Medalha Notório Saber Cultural, Comenda Láurea Acadêmica Ouro, Comenda Ativista da Cultura Nacional; pelo Centro Sarmathiano de Altos Estudos Filosóficos e Históricos os títulos de Dr. h. c. em Literatura, Dr. h.c. em Comunicação Social, Defensor Perpétuo do Patrimônio Histórico e Cultural Brasileiro e Honorável Mestre da Literatura Brasileira; pela Soberana Ordem da Coroa de Gotland, o título de Cavaleiro Comendador; pela Real Ordem dos Cavaleiros Sarmathianos, o título de Benfeitor das Ciências, Letras e Artes; pela Academia de Letras de São Pedro da Aldeia e Associação Literária de Tarrafal de Santiago, Embaixador Cultural | Brasil África – Adido Cultural Internacional