A história da humanidade sob nova perspectiva: obra ideal para celebrar o Dia do Historiador
No dia 19 de agosto é comemorado no Brasil o Dia do Historiador, que homenageia todos aqueles que se dedicam por anos à estudarem e conhecerem sobre as histórias das civilizações. E para celebrar a data com os leitores, a Edipro apresenta a História Concisa do Mundo, da renomada historiadora social e cultural Merry E. Wiesner-Hanks. Nesta incrível obra, a autora mostra uma nova perspectiva da história do mundo, examinando a evolução social e cultural de forma global, desde do Paleolítico até o presente.
Em seus estudos, Merry inclui famílias e grupos familiares, hierarquias sociais e de gênero, sexualidade, etnia, trabalho, religião, consumo e cultura material. Examina também como essas estruturas e atividades mudaram ao longo do tempo por meio de processos locais e interações com outras culturas. Alarga e prolonga a história da humanidade ao destacar os principais desenvolvimentos que definiram períodos específicos, tais como o crescimento das cidades ou a criação de uma rede mundial de comércio, incorporando coletores, agricultores e operários, bem como xamãs, escribas e secretários.
Sinopse: A renomada historiadora social e cultural Merry E. Wiesner-Hanks traz uma nova perspectiva à história do mundo, examinando a evolução social e cultural de forma global. Neste livro, conta a história da humanidade como produtora e reprodutora desde o Paleolítico até o presente. Em seus estudos, inclui famílias e grupos familiares, hierarquias sociais e de gênero, sexualidade, raça e etnia, trabalho, religião, consumo e cultura material. Examina também como essas estruturas e atividades mudaram ao longo do tempo por meio de processos locais e interações com outras culturas. Alarga e prolonga a história da humanidade ao destacar os principais desenvolvimentos que definiram períodos específicos, tais como o crescimento das cidades ou a criação de uma rede mundial de comércio, incorporando coletores, agricultores e operários, bem como xamãs, escribas e secretários. Apresenta comparações e generalizações, além de notas às diversidades e particularidades, pois examina as questões sociais e culturais que estão no centro das grandes questões da atual história do mundo.
Ficha técnica: Editora: Edipro – Assunto: História – Preço: R$ 79,00 – ISBN: 9788552100263 – Edição: 1ª edição, 2018 – Tradução: Daniel Moreira Miranda – Idioma:Português – Tamanho: 23×16 cm – Número de páginas: 416
- Como o jornalista Helio Rubens vê as coisas - 9 de janeiro de 2024
- Como o jornalista Helio Rubens vê o mundo - 27 de dezembro de 2023
- Como o jornalista Helio Rubens vê o mundo - 22 de dezembro de 2023
É fundador e um dos editores do Jornal Cultural ROL e do Internet Jornal. Foi presidente do IHGGI – Instituto Histórico, Geográfico e Genealógico de Itapetininga por três anos. fundou o MIS – Museu da Imagem e do Som de Itapetininga, do qual é seu secretário até hoje, do INICS – Instituto Nossa Itapetininga Cidade Sustentável e do Instituto Julio Prestes. Atualmente é conselheiro da AIL – Academia Itapetiningana de Letras.