Liga Teatral de Iperó foi selecionada para participar do Festival ‘Vamos que venimos’
O evento é realizado anualmente em Buenos Aires, na Argentina, com a participação de grupos teatrais de todo o mundo. O evento acontecerá entre 9 e 15 de outubro.
Criada há cerca de seis anos, a Liga Teatral faz parte do projeto “Cultura em Acão”, da Divisão de Cultura da Prefeitura de Iperó. Atualmente o teatro atende mais de 60 alunos, na faixa etária entre 5 e 27 anos.
Com o espetáculo “Mokita”, que será apresentado na Argentina, a Liga Teatral já participou de cinco festivais desde o ano passado, com diversas indicações e premiações. Em 2017 o grupo se apresentou no Festival do SESI (Sorocaba), no Festival Nacional de Teatro de Taquaritinga (edição de Morro Agudo), no FESTIL (Pindamonhangaba) e no Festival de Teatro de Sarapuí. Em 2018 o grupo se apresentou no Festival de Teatro de Quadra.
A história de “Mokita” se passa num circo de lonas velhas, já condenado ao insucesso, quando o dono se enche das confusões dos artistas maltrapilhos e os abandona. Sem rumo, os jovens partem numa jornada ao mundo real, fora das lonas, na tentativa de encontrar aquilo que tanto buscam: o seu próprio caminho.
Thalini Rocha, que dirige a peça, conta que a seleção para o Festival “Vamos que venimos” deixou todo o grupo extasiado. “Ainda estamos atordoados. Passamos por diversos festivais, ouvimos elogios, ganhamos prêmios, mas também recebemos críticas. Tudo isso nos ajudou a dar continuidade no processo de desenvolvimento da peça e do grupo. Vamos focar ainda mais nos estudos, nos ensaios e na preparação, com o desafio do espanhol, pois dessa vez a bandeira de Iperó vai representar também o Brasil. Esse grupo é incrível”, comentou.
“Parabéns à Liga Teatral pelas premiações conquistadas nos últimos festivais e pela seleção para o evento na Argentina, que é bastante renomado na área do teatro. É motivo de comemoração, com certeza, e de muito orgulho para todos os iperoenses. Com certeza a Liga fará muito sucesso novamente, levando o nome de Iperó e do Brasil para o país vizinho, e retornará com novos prêmios. Contem com o nosso apoio”, ressaltou o prefeito Vanderlei Polizeli.
- Como o jornalista Helio Rubens vê as coisas - 9 de janeiro de 2024
- Como o jornalista Helio Rubens vê o mundo - 27 de dezembro de 2023
- Como o jornalista Helio Rubens vê o mundo - 22 de dezembro de 2023
É fundador e um dos editores do Jornal Cultural ROL e do Internet Jornal. Foi presidente do IHGGI – Instituto Histórico, Geográfico e Genealógico de Itapetininga por três anos. fundou o MIS – Museu da Imagem e do Som de Itapetininga, do qual é seu secretário até hoje, do INICS – Instituto Nossa Itapetininga Cidade Sustentável e do Instituto Julio Prestes. Atualmente é conselheiro da AIL – Academia Itapetiningana de Letras.