O encontro, promovido pelo Colégio Ser! Sorocaba, ocorreu no dia 25 de agosto e contou com a participação de educadores, alunos e pais de alunos
No dia 25 de agosto, o Colégio SER Sorocaba promoveu um encontro com o artista plástico Gandhy Piorski, o qual, diante de uma plateia estimada em mais de 200 pessoas, entre educadores, alunos e pais de alunos, discutiu o tema ‘A Criança e a Linguagem do Imaginar.
Gandhy Piorski é um artista plástico, pesquisador das práticas da criança em comunidades tradicionais. Estuda o brincar e o brinquedo há mais de 20 anos e busca compreender como ele dialoga com o reino imaginário da criança. Na busca por conhecer a criança brasileira, se deparou com a intimidade e o manejo que elas têm com os elementos da natureza. Assim, deu início a um estudo profundo sobre o brincar e os 4 elementos: terra, fogo, ar e água.
Teólogo e Mestre em Ciências da Religião, realiza pesquisas nas áreas de culturas, produções simbólicas, antropologia do imaginário e filosofias da imaginação.
No campo das visualidades, discute as narrativas da infância e seus artefatos, seus brinquedos e linguagens, criando com isso exposições, realizando curadorias, propondo intervenções.
Dialoga como consultor para diversos projetos voltados à infância nas áreas do cinema, teatro, literatura, urbanismo, arquitetura e educação.
Atualmente é consultor do Instituto Alana.
Em 2016, lançou o livro ‘Brinquedos do Chão’, o primeiro de uma série que irá discutir o brincar e os 4 elementos da natureza.
No encontro, Piorski demonstrou que “As crianças gostam de saber o que tem dentro, saber o que é a vida das coisas. E ela se manifesta no imaginário como uma coisa oculta, que está na entranha da matéria. Então, as crianças precisam quebrar, abrir, investigar. Porque o oculto é a alma de tudo”.
- Vernissage de exposição artística - 20 de novembro de 2024
- Renascimento verde - 18 de novembro de 2024
- Mário Mattos, 100 anos de puro talento - 11 de novembro de 2024
Natural de Sorocaba (SP), é escritor, poeta, revisor de livros e Editor-Chefe do Jornal Cultural ROL. Acadêmico Benemérito e Efetivo da FEBACLA; membro fundador da Academia de Letras de São Pedro da Aldeia – ALSPA e do Núcleo Artístico e Literário de Luanda – Angola e membro da Academia dos Intelectuais e Escritores do Brasil – AIEB. Autor de 8 livros. Jurado de concursos literários. Recebeu, dentre várias honrarias: pelo Supremo Consistório Internacional dos Embaixadores da Paz, o título Embaixador da Paz e Medalha Guardião da Paz e da Justiça; pela Augustíssima e Soberana Casa Real e Imperial dos Godos de Oriente o título de Conde; pela Soberana Ordem da Coroa de Gotland, o título de Cavaleiro Comendador; pela Real Ordem dos Cavaleiros Sarmathianos, o título de Benfeitor das Ciências, Letras e Artes; pela FEBACLA: Medalha Notório Saber Cultural, Comenda Láurea Acadêmica Qualidade de Ouro, Comenda Ativista da Cultura Nacional; Comenda Baluarte da Literatura Nacional e Chanceler da Cultura Nacional; pelo Centro Sarmathiano de Altos Estudos Filosóficos e Históricos os títulos de Doutor Honoris Causa em Literatura, Ciências Sociais e Comunicação Social. Prêmio Cidadão de Ouro 2024