dezembro 06, 2025
Príncipes também são sapos
O mistério da rua sem saída
Cooperar é melhor que competir!
Ouro derretido à deriva
Teresa Cristina de Bourbon-Duas Sicílias
O caminho
Dezembro
Últimas Notícias
Príncipes também são sapos O mistério da rua sem saída Cooperar é melhor que competir! Ouro derretido à deriva Teresa Cristina de Bourbon-Duas Sicílias O caminho Dezembro

Encontro com o artista plástico Gandhy Piorski discutiu o tema 'A Criança e a Linguagem do Imaginar'

image_print

O encontro, promovido pelo Colégio Ser! Sorocaba, ocorreu no dia 25 de agosto e contou com a participação de educadores, alunos e pais de alunos

No dia 25 de agosto, o Colégio SER Sorocaba promoveu um encontro com o artista plástico Gandhy Piorski, o qual, diante de uma plateia  estimada em mais de 200 pessoas, entre educadores, alunos e pais de alunos, discutiu o tema ‘A Criança e a Linguagem do Imaginar.

Gandhy Piorski é um artista plástico, pesquisador das práticas da criança em comunidades tradicionais. Estuda o brincar e o brinquedo há mais de 20 anos e busca compreender como ele dialoga com o reino imaginário da criança. Na busca por conhecer a criança brasileira, se deparou com a intimidade e o manejo que elas têm com os elementos da natureza. Assim, deu início a um estudo profundo sobre o brincar e os 4 elementos: terra, fogo, ar e água.

Teólogo e Mestre em Ciências da Religião, realiza pesquisas nas áreas de culturas, produções simbólicas, antropologia do imaginário e filosofias da imaginação.

No campo das visualidades, discute as narrativas da infância e seus artefatos, seus brinquedos e linguagens, criando com isso exposições, realizando curadorias, propondo intervenções.

Dialoga como consultor para diversos projetos voltados à infância nas áreas do cinema, teatro, literatura, urbanismo, arquitetura e educação.

Atualmente é consultor do Instituto Alana.

Em 2016, lançou o livro ‘Brinquedos do Chão’, o primeiro de uma série que irá discutir o brincar e os 4 elementos da natureza.

No encontro, Piorski demonstrou que “As crianças gostam de saber o que tem dentro, saber o que é a vida das coisas. E ela se manifesta no imaginário como uma coisa oculta, que está na entranha da matéria. Então, as crianças precisam quebrar, abrir, investigar. Porque o oculto é a alma de tudo”.

 

Sergio Diniz da Costa
Últimos posts por Sergio Diniz da Costa (exibir todos)
PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com
Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial
Acessar o conteúdo