O Centro Cultural de Itapetininga tem sala com peças de Julio Prestes
Em exposição na sala “Dr. Júlio Prestes”, no prédio do Centro Cultural e Histórico de Itapetininga, o “Acervo Histórico de Júlio Prestes” exibe objetos históricos e obras de arte que pertenceram ao presidente. A entrada para a mostra é aberta ao público, de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h. O Centro Cultural está localizado no Largo dos Amores, no centro da cidade.
Dentre as obras do acervo histórico, que foram digitalizadas e catalogadas, destaca-se o “Modelo para monumento do 4º Centenário de São Paulo”, uma escultura feita pelo artista ítalo-brasileiro Victor Brecheret, que introduziu o movimento Modernista em terras brasileiras.
Duas obras do escultor francês Eugène Marioton, “Guerreiro” e “Devoir Civique” [“Dever Cívico”], estão expostas no Centro Cultural. Junto de esculturas de bronze de Galileo Emendabili, Ageo Roy (datada de 1889) e de Jean Baptiste Lemoyne, com a obra “Pour Le Droit” [“Para a Direita”], de 1926.
Em junho de 1930, a Marinha do Brasil homenageou o presidente Júlio Prestes, com a obra “O Pescador”, também presente na exposição.
Na sala da exposição, há um cofre que pertenceu a Prestes, retratos em pintura e outras estátuas que pertenceram ao político itapetiningano.
- Como o jornalista Helio Rubens vê as coisas - 9 de janeiro de 2024
- Como o jornalista Helio Rubens vê o mundo - 27 de dezembro de 2023
- Como o jornalista Helio Rubens vê o mundo - 22 de dezembro de 2023
É fundador e um dos editores do Jornal Cultural ROL e do Internet Jornal. Foi presidente do IHGGI – Instituto Histórico, Geográfico e Genealógico de Itapetininga por três anos. fundou o MIS – Museu da Imagem e do Som de Itapetininga, do qual é seu secretário até hoje, do INICS – Instituto Nossa Itapetininga Cidade Sustentável e do Instituto Julio Prestes. Atualmente é conselheiro da AIL – Academia Itapetiningana de Letras.