Programa vai ao ar neste domingo (28/6), a partir das 18h, na TV Cultura
Neste domingo (28/6), o Repórter Eco apresenta três reportagens inéditas: sobre a tecnologia espacial, o futuro do povo Yanomami que está em risco por conta do coronavírus e o desmatamento da Amazônia. Apresentado por Márcia Bongiovanni, o programa vai ao ar a partir das 18h, na TV Cultura.
A primeira matéria fala sobre a tecnologia espacial – as viagens espaciais levaram a grandes descobertas e inovações tecnológicas que estão presentes no nosso dia a dia, como é, por exemplo, o processo digital de imagens, ferramenta que permite monitorar com precisão as florestas até o degelo nas calotas polares.
Um projeto de iniciação científica levou o estudante Natan Cardoso de Oliveira, de 16 anos, e um grupo de alunos brasileiros até a NASA. Na agência espacial americana, eles apresentaram o cimento espacial. “Os alunos hoje querem ter contato com a ciência. Antes só acontecia na graduação e agora eles percebem que podem ser cientistas sim, que podem ter ideias que possam contribuir para a questão do meio ambiente, para a questão de tecnologias que sejam úteis para o nosso cotidiano”, comenta Fábio Marçal Agostinho, coordenador pedagógico.
Outro assunto abordado é o futuro do povo Yanomami, guardião da floresta Amazônica, que está em risco. Garimpeiros ilegais entram em suas terras, espalham o vírus da covid-19 e ameaçam líderes indígenas, entre eles, Dario Kopenawa, filho do grande líder político Yanomami David Kopenawa. O ministério Público já pediu medidas urgentes para retirar os invasores.
Por fim, o programa mostra o desmatamento anual da Amazônia que deve ser anunciado em novembro. De acordo com o biólogo João Paulo Capobianco, vice-presidente do Instituto Democracia e Sustentabilidade, o desmatamento será recorde este ano e é essencial manter as áreas naturais do Brasil protegias.
- Universo HB Quadrinhos lança campanha inédita no Catarse - 8 de novembro de 2024
- Penedo ou espuma? - 5 de novembro de 2024
- 1ª Feira Literária ‘Nhô Bentico’ e ‘Teddy Vieira’ - 26 de outubro de 2024
Natural de Sorocaba (SP), é escritor, poeta, revisor de livros e Editor-Chefe do Jornal Cultural ROL. Acadêmico Benemérito e Efetivo da FEBACLA; membro fundador da Academia de Letras de São Pedro da Aldeia – ALSPA e do Núcleo Artístico e Literário de Luanda – Angola e membro da Academia dos Intelectuais e Escritores do Brasil – AIEB. Autor de 8 livros. Jurado de concursos literários. Recebeu, dentre várias honrarias: pelo Supremo Consistório Internacional dos Embaixadores da Paz, o título Embaixador da Paz e Medalha Guardião da Paz e da Justiça; pela Augustíssima e Soberana Casa Real e Imperial dos Godos de Oriente o título de Conde; pela Soberana Ordem da Coroa de Gotland, o título de Cavaleiro Comendador; pela Real Ordem dos Cavaleiros Sarmathianos, o título de Benfeitor das Ciências, Letras e Artes; pela FEBACLA: Medalha Notório Saber Cultural, Comenda Láurea Acadêmica Qualidade de Ouro, Comenda Ativista da Cultura Nacional; Comenda Baluarte da Literatura Nacional e Chanceler da Cultura Nacional; pelo Centro Sarmathiano de Altos Estudos Filosóficos e Históricos os títulos de Doutor Honoris Causa em Literatura, Ciências Sociais e Comunicação Social. Prêmio Cidadão de Ouro 2024