Karina Manasseh foi a primeira colocada na categoria Melhor Livro de Ficção em Português com a obra multicultural ‘Entre Cabul e a Dança das Borboletas’
A escritora paulistana Karina Manasseh conquistou o primeiro lugar do International Latino Book Awards com a obra Entre Cabul e a Dança das Borboletas. O anúncio aconteceu no último sábado, dia 12, em cerimônia virtual.
A obra de Karina, publicada pela editora Edite, concorreu na categoria Melhor Livro de Ficção em Português. A produção foi lançada no Brasil em novembro de 2019 – já o evento em Washington, D.C, local onde a escritora reside, aconteceu em janeiro deste ano.
A premiação reconhece as melhores produções literárias latinas anualmente nos Estados Unidos desde 1997. Para a edição de 2020, participaram da seleção 214 juízes. “Muito honrada em receber este prêmio, principalmente em um ano em que estamos todos passando por momentos tão difíceis. Meu livro conta a história de escolhas e caminhos que podem ser tomados e da fragilidade que todos nós compartilhamos, mas com esperança de que dias melhores virão”, declarou a autora após a cerimônia.
Recebeu o segundo lugar na categoria a obra “Canto Escuro”, do brasiliense Daniel Barros, e a terceira colocação “Por que não eu”, de Sinélia Peixoto”.
Karina nasceu em São Paulo, é jornalista formada pela Faculdade Cásper Líbero, com mestrado em Estudos Latino-Americanos e Ciências Políticas pela Universidade de Georgetown, em Washington, D.C.
SINOPSE: Cabul, Afeganistão, princípio do século XXI: um sonho possível ou uma esperança de fuga? Para Maria, personagem principal da obra “Entre Cabul e a Dança das Borboletas”, a cidade exótica é promessa de liberdade, mas talvez o preço seja alto demais.
O romance entre Maria e João é pano de fundo para a abordagem de assuntos distintos: gastronomia, viagens, cultura, história, política e economia de outros países são temas que se alinhavam por uma intensa história de amor.
A impossibilidade do relacionamento, a solidão, os desencontros, os ciúmes e a espera são elementos concretos e bem dosados por meio de encontros fortuitos, mas românticos e atemporais, que criam uma relação complexa entre os amantes. A narrativa é fluida e estruturada de forma a prender e provocar o interesse o leitor.
- Organização, gestão do lar e mesa posta - 22 de novembro de 2024
- Vernissage de exposição artística - 20 de novembro de 2024
- Renascimento verde - 18 de novembro de 2024
Natural de Sorocaba (SP), é escritor, poeta, revisor de livros e Editor-Chefe do Jornal Cultural ROL. Acadêmico Benemérito e Efetivo da FEBACLA; membro fundador da Academia de Letras de São Pedro da Aldeia – ALSPA e do Núcleo Artístico e Literário de Luanda – Angola e membro da Academia dos Intelectuais e Escritores do Brasil – AIEB. Autor de 8 livros. Jurado de concursos literários. Recebeu, dentre várias honrarias: pelo Supremo Consistório Internacional dos Embaixadores da Paz, o título Embaixador da Paz e Medalha Guardião da Paz e da Justiça; pela Augustíssima e Soberana Casa Real e Imperial dos Godos de Oriente o título de Conde; pela Soberana Ordem da Coroa de Gotland, o título de Cavaleiro Comendador; pela Real Ordem dos Cavaleiros Sarmathianos, o título de Benfeitor das Ciências, Letras e Artes; pela FEBACLA: Medalha Notório Saber Cultural, Comenda Láurea Acadêmica Qualidade de Ouro, Comenda Ativista da Cultura Nacional; Comenda Baluarte da Literatura Nacional e Chanceler da Cultura Nacional; pelo Centro Sarmathiano de Altos Estudos Filosóficos e Históricos os títulos de Doutor Honoris Causa em Literatura, Ciências Sociais e Comunicação Social. Prêmio Cidadão de Ouro 2024