Movimento Literário de Conscientização Social (MLCS)
O Movimento Literário de Conscientização Social (MLCS) foi idealizado pela escritora Conceição Maciel e surgiu a partir das observações das inúmeras problemáticas vivenciadas pela sociedade. Com um olhar sempre atento, muitas vezes crítico, surgiu a ideia de juntar escritores e poetas para expressarem através das suas letras as suas concepções acerca dos problemas vigentes da sociedade.
O primeiro momento coincidiu com o dia da árvore, então falou-se da sua importância para as pessoas, para o meio ambiente e para o mundo; no segundo momento os autores voltaram-se para o universo infantil, para as verdades, as dificuldades, os direitos e deveres, o seu mundo de sonhos, encantos e brincadeiras, que, no entanto, se defronta com uma dura realidade: a violência, a falta de proteção, carinho e afeto até mesmo por parte daqueles que lhe devem a obrigação do respeito e amor incondicionais; sendo assim, de posse desse desafio foram muitas as manifestações reflexivas, poéticas e também que levaram a lembrar de momentos queridos de uma fase tão bela da vida.
O terceiro momento do Movimento Literário de Conscientização Social (MLCS)
convocou novamente os escritores que, dessa vez, falaram sobre a Democracia, que é o regime político vigente no Brasil, no qual suas principais características primam pela igualdade, a liberdade e o Estado de direito, e tais princípios são vistos quando cada cidadão tem o acesso livre e igualitário aos processos eleitorais e o livre arbítrio sobre as suas ações desde que elas levem em consideração o respeito ao próximo.
Os autores participantes desse terceiro momento do MLCS, que também encerra o projeto para este ano, foram:
Antonio Cazumbá, Antônio Francisco Pereira, Bertin Di Carmelita, Carlos Pereira da Silva, Conceição Maciel (idealizadora do projeto), Efrem Regina António, Elza Melo, Geovania de Jesus, Gonzaga Neto, Jandira Ribeiro Leite, José Luiz Jesus, Karine Dias Oliveira, María Crescencia Capalbo, Marcos Pontal, Mafala Ya Mbumba, Nilde Serejo, Paulo Vasconcellos, Raimundo Ramos, Rosene Cartagenes, Samanta Aquino, Suely Saad, Tânia Castro.
Saudações e esperamos contar com a participação de todos no ano vindouro. Saudações. Até o novo ano!
Conceição Maciel
con.maciel@hotmail.com
- Jeane Tertuliano: 'Rebeldia' - 3 de janeiro de 2023
- Carolina Michel: 'Por onde anda o AMOR?' - 27 de outubro de 2022
- Carolina Michel: 'Perder ou ganhar' - 1 de outubro de 2022
Natural de Sorocaba (SP), é escritor, poeta, revisor de livros, Editor-Geral do Jornal Cultural ROL e um dos editores do Internet Jornal. Acadêmico Benemérito e Efetivo da FEBACLA. Membro Fundador das seguintes entidades: Academia de Letras de São Pedro da Aldeia – ALSPA; Academia Hispano-Brasileña de Ciências, Letras e Artes – AHBLA e do Núcleo Artístico e Literário de Luanda – Angola – NALLA e membro da Academia dos Intelectuais e Escritores do Brasil – AIEB. Autor de 7 livros. Jurado de concursos literários. Recebeu, dentre várias honrarias: pelo Supremo Consistório Internacional dos Embaixadores da Paz, o título Embaixador da Paz e Medalha Guardião da Paz e da Justiça; pela FEBACLA: Medalha Notório Saber Cultural, Comenda Láurea Acadêmica Ouro, Comenda Ativista da Cultura Nacional; pelo Centro Sarmathiano de Altos Estudos Filosóficos e Históricos os títulos de Dr. h. c. em Literatura, Dr. h.c. em Comunicação Social, Defensor Perpétuo do Patrimônio Histórico e Cultural Brasileiro e Honorável Mestre da Literatura Brasileira; pela Soberana Ordem da Coroa de Gotland, o título de Cavaleiro Comendador; pela Real Ordem dos Cavaleiros Sarmathianos, o título de Benfeitor das Ciências, Letras e Artes; pela Academia de Letras de São Pedro da Aldeia e Associação Literária de Tarrafal de Santiago, Embaixador Cultural | Brasil África – Adido Cultural Internacional