O Clube de Leitura Página Virada é mais uma iniciativa que tem por objetivo aproximar crianças, adolescentes, jovens e adultos da literatura
Um grupo de amigos de Boituva, cidade do interior paulista, ao se deparar com o interesse mútuo em literatura resolveu difundir esse gosto com outras pessoas. Surgiu assim o Clube de Leitura Página Virada que está em atividade desde outubro deste ano.
O contexto de pandemia favorece a prática de atividades nem sempre exercitadas antes dessa realidade ora vivida. A leitura é uma dessas práticas que, durante o isolamento social, encontrou o ambiente propício para seu estímulo.
O Clube de Leitura Página Virada é mais uma iniciativa que tem por objetivo aproximar crianças, adolescentes, jovens e adultos da literatura. No clube, a experiência da leitura acontecerá de forma prazerosa, a partir da alegria de participar da leitura dos livros indicados. Bem como possibilitar a livre discussão sobre a obra em si, temas correlatos, peculiaridades acerca da biografia do autor e o que mais nascer dessa troca de percepções, informações e emoções. Afinal, um dos fins da literatura é o prazer, com a avalanche de sentimentos que dele possam brotar.
Formado incialmente pelo advogado Alex Sandro Barbosa, pela pedagogoa Solange Fortunato Almeida, pela estudante Isabela Lara, pelos jurisperitos Jonatas Barbosa e Kaique Morais, o Clube da Página Virada nasceu do desejo de compartilhar para todas as pessoas a rica e especial vivência, de sair um pouco da realidade e mergulhar no universo da ficção.
O grupo está divulgando suas ações para que outras pessoas interessadas em trocar informações sobre literatura possam se agregar a ele. No material de divulgação do Clube, os sócios definem os objetivos da agremiação: “Que tal dividirmos nossas experiências literárias, enquanto nos aproximamos cada vez mais do “objeto livro”?
Para participar não será necessário ser um leitor experiente, basta sentir vontade de ter uma rica e especial vivência, de sair um pouco da realidade e mergulhar no universo da ficção. Essa é uma das melhores terapias!”.
Os membros do Clube da Página Virada esclarecem que qualquer pessoa, de qualquer localidade, que esteja interessada em literatura poderá participar. “É uma oportunidade de conhecer novos livros e autores, de trocar informações sobre literatura, de incentivar a leitura, enfim”, comentam os membros do Clube.
Quem estiver interessado em participar do Clube da Página Virada poderá entrar em contato com Solange (15) 99173-8572, Jonatas (15) 99757-1278 ou Alex (15)99757-4928.
- Troféu Mulher de Pedra 2025 - 6 de dezembro de 2025
- O mistério da rua sem saída - 5 de dezembro de 2025
- Uma noite inesquecível em Manhuaçu! - 3 de dezembro de 2025
Natural de Sorocaba (SP), é escritor, poeta e Editor-Chefe do Jornal Cultural ROL. Acadêmico Benemérito e Efetivo da FEBACLA; membro fundador da Academia de Letras de São Pedro da Aldeia – ALSPA e do Núcleo Artístico e Literário de Luanda – Angola – NALA, e membro da Academia dos Intelectuais e Escritores do Brasil – AIEB. Autor de 8 livros. Jurado de concursos literários. Recebeu, dentre vários titulos: pelo Supremo Consistório Internacional dos Embaixadores da Paz, Embaixador da Paz e Medalha Guardião da Paz e da Justiça; pela Soberana Ordem da Coroa de Gotland, Cavaleiro Comendador; pela Real Ordem dos Cavaleiros Sarmathianos, Benfeitor das Ciências, Letras e Artes; pela FEBACLA: Medalha Notório Saber Cultural, Comenda Láurea Acadêmica Qualidade de Ouro; Comenda Baluarte da Literatura Nacional e Chanceler da Cultura Nacional; pelo Centro Sarmathiano de Altos Estudos Filosóficos e Históricos, Pesquisador em Artes e Literatura; Pela Academia de Letras de São Pedro da Aldeia, o Título Imortal Monumento Cultural e Título Honra Acadêmica, pela categoria Cultura Nacional e Belas Artes; Prêmio Cidadão de Ouro 2024, concedido por Laude Kämpos. Pelo Movimento Cultivista Brasileiro, o Prêmio Incentivador da Arte e da Cultura,


