Os escritores Carlos Cavalho Cavalheiro e Rodrigo Petit receberão neste final de semana a premiação do FEMUP (Festival de Música e Poesia de Paranavaí), no Paraná
Residentes em Sorocaba, ambos são professores da rede pública. Carlos Cavalheiro exerce suas funções como professor de História em Porto Feliz. Rodrigo Petit, como professor de Filosofia em Sorocaba.
Carlos teve seu conto “Shakespeare Caboclo” selecionado nesta edição do FEMUP que já completa 50 anos de existência. Rodrigo foi selecionado pela poesia “Ser Humano: A saga épica de nossa espécie”. Além da premiação, constante do troféu “Barriguda”, os dois terão seus trabalhos publicados numa coletânea do Festival e, ainda, terão seus escritos vertidos para uma dramatização que ocorrerá no dia 21 de novembro.
Quem fará a declamação do poema de Petit será José Valdir da Silva Junior. Já a leitura dramática do conto de Cavalheiro será realizada pela Cia Oficinas, com direção de Rosi Sanga.
O FEMUP é um dos mais importantes festivais nacionais de música, poesia e conto. Aberto a qualquer escritor que domine a língua portuguesa, este ano recebeu inscrição até do Japão.
O Troféu `Barriguda’ tem a notoriedade e o `status’ de troféus como o Kikito (para o Festival de Cinema de Gramado). Este ano, os sorocabanos concorreram com poetas e contistas de todas as regiões do Brasil e até com cidadãos brasileiros residentes no Exterior. Ao todo, foram 1.378 inscrições, divididas em 646 poemas, 455 contos e 277 músicas de 354 cidades dos 26 estados brasileiros, além do Distrito Federal e Japão. Para celebrar o Jubileu de Ouro do Femup, perto de completar 50 edições em 49 anos, o festival vai entregar aos vencedores o Troféu `Barriguda’ na cor dourada.
Sorocaba é a única cidade do Estado de São Paulo a ter mais de um representante no Festival. Outras duas cidades que alcançaram mais de um representante foram Belo Horizonte e Rio de Janeiro.
Sorocaba é a única cidade do Estado de São Paulo a ter mais de um representante no Festival. Outras duas cidades que alcançaram mais de um representante foram Belo Horizonte e Rio de Janeiro.
Na categoria Música, Fase Nacional, foram selecionadas 12; na Fase Regional, com participação exclusiva de cidades da região de Paranavaí, também foram selecionadas 12 músicas. Na categoria Poesia, Fase Nacional, foram selecionados nove poemas (incluindo o de Rodrigo Petit); na fase Regional, foram selecionadas 3 poesias. Na categoria Conto, Fase Nacional, foram 5 contos, incluindo o de Carlos Cavalheiro; na fase Regional, 3.
O FEMUP ocorrerá dos dias 19 a 21 de novembro, com apresentações artísticas e culturais. O evento é gratuito.
Últimos posts por Helio Rubens (exibir todos)
- Como o jornalista Helio Rubens vê as coisas - 9 de janeiro de 2024
- Como o jornalista Helio Rubens vê o mundo - 27 de dezembro de 2023
- Como o jornalista Helio Rubens vê o mundo - 22 de dezembro de 2023
É fundador e um dos editores do Jornal Cultural ROL e do Internet Jornal. Foi presidente do IHGGI – Instituto Histórico, Geográfico e Genealógico de Itapetininga por três anos. fundou o MIS – Museu da Imagem e do Som de Itapetininga, do qual é seu secretário até hoje, do INICS – Instituto Nossa Itapetininga Cidade Sustentável e do Instituto Julio Prestes. Atualmente é conselheiro da AIL – Academia Itapetiningana de Letras.