Formação pretende explorar a concepção de projetos autorais que dialoguem com o momento artístico atual
Com o início da pandemia, buscar novas formas de fazer apresentações artísticas deixou de ser um diferencial para se tornar uma estratégia de sobrevivência. A partir do segundo trimestre de 2020, com o isolamento social, toda atividade econômica que envolve a presença do público passou por um longo período de instabilidade e incerteza. Nesse cenário, diversos artistas e outros profissionais, que dependiam do ramo de entretenimento, encontraram um complexo obstáculo para garantir o seu sustento. Buscando transpor, pelo menos em partes, as dificuldades oferecidas por esse contexto, surge o Workshop Corpos Híbridos, voltado para estudantes e artistas da Região Metropolitana de Sorocaba.
Idealizado pelo ator e diretor, Robson Catalunha, o Workshop Corpos Híbridos tem como objetivo oferecer aos artistas da região um toque de inspiração para incentivar produções capazes de borrar as fronteiras entre as esferas artísticas. Desse modo, muitas produções podem retomar o seu desenvolvimento e, até mesmo, aumentar a relevância durante o período vivido.
“Reclusos, muitos artistas do teatro criaram, adaptaram e se apresentaram em plataformas virtuais. Há quem defina o teatro como o território do encontro com os espectadores em tempo real, não considerando a possibilidade de experiências digitais”, esclarece Robson. “Por outro lado, também é possível encarar essa interação como algo artisticamente digno, talvez ficando em uma zona entre o teatro real e a experiência cinematográfica. Ou seja, algo híbrido e que pode ser a solução para muitos intérpretes.”
O show não pode parar
Na busca por oferecer uma resposta a todo esse momento de instabilidade, o Workshop Corpos Híbridos foi desenvolvido para compartilhar com os participantes, processos de criação capazes de se enquadrar em formatos híbridos. Dividido em quatro dias, a formação visa apresentar e conceituar trabalhos do gênero, compreender as motivações e concepções, estudar propostas de figuras levantadas pelos participantes, além de desenvolver personagens e apresentar um pequeno projeto autoral.
“Em alguns encontros, nós vamos desenvolver a questão teórica, prática e ainda finalizar com um experimento individual”, explica o idealizador. “Vamos abrir 27 vagas para toda a Região Metropolitana de Sorocaba e esperamos reunir estudantes da rede pública, artistas, pesquisadores e demais interessados”.
Os encontros serão todos virtuais e acontecerão entre os dias 15 e 18 de março, das 19h às 21h. Os participantes precisam ter a partir de 14 anos e formalizarem a inscrição via formulário disponível nas redes sociais. As inscrições podem ser feitas entre os dias 2 e 10 de março e a divulgação dos escolhidos será no dia 12 de março.
“Pretendemos criar estratégias e modos de reorganizar, descrever, pensar e apresentar as experiências do teatro e audiovisual”, esclarece Robson. “O artista precisa estar em constante evolução, compreendendo as nuances ao seu redor para oferecer um produto que dialogue com esse cenário.”
O workshop Corpos Híbridos faz parte do projeto O Híbrido, contemplado no Edital Proac Expresso Lei Aldir Blanc Nº 36/2020 “Produção E Temporada De Espetáculo De Teatro Com Apresentação Online” promovido pelo Governo do Estado de São Paulo por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa.
Serviço:
Workshop “Corpos Híbridos” com Robson Catalunha
Período de Inscrição: 02/03/2021 a 10/03/2021
Divulgação dos Selecionados: 12/03/2021
Inscrições via formulário disponível nas redes sociais:
Dúvidas pelo e-mail: aua.producoes@gmail.com
Período de Realização: 15 a 18 de março
das 19h00 às 21h00 – a partir de 14 anos
Formato online I Gratuito I
- Vernissage de exposição artística - 20 de novembro de 2024
- Renascimento verde - 18 de novembro de 2024
- Mário Mattos, 100 anos de puro talento - 11 de novembro de 2024
Natural de Sorocaba (SP), é escritor, poeta, revisor de livros e Editor-Chefe do Jornal Cultural ROL. Acadêmico Benemérito e Efetivo da FEBACLA; membro fundador da Academia de Letras de São Pedro da Aldeia – ALSPA e do Núcleo Artístico e Literário de Luanda – Angola e membro da Academia dos Intelectuais e Escritores do Brasil – AIEB. Autor de 8 livros. Jurado de concursos literários. Recebeu, dentre várias honrarias: pelo Supremo Consistório Internacional dos Embaixadores da Paz, o título Embaixador da Paz e Medalha Guardião da Paz e da Justiça; pela Augustíssima e Soberana Casa Real e Imperial dos Godos de Oriente o título de Conde; pela Soberana Ordem da Coroa de Gotland, o título de Cavaleiro Comendador; pela Real Ordem dos Cavaleiros Sarmathianos, o título de Benfeitor das Ciências, Letras e Artes; pela FEBACLA: Medalha Notório Saber Cultural, Comenda Láurea Acadêmica Qualidade de Ouro, Comenda Ativista da Cultura Nacional; Comenda Baluarte da Literatura Nacional e Chanceler da Cultura Nacional; pelo Centro Sarmathiano de Altos Estudos Filosóficos e Históricos os títulos de Doutor Honoris Causa em Literatura, Ciências Sociais e Comunicação Social. Prêmio Cidadão de Ouro 2024