novembro 24, 2024
O poder cognitivo
Correntezas de um rio
Organização, gestão do lar e mesa posta
Cansaço
A força dos ipês: mais que uma reparação
O reconhecimento que não alimenta professores…
Conversa de bêbados
Últimas Notícias
O poder cognitivo Correntezas de um rio Organização, gestão do lar e mesa posta Cansaço A força dos ipês: mais que uma reparação O reconhecimento que não alimenta professores… Conversa de bêbados

Artigo da leitora Sônyah Moreira, de Votorantim: 'Consequencias de uma interpretação'

image_pdfimage_print

Conseqüências de uma interpretação

 

É abominável qualquer forma de preconceito, seja de cor, raça, opção sexual, condição social.

Existem inúmeras formas de subjugar o semelhante, mas imagine você que um dos piores preconceitos do mundo foi gerado por interpretação errada dos textos bíblicos.

Isso mesmo, no antigo testamento Cam, filho de Moisés foi amaldiçoado e assim as nações de Canaã, que seriam o continente Africano, ficariam subjugados aos outros, com essa errônea interpretação. Assim justificaram por anos a escravidão de nossos irmãos africanos.

Todo preconceito vem de uma análise mal feita de alguma coisa, pois, cada um quer interpretar as coisas a bel prazer e isso acontece em diversas religiões; levam ao pé da letra escritos que são verdadeiros absurdos.

O fanatismo é a pior conseqüência da ignorância, com povos sendo massacrados, subjugados com justificativa, dizendo ser pecado, ou ser abominável aos olhos de Deus a sua existência ou seus costumes. E se olharmos a Bíblia como livro histórico, veremos que em diversas partes, principalmente nos livros do Velho Testamento, o Deus descrito nela é cruel, ditador, sem nenhuma piedade para com seus filhos, ou seja, dente por dente, olho por olho. É um perigo levar em conta certas afirmações, e fazer disso uma verdade, pode nos levar a cometer injustiças. Veja, não estou dizendo que a bíblia é um erro, não é isso, apenas digo que precisamos ter muito cuidado, é preciso estudo aprofundado, e mesmo assim como somos seres humanos e passíveis de engano, podemos sempre ter a interpretação que mais nos agradar.

Veja outro exemplo que causou e ainda causa inúmeros problemas: por milênios a mulher foi considerada pecadora, conseqüência da história de Adão e Eva. Foi ela a culpada pela expulsão da humanidade do paraíso. Esse trecho do texto bíblico levou a igreja a subjugar, perseguir e também excluiu a mulher da hierarquia da instituição e até hoje em alguns países do oriente médio a mulher continua a ser tratada de forma desprezível, considerada como um ser inferior ao homem.

Percebeu agora o perigo de más interpretações? Seja por falta de conhecimento ou em benefício próprio, porém, tem algumas interpretações que não causam nenhum dano moral nem ao homem e nem a mulher, umas delas é que se fosse para o homem ser superior a mulher, o osso que foi retirado de Adão pelo criador para dar origem a Eva, seria do pé, se ao contrário Eva ser superior ao homem, seria retirado da cabeça, porém, o bendito osso foi retirado exatamente do meio do corpo, ou seja, das costelas, portanto, a interpretação seria que tanto homem quanto a mulher são exatamente iguais, ou seja, duas metades que se completam, o côncavo e o convexo, poeticamente falando, anjos separados pela queda do paraíso, e que ficam eternamente a procura de sua cara metade, de sua alma gêmea.

 

Sônyah Moreira

Helio Rubens
Últimos posts por Helio Rubens (exibir todos)
PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com
Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial
Pular para o conteúdo