O Universo Retrô lançou um novo estudo com foco em moda retrô, que traça o perfil das Pin-Ups Brasileiras. “Quem é a Pin-Up Brasileira?”
‘Quem é a Pin-Up Brasileira?’ é a pergunta que a plataforma de conteúdo nostálgico responde em em sua nova pesquisa, para entender o perfil das apaixonadas pelo estilo Pin-up no Brasil. Lançada em formato e-book pelo Retro Lab, projeto exclusivo do portal, a pesquisa de caráter inédito já está disponível para acesso e pode ser baixada gratuitamente no próprio site.
Clique aqui para baixar o e-book “Quem é a Pin-Up Brasileira”
Depois de lançar uma pesquisa que buscava entender “Quem é o Consumidor Nostálgico?”, o portal Universo Retrô lança mais um estudo para entender gostos, hábitos e preferências das mulheres apaixonadas pela estética vintage, com o objetivo de fomentar ainda mais a indústria de moda e entretenimento Pin-up no país.
Foto: Pin-Up Cangaceira / Universo Retrô / Taina Lossehelin
Desde que o Universo Retrô foi lançado, há quase 6 anos, o público retrô Pin-up tem sido um dos mais fiéis do portal. Parte dessa relação está relacionada aos conteúdos de história da moda e estilo Pin-up que são abordados com frequência no site, além de participação em eventos e outras produções de conteúdo relacionadas a esse público.
“Nesses anos, muita coisa mudou! Algumas garotas deixaram o estilo de lado, outras se adaptaram para o que melhor combinam com elas, e muitas outras garotas que se identificam com o estilo estão surgindo. Para entender sobre essas mudanças e transformações, decidimos lançar a pesquisa para entender melhor essas transições”, explica Daise Alves, co-fundadora do portal.
Contexto do Estudo
A estética pin-up ficou marcada, principalmente, entre os anos 40 e 50, com modelos e ilustrações que representavam o ideal de beleza da época. De lá para cá, muita coisa mudou. O estilo, que nasceu como arte, virou um verdadeiro símbolo pop de sua época, impulsionado pela publicidade. Depois, passou por um período de declínio, foi resgatado entre os anos 80 e 90 com uma nova roupagem, até ser conquistado pelos ícones pop dos anos 2000 e virar um verdadeiro movimento de empoderamento feminino nos anos seguintes. É a partir daí que, curiosamente, a coisa começa crescer em diversas partes do mundo, inclusive, no Brasil. E aquilo que nasceu como arte começou a ser tratado como uma subcultura ao redor do país e do mundo.
O que encontrar no estudo:
- Introdução ao Universo das Pin-Ups: Como tudo começou; a arte que ganhou o imaginário masculino, a cultura Pop e a publicidade
- Quem é a Pin-Up Brasileira: Reunião de dados quantitativos e qualitativos exclusivos do site Universo Retrô sobre o perfil das Pin-Ups brasileiras
- Sobre estilo Pin-Up: Cabelo, maquiagem, figurino, marcas preferidas e gostos pessoais de brasileiras com estilo retrô
- Referências das Pin-Ups: No que e em quem se inspiram as mulheres que se consideram Pin-Ups Modernas no Brasil
- Ainda: Informações completas sobre raça, idade, gênero, região, relacionamentos, poder aquisitivo, escolaridade e muito mais
SOBRE O UNIVERSO RETRÔ
Lançado oficialmente em julho de 2015, o Universo Retrô é o primeiro portal brasileiro de conteúdo inteiramente focado em cultura, entretenimento e lifestyle vintage e retrô. No site, é possível encontrar artigos e reportagens diversas sobre tudo que envolve as décadas de ouro do passado: de 1920 a 1990, passando, especialmente, pelos saudosos anos 1950 com todo o charme que revolucionou o século 20.
O projeto foi idealizado pela publicitária Daise Alves e a jornalista Mirella Fonzar. Especialistas em Conteúdo de Nostalgia, as duas jovens profissionais, amantes dos anos dourados e do universo das Pin-ups, trazem notícias e reportagens diárias sobre música, moda, design, fotografia, cinema, gastronomia, turismo, comportamento, eventos, e os mais diversos assuntos que sejam inspirados pelo passado. O site conta também com colunistas renomados, entre jornalistas, publicitários, historiadores, blogueiros e entusiastas do passado.
Informações exclusivas para a imprensa
Universo Retrô
www.universoretro.com.br
contato@universoretro.com.br
- Chuva que acalma - 28 de outubro de 2024
- O amor que ficou - 10 de outubro de 2024
- Abraçando cactos - 26 de setembro de 2024
Verônica Kelly Moreira Coelho, natural de Caratinga/ MG, é mais conhecida no meio cultural e acadêmico como Verônica Moreira. Autora dos livros ‘Jardim das Amoreiras’ e ‘Vekinha Em… O Mistério do Coco’. Baronesa da Algustissima e Soberana Casa Real e Imperial dos Godos de Oriente. Acadêmica Internacional e Comendadora da FEBACLA – Federação Brasileira dos Acadêmicos das Ciências Letras e Artes e Delegada Cultural. Acadêmica Correspondente da ACL- Academia Cruzeirense de Letras. Acadêmica da ACL- Academia Caxambuense de letras. Acadêmica Internacional da AILB. Acadêmica Efetiva da ACL- Academia Caratinguense de Letras. Acadêmica Fundadora da AICLAB e Diretora de Cultura. Embaixadora da paz pela OMDDH. Editora Setorial de Eventos e colunista do Jornal Cultural ROL e colunista da Revista Internacional The Bard. Coautora de várias antologias e coorganizadora das seguintes antologias: homenagem ao Bicentenário do romancista e filosofo russo Fiódor Dostoiévski, Tributo aos Grandes Nomes da Literatura Universal e Antologia ROLiana. Instagram: @baronesa.veronicamoreira