A obra ‘Intelectodrama’ é profunda e extremamente real. Escrita num momento de crise depressiva da autora, cada poema carrega dor e sofrimento, contudo, muita reflexão e realidade
Lançado pela Editora Pindorama, a obra ‘Intelectodrama’ é profunda e extremamente real. Escrita num momento de crise depressiva da autora, cada poema carrega dor e sofrimento, contudo, muita reflexão e realidade. Seria pessimismo ou realismo? Cada pessoa enxerga como quiser.
Segundo a autora, alguns versos já estavam prontos, mas a maior parte do livro é repleta de poemas inéditos, ou seja, jamais publicados em Coletâneas ou saites. A autora mostra cada particularidade da sua alma e faz questão de assumir que pouca idade não é sinônimo de contentamento. Jovem, dramática e triste, essa é Letícia Mariana em Intelectodrama!
Apesar de tantos versos melancólicos, alguns são reflexivos, outros, românticos. Também há os que falam sobre pandemia.
No poema ‘Sou autista’, a autora explica didaticamente sobre o espectro e demonstra esperança. Nos versos “Eu não respiro”, é nítida a explicação poética de uma crise de ansiedade. Já o poema feminista ‘Coragem entristecida’, mostra a força da Mariana como mulher, mesmo sendo considerada frágil.
Ao se ler ‘Adeus de um verso”’ descobre-se a dor de um suicida. Os pensamentos suicidas de Letícia foram constantes na criação da obra, e isso fica cada vez mais claro enquanto as páginas passam. Entretanto, no poema ‘Águia e luar’, Letícia Mariana diz ser “sua salvadora”, apesar de tanta luta para ser feliz.
Sinopse
Entristeço e sorrio, numa mistura de intelecto com dramatização!
Sou o chorar sentido, louco, e o pensar tão belo de quaisquer frases!
Sou existência digna do sofrer,
Sou luz que me faz viver!
Sou o que não quero,
Todavia,
Jamais quero ser quem não sou!
Intelectodrama é o reflexo de mim.
E eu me digo como nunca,
Me aguardo numa loucura infinda,
E me curo no fim!
Sou Letícia Mariana,
Me chame de Intelectodrama.
Letícia instiga seus leitores: “Você está preparado para se conhecer e, claro, conhecer o íntimo mais sombrio da escritora? O livro mais dramático, intenso e sincero que você já viu sair de uma jovem: Intelectodrama!”
O livro pode ser adquirido pelo saite www.girafaamarela.com.br
Letícia Mariana é escritora, palestrante, autista e criadora de conteúdo na internet.
É colunista do Jornal Cultural ROL e do Internet Jornal.
‘Intelectodrama’ é seu segundo livro. Um livro repleto de poemas intensos que levam o leitor a uma busca e ao autoconhecimento.
- Vernissage de exposição artística - 20 de novembro de 2024
- Renascimento verde - 18 de novembro de 2024
- Mário Mattos, 100 anos de puro talento - 11 de novembro de 2024
Natural de Sorocaba (SP), é escritor, poeta, revisor de livros e Editor-Chefe do Jornal Cultural ROL. Acadêmico Benemérito e Efetivo da FEBACLA; membro fundador da Academia de Letras de São Pedro da Aldeia – ALSPA e do Núcleo Artístico e Literário de Luanda – Angola e membro da Academia dos Intelectuais e Escritores do Brasil – AIEB. Autor de 8 livros. Jurado de concursos literários. Recebeu, dentre várias honrarias: pelo Supremo Consistório Internacional dos Embaixadores da Paz, o título Embaixador da Paz e Medalha Guardião da Paz e da Justiça; pela Augustíssima e Soberana Casa Real e Imperial dos Godos de Oriente o título de Conde; pela Soberana Ordem da Coroa de Gotland, o título de Cavaleiro Comendador; pela Real Ordem dos Cavaleiros Sarmathianos, o título de Benfeitor das Ciências, Letras e Artes; pela FEBACLA: Medalha Notório Saber Cultural, Comenda Láurea Acadêmica Qualidade de Ouro, Comenda Ativista da Cultura Nacional; Comenda Baluarte da Literatura Nacional e Chanceler da Cultura Nacional; pelo Centro Sarmathiano de Altos Estudos Filosóficos e Históricos os títulos de Doutor Honoris Causa em Literatura, Ciências Sociais e Comunicação Social. Prêmio Cidadão de Ouro 2024