Documentário terá sessão presencial única e gratuita na Estação Net Botafogo e ficará disponível em plataforma online
O documentário Chico Rei Entre Nós (2020), dirigido por Joyce Prado e produzido pela Abrolhos Filmes, será exibido no Première Brasil 2020, mostra promovida pelo Festival do Rio. Em 11 de agosto, haverá uma sessão presencial limitada na Estação Net Botafogo, no Rio de Janeiro, e, a partir do dia 12, o longa-metragem ficará disponível para assistir online, na plataforma InnSaei.TV.
O filme explora os ecos da escravidão brasileira na vida das pessoas negras no dias atuais a partir da história de Chico Rei. Também conhecido como Galanga, Chico foi um rei congolês trazido ao Brasil para trabalhar como escravo nas minas de Ouro Preto (MG), por volta de 1740, que, segundo a tradição oral, comprou sua própria liberdade e a de outros escravizados. Sua figura é celebrada anualmente na cidade mineira em uma cerimônia que ficou conhecida como “Reinado”.
Nesse sentido, o documentário mostra ao espectador o quão emancipador pode ser o sentimento de pertencimento a um coletivo. “Pouco ou nada se sabe sobre quem foram as milhões de pessoas trazidas para o Brasil durante a escravidão. A população do país precisa conhecer e reconhecer a história de seus antepassados para compreender o impacto de suas ações para a sociedade atual”, afirma a diretora.
Premiado na 44ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, o longa conta uma faixa exclusiva do rapper Emicida.
Première Brasil
Com exibição híbrida, gratuita e uma seleção de 20 longas – 12 de ficção e 8 docs – e 25 curtas, o Première Brasil acontece entre 5 e 15 de agosto. A edição do evento tem a intenção de valorizar as produções inscritas em 2020, assim como oferecer um canal de divulgação para os títulos.
Chico Rei Entre Nós, de Joyce Prado – Duração: 94 minutos
Sessões:
-
11 de agosto, às 15h, na Estação Net Botafogo – Rua Voluntários da Pátria, 88 – Botafogo – Rio de Janeiro/RJ
-
12 e 13 de agosto – acesso pela plataforma InnSaei.tv
- O mistério da rua sem saída - 5 de dezembro de 2025
- Uma noite inesquecível em Manhuaçu! - 3 de dezembro de 2025
- N.A.I.S.L.A - 2 de dezembro de 2025
Natural de Sorocaba (SP), é escritor, poeta e Editor-Chefe do Jornal Cultural ROL. Acadêmico Benemérito e Efetivo da FEBACLA; membro fundador da Academia de Letras de São Pedro da Aldeia – ALSPA e do Núcleo Artístico e Literário de Luanda – Angola – NALA, e membro da Academia dos Intelectuais e Escritores do Brasil – AIEB. Autor de 8 livros. Jurado de concursos literários. Recebeu, dentre vários titulos: pelo Supremo Consistório Internacional dos Embaixadores da Paz, Embaixador da Paz e Medalha Guardião da Paz e da Justiça; pela Soberana Ordem da Coroa de Gotland, Cavaleiro Comendador; pela Real Ordem dos Cavaleiros Sarmathianos, Benfeitor das Ciências, Letras e Artes; pela FEBACLA: Medalha Notório Saber Cultural, Comenda Láurea Acadêmica Qualidade de Ouro; Comenda Baluarte da Literatura Nacional e Chanceler da Cultura Nacional; pelo Centro Sarmathiano de Altos Estudos Filosóficos e Históricos, Pesquisador em Artes e Literatura; Pela Academia de Letras de São Pedro da Aldeia, o Título Imortal Monumento Cultural e Título Honra Acadêmica, pela categoria Cultura Nacional e Belas Artes; Prêmio Cidadão de Ouro 2024, concedido por Laude Kämpos. Pelo Movimento Cultivista Brasileiro, o Prêmio Incentivador da Arte e da Cultura,


