Evento promovido pelo Cartunista Edra Amorim em parceria com a prefeitura de Caratinga reuniu cartunistas de vários lugares do mundo para homenagear o Cantor Agnaldo Timóteo
No dia 16 de outubro de 2021, na Casa Ziraldo de Cultura, o cartunista Edra Amorim, em parceria com a Prefeitura de Caratinga, prestou uma homenagem ao Cantor Agnaldo Timóteo, falecido no dia 03 de abril de 2021, vítima da Covid-19, aos 84 anos de idade. No dia 16 de outubro, Agnaldo Timóteo completaria 85 anos de idade.
O evento, que terminou no dia 22, se deu por meio de uma exposição com artes em caricaturas produzidas pelos mais notáveis cartunistas do Brasil e do exterior, e contou com a presença de vários amigos que prestigiaram a memória do célebre conterrâneo.
Agnaldo Timóteo sempre representou o povo caratinguense e a cidade que tanto amava. Em todos os shows e programas de TV, ele falava de modo carinhoso de sua Caratinga!
Em reconhecimento ao apreço que Agnaldo demonstrava publicamente por Caratinga, no dia 08 de agosto de 2011, na praça Getúlio Vargas, no centro da cidade, foi inaugurada uma estátua em sua homenagem, esculpida pelo médico e escultor Paulo Motta.
O evento, além de homenagear o saudoso cantor, foi tido como um presente aos enamorados da música de Agnaldo Timóteo, que, durante a exposição, puderam ouvir suas mais belas composições.
No dia 22 de outubro, eu, Verônica Moreira colunista do Jornal Cultural Rol e minha mãe, Conceição Moreira, marcamos presença no salão de exposição e, registrando as obras artísticas, nos emocionamos ao ouvir músicas cantadas por Agnaldo. Músicas que trouxeram belas lembranças de minha infância, pois cresci ouvindo meu pai e minha mãe cantarem as mais belas músicas do cantor que, com sua voz maravilhosa, encantou o mundo!
Agnaldo Timóteo será sempre homenageado por sua terra, por seu povo. E merece ser sempre lembrado e homenageado por todo o povo brasileiro, pois foi um exemplo de superação, que deve ser seguido pelas gerações futuras.
- Meu cupido - 14 de novembro de 2024
- Chuva que acalma - 28 de outubro de 2024
- O amor que ficou - 10 de outubro de 2024
Verônica Kelly Moreira Coelho, natural de Caratinga/ MG, é mais conhecida no meio cultural e acadêmico como Verônica Moreira. Autora dos livros ‘Jardim das Amoreiras’ e ‘Vekinha Em… O Mistério do Coco’. Baronesa da Augustissima e Soberana Casa Real e Imperial dos Godos de Oriente. Acadêmica Internacional e Comendadora da FEBACLA – Federação Brasileira dos Acadêmicos das Ciências Letras e Artes e Delegada Cultural. Acadêmica Correspondente da ACL- Academia Cruzeirense de Letras. Acadêmica da ACL- Academia Caxambuense de letras. Acadêmica Internacional da AILB. Acadêmica Efetiva da ACL- Academia Caratinguense de Letras. Acadêmica Fundadora da AICLAB e Diretora de Cultura. Embaixadora da paz pela OMDDH. Editora Setorial de Eventos e colunista do Jornal Cultural ROL e colunista da Revista Internacional The Bard. Coautora de várias antologias e coorganizadora das seguintes antologias: homenagem ao Bicentenário do romancista e filosofo russo Fiódor Dostoiévski, Tributo aos Grandes Nomes da Literatura Universal e Antologia ROLiana. Instagram: @baronesa.veronicamoreira