Sexta (29/10/2021) no Teatro Escola Mario Persico, em duas sessões: às 19h30 e 21h00
O texto ‘Mãe – Ou, Uma Lei Para Inglês Ver’ aborda a questão dos africanos livres, ou escravos do governo.
Com a proibição do tráfico de escravos, essa atividade continuou acontecendo de forma ilegal e os negros capturados nessas expedições eram encaminhados para prestarem serviços em empresas do império, por um período de quatorze anos, findo os quais deveriam ser declarados libertos. O que nem sempre acontecia, daí o subtítulo: Uma Lei Para Inglês Ver.
Sorocaba entra nessa história através da Fábrica de Ferro de São João do Ipanema, para onde alguns desses africanos foram encaminhados.
O gênero dos textos também se baseia em estilos comuns ao período. Assim sendo, este espetáculo tem como modelo de ação o melodrama ‘A Mãe’, de José de Alencar.
Aprovado no edital 01 de 2019 do PROAC.
Nesta sexta (29/10/2021) no Teatro Escola Mario Persico, em duas sessões: As 19h30 e 21h00.
Entrada franca.
Reservas pelo fone: (15) 99198-6363
Fotos: José Alexandre B. Valentim.
- Angolano vence concurso internacional de literatura - 3 de fevereiro de 2026
- Pequeña historia de META - 2 de fevereiro de 2026
- II Prêmio Laurel de Literatura - 30 de janeiro de 2026
Natural de Sorocaba (SP), é escritor, poeta e Editor-Chefe do Jornal Cultural ROL. Acadêmico Benemérito e Efetivo da FEBACLA; membro fundador da Academia de Letras de São Pedro da Aldeia – ALSPA e do Núcleo Artístico e Literário de Luanda – Angola – NALA, e membro da Academia dos Intelectuais e Escritores do Brasil – AIEB. Autor de 8 livros. Jurado de concursos literários. Recebeu, dentre vários titulos: pelo Supremo Consistório Internacional dos Embaixadores da Paz, Embaixador da Paz e Medalha Guardião da Paz e da Justiça; pela Soberana Ordem da Coroa de Gotland, Cavaleiro Comendador; pela Real Ordem dos Cavaleiros Sarmathianos, Benfeitor das Ciências, Letras e Artes; pela FEBACLA: Medalha Notório Saber Cultural, Comenda Láurea Acadêmica Qualidade de Ouro; Comenda Baluarte da Literatura Nacional e Chanceler da Cultura Nacional; pelo Centro Sarmathiano de Altos Estudos Filosóficos e Históricos, Pesquisador em Artes e Literatura; Pela Academia de Letras de São Pedro da Aldeia, o Título Imortal Monumento Cultural e Título Honra Acadêmica, pela categoria Cultura Nacional e Belas Artes; Prêmio Cidadão de Ouro 2024, concedido por Laude Kämpos. Pelo Movimento Cultivista Brasileiro, o Prêmio Incentivador da Arte e da Cultura,


