
Dente-de-leão
Já reparou nos ‘dentes-de-leão’? Aquelas florzinhas peludas e branquinhas são minhas preferidas. São intrigantes, pois quando a gente pensa que morrem, voam! Quando criança eu amava observá-las flutuando mansamente para longe. A flor ‘dente-de-leão’ parece frágil, mas quando ganha um impulso do vento nossos olhos não conseguem alcançá-las.
Fragilidade não é sinônimo de fraqueza; a pessoa pode ser mais forte do que imaginamos. Alguém aparentemente frágil é capaz de se prevenir muito mais do que a pessoa que se acha forte, mas os que confiam na própria força, terminam por se descuidar.
Muitos julgam uma pessoa ‘frágil’ como alguém medroso diante da vida, quando na realidade é que ela é muito observadora e está apta a aprender as coisas até mais que as outras que se dizem ‘corajosas’.
Algumas pessoas quando me veem pessoalmente dizem: “Você é tão delicada!”
Sim, posso até ser delicada, como uma florzinha ‘dente-de-leão’, mas não sou frágil e muito menos imatura.
Todos nós alguma vez na vida nos sentimos fracos. Até uma simples gripe pode nos abater a ponto de não conseguirmos fazer sequer os serviços diários. Mas isso não quer dizer que somos ‘fraquinhos.’
Vivemos em um mundo onde ser forte é o padrão e obrigação. Alguns exageram tanto que fazem exercícios excessivos para deixar seus corpos bem definidos e exageradamente musculosos. Dizem que é para saúde, mas na verdade a maioria delas só querem mostrar a sua força.
Infelizmente, nesse mundo materialista e competitivo as pessoas dão muito ênfase a força e a juventude.
Mas a fraqueza e força qual me refiro na verdade, não tem nada a ver com a aparência. O apóstolo Paulo, por exemplo foi um dos que mais entendia os fracos.
Na sua primeira carta a igreja de Coríntios no capítulo 12, ele diz que até a parte mais fraca ou menos atraente de nosso corpo tem seu valor e função. E já na sua segunda carta ele diz: “Quando sou fraco, é que sou forte.”. Por isso, algumas pessoas podem até ter uma aparência frágil, mesmo assim elas conseguem demonstrar fé e força diante das situações mais difíceis.
São como as florzinhas ‘dente-de-leão’. Quanto mais delicadas, ainda mais fortes se tornam, e resistem à vida com muita leveza.
Que Deus nos abençoe, nos ensine e nos dê forças mesmo em nossas fraquezas, para que possamos superar as dificuldades da vida!
Andreia Caires
andreiacairesrodrigues@gmail.com
- O mistério da rua sem saída - 5 de dezembro de 2025
- Uma noite inesquecível em Manhuaçu! - 3 de dezembro de 2025
- N.A.I.S.L.A - 2 de dezembro de 2025
Natural de Sorocaba (SP), é escritor, poeta e Editor-Chefe do Jornal Cultural ROL. Acadêmico Benemérito e Efetivo da FEBACLA; membro fundador da Academia de Letras de São Pedro da Aldeia – ALSPA e do Núcleo Artístico e Literário de Luanda – Angola – NALA, e membro da Academia dos Intelectuais e Escritores do Brasil – AIEB. Autor de 8 livros. Jurado de concursos literários. Recebeu, dentre vários titulos: pelo Supremo Consistório Internacional dos Embaixadores da Paz, Embaixador da Paz e Medalha Guardião da Paz e da Justiça; pela Soberana Ordem da Coroa de Gotland, Cavaleiro Comendador; pela Real Ordem dos Cavaleiros Sarmathianos, Benfeitor das Ciências, Letras e Artes; pela FEBACLA: Medalha Notório Saber Cultural, Comenda Láurea Acadêmica Qualidade de Ouro; Comenda Baluarte da Literatura Nacional e Chanceler da Cultura Nacional; pelo Centro Sarmathiano de Altos Estudos Filosóficos e Históricos, Pesquisador em Artes e Literatura; Pela Academia de Letras de São Pedro da Aldeia, o Título Imortal Monumento Cultural e Título Honra Acadêmica, pela categoria Cultura Nacional e Belas Artes; Prêmio Cidadão de Ouro 2024, concedido por Laude Kämpos. Pelo Movimento Cultivista Brasileiro, o Prêmio Incentivador da Arte e da Cultura,

