As apresentações, no YouTube da Cia. Tubarão que deu Origem a Série, se encerram no dia 22 de maio, sempre às segundas-feiras, quintas-feiras, sábados e domingos
A Cia. Tubarão que deu Origem à Série estreia o espetáculo Mãe do Corpo, monólogo baseado no livro homônimo de poemas da poetisa Tania Orsi, em que a autora usa de sua experiência como psicóloga para travar um diálogo intenso com o inconsciente em suas diversas emanações. Esse diálogo aparece em várias situações cotidianas, das memórias revisitadas da infância, das vivências com o pai, nas lutas, nas ressacas, nas dores mais diversas.
É por meio da corporeidade da atriz em diálogo com a obra que a dramaturgia se desenvolve, numa interação que funde as experiências contidas na relação corpo/obra e resulta num todo tenso expresso na ação teatral. Nesta relação, a sonoridade composta por palavras, ruídos, efeitos e canções torna-se vital para a ação dramática.
Todo este complexo (pelos poemas musicados) faz com que se materialize no palco diferentes dimensões de nossa humanidade. Metaforiza a natureza e estabelece relações com a arte, o envelhecimento, a vida, o tempo, a morte e o vazio existencial muitas vezes presentes em cada um de nós.
A direção é de Benedito de Oliveira, Direção de Movimento e Produção de Merlin Kern, Atriz Patrícia Nolasco, Direção musical Caio Alquati e Maurício Toco, Composições instrumentais e canções realizadas sobre poemas de Tânia Orsi Maurício Toco, Figurino Ketlyn Azevedo, Iluminação Claudinei Rosa, Desenhos Júlio Veredas, Operador de Iluminação/Videomaker Antônio Zardos, Produção Musical Eraldo Basso, Designer Rendelson Framil Júnior.
Projeto este proposto por Tania Orsi que foi contemplado pela Lei de Incentivo à Cultura de Sorocaba/2019, apreciando doze (12) apresentações do espetáculo “Mãe do Corpo”, um(1) workshop de literatura que foi ministrado por Tania Orsi e um(1) de teatro ministrado por Patrícia Nolasco.
As apresentações, no YouTube da Cia. Tubarão que deu Origem à Séria, se encerram no dia 22 de maio, sempre às segundas-feiras, quartas-feiras, sábados e domingos.
- Organização, gestão do lar e mesa posta - 22 de novembro de 2024
- Vernissage de exposição artística - 20 de novembro de 2024
- Renascimento verde - 18 de novembro de 2024
Natural de Sorocaba (SP), é escritor, poeta, revisor de livros e Editor-Chefe do Jornal Cultural ROL. Acadêmico Benemérito e Efetivo da FEBACLA; membro fundador da Academia de Letras de São Pedro da Aldeia – ALSPA e do Núcleo Artístico e Literário de Luanda – Angola e membro da Academia dos Intelectuais e Escritores do Brasil – AIEB. Autor de 8 livros. Jurado de concursos literários. Recebeu, dentre várias honrarias: pelo Supremo Consistório Internacional dos Embaixadores da Paz, o título Embaixador da Paz e Medalha Guardião da Paz e da Justiça; pela Augustíssima e Soberana Casa Real e Imperial dos Godos de Oriente o título de Conde; pela Soberana Ordem da Coroa de Gotland, o título de Cavaleiro Comendador; pela Real Ordem dos Cavaleiros Sarmathianos, o título de Benfeitor das Ciências, Letras e Artes; pela FEBACLA: Medalha Notório Saber Cultural, Comenda Láurea Acadêmica Qualidade de Ouro, Comenda Ativista da Cultura Nacional; Comenda Baluarte da Literatura Nacional e Chanceler da Cultura Nacional; pelo Centro Sarmathiano de Altos Estudos Filosóficos e Históricos os títulos de Doutor Honoris Causa em Literatura, Ciências Sociais e Comunicação Social. Prêmio Cidadão de Ouro 2024