A Ocupação Artística FOCUS (Fórum das Culturas de Sorocaba), evento gratuito e de livre expressão, acontece neste domingo, 07/08, a partir das 09h, na Praça Frei Baraúna
No mês de aniversário da cidade, a Ocupação Artística promete um encontro especial, realizando um passeio histórico e musical por Sorocaba com performances artísticas, aulas com professores universitários e concerto com a Orquestra Filarmônica Jovem de Sorocaba. Confira:
No melhor do estilo seresteiro, os músicos de choro liderado por Beto Sforcin, filho do lendário boêmio Tiguera, apresentam um contraponto com as falas de Carlos Carvalho Cavalheiro, historiador e pesquisador, que conduzirá uma conversa com o público em cada ponto da praça, contando curiosidades históricas.
O ambientalista e professor da Uniso, Vidal Mota também participa do evento trazendo uma abordagem socioambiental da cidade e seu impacto na qualidade de vida das pessoas. Já Rosalina Burgos, professora no curso de Estudos da Condição Humana na Ufscar, vem com uma dinâmica sobre a percepção das paisagens.
Completando esse olhar holístico, o evento terá uma performance com a atriz Ivanise Regina de Carlo.
E, para encerrar com chave de ouro, rola concerto com a Orquestra Filarmônica Jovem de Sorocaba – FILA. Composta hoje por 40 músicos, com idade a partir dos 10 anos, a Orquestra apresenta repertórios que contemplam desde o clássico ao contemporâneo.
A organização do evento sugere que o público leve água e cadeira para uma melhor experiência.
- O admirável mundo de João de Camargo - 2 de maio de 2024
- No palco feminista - 26 de dezembro de 2023
- Um país sem cultura é um corpo sem alma - 9 de agosto de 2023
Natural de São Paulo (SP, atualmente reside em Sorocaba. É professor de História da rede pública municipal de Porto Feliz (SP). Licenciado em História e em Pedagogia, Bacharel em Teologia e Mestre em Educação (UFSCar, campus Sorocaba). Historiador, escritor, poeta, documentarista e pesquisador de cultura popular paulista. Autor de mais de duas dezenas de livros, dentre os quais se destacam: ‘Folclore em Sorocaba’, ‘Salvadora!’, ‘Scenas da Escravidão, ‘Memória Operária’, ‘André no Céu’, ‘Entre o Sereno e os Teares’ e ‘Vadios e Imorais’. Em fevereiro de 2019, recebeu as seguintes honrarias: Título de Embaixador da Paz e Medalha Guardião da Paz e da Justiça e Medalha Notório Saber Cultural, outorgados pela FEBACLA – Federação dos Acadêmicos das Ciências, Letras e Artes e o Título Defensor Perpétuo do Patrimônio e da Memória de Sorocaba, outorgado pelo Centro Sarmathiano de Altos Estudos Filosóficos e Históricos. É idealizador e organizador da FLAUS – Feira do Livro dos Autores Sorocabanos