Quem tem medo do Hierofante?
Sempre acreditei na ‘sorte do palestrante’. Isso nada mais é que um preceito antigo da oratória de que, quando estamos próximos de fazer algum discurso (oral ou escrito) para o público, acontece algum evento que nos ajuda a exemplificar e encadear a dispositio da nossa retórica. Com o passar do tempo, nem considero isso mais sorte, mas sim um evento de sincronicidade. Afinal, não existem coincidências. As coisas acontecem quando precisam acontecer.
Mas, qual é a razão de dizer tal coisa?
Pois bem. Seguindo as minhas colunas digitais no ano de 2022, que escolhi falar dos Arcanos do Tarô, o texto da vez seria sobre o Hierofante. E qual a minha surpresa? (Nenhuma, na verdade, é apenas exercício retórico.). Bem, na semana que devo escrever este texto, teremos um pequeno frisson do mundo esotérico.
No final desta semana, mais precisamente no sábado, dia 10 de setembro, teremos um evento astrológico que ocorre de tempos em tempos. Não é tão raro, mas também não é da ordem da normalidade das coisas. É a entrada de Mercúrio retrógrado em sintonia com a retrogradação com os planetas sociais (Júpiter e Saturno) e geracionais (Urano, Netuno e Plutão).
Ora, Mercúrio retrógrado é um campeão de chororô. Todo mundo quer culpá-lo por alguma coisa. O fato é simples. Mercúrio retrógrado acontece com grande frequência (3 a 4 vezes ao ano). De maneira geral, sem considerar o mapa natal e seus trânsitos, é uma época para introspecção e medir palavras. A comunicação e a expressão estão tensionadas. Talvez seja preciso explicar mais de uma vez algo, mas isso não significa que está tudo perdido. Pelo contrário, é uma época onde devemos nos mensurar pela régua interna (como deve ser feito sempre, na verdade) e não pela régua social, caso queiramos seguir o fluxo.
Ele ficará 1 mês nesse processo de retrogradação, saindo no domingo, dia 02 de outubro. Durante todo esse período, os cinco planetas (Júpiter, Saturno, Urano, Netuno e Plutão) estarão retrógrados.
O que isso significa, sem considerar o mapa natal?
Júpiter retrógrado nos dá certa preguiça na busca da nossa prosperidade. Saturno retrógrado nos dá uma letargia da crítica, quase um processo de culpabilidade até por coisas que não temos culpa. Urano retrógrado nos deixa sem vontade de mudar a nossa realidade, indo para o berço confortável do status quo. Netuno retrógrado, por sua vez, nos faz gostar de ideias prontas. Plutão retrógrado, por fim, nos questiona acerca da nossa alma, especialmente das sombras dela.
Assim, viveremos um mês onde o ideal é focarmos na verdadeira sabedoria. Por isso que acredito que a melhor carta-conselho de Tarot para Setembro de 2022 é o Hierofante.
O Hierofante, em uma visão católica, é chamado de Papa. Para os religiosos e místicos, é o Sumo Sacerdote. Mas, se pararmos para pensar, o Hierofante é a personificação metafórica antropomorfizada da Sabedoria Transcendental. Ela é apenas um rosto para um saber imaterial.
Para Arthur E. Waite, o Hierofante é a figura da sabedoria a partir da verdadeira sabedoria,do Conhecimento Superior. Ou seja, desse ‘Alto’ Conhecimento que, no limite, está enraizado no Autoconhecimento. Ele, em seu famoso livro, até mesmo coloca o Tarólogo e/ou o Terapeuta Holístico como um dos significados possíveis dessa carta.
Por isso, uma boa pedida para esse momento de introspecção é buscar esse autoconhecimento. Buscar tarólogos, psicoterapeutas, yogues, astrólogos, xamãs, filósofos, sábios, leitores de registros akáshicos reikianos, operadores de mesa radiônica que você se sente conectado e ir atrás do ‘alto’ conhecimento que é o Autoconhecimento.
Diante do Sol em Virgem que nos ilumina (ou, talvez, nos ‘queima’) podemos ter medo desses hierofantes. Mas, quem tem medo do Hierofante? Aquele que está no caminho do saber transcendental?
A resposta é simples: Aquele que tem medo de si mesmo.
Aproveite esse mês de retrogradação para se conhecer e busque terapias holísticas para ajudar na empreitada. Claro que o conselho vale para o ano inteiro e para qualquer momento em sua vida.
No entanto, talvez esse momento tenha chegado agora. Agradeça Mercúrio retrógrado por isso!
Rafael Venancio
rdovenancio@gmail.com
- Vernissage de exposição artística - 20 de novembro de 2024
- Renascimento verde - 18 de novembro de 2024
- Mário Mattos, 100 anos de puro talento - 11 de novembro de 2024
Natural de Sorocaba (SP), é escritor, poeta, revisor de livros e Editor-Chefe do Jornal Cultural ROL. Acadêmico Benemérito e Efetivo da FEBACLA; membro fundador da Academia de Letras de São Pedro da Aldeia – ALSPA e do Núcleo Artístico e Literário de Luanda – Angola e membro da Academia dos Intelectuais e Escritores do Brasil – AIEB. Autor de 8 livros. Jurado de concursos literários. Recebeu, dentre várias honrarias: pelo Supremo Consistório Internacional dos Embaixadores da Paz, o título Embaixador da Paz e Medalha Guardião da Paz e da Justiça; pela Augustíssima e Soberana Casa Real e Imperial dos Godos de Oriente o título de Conde; pela Soberana Ordem da Coroa de Gotland, o título de Cavaleiro Comendador; pela Real Ordem dos Cavaleiros Sarmathianos, o título de Benfeitor das Ciências, Letras e Artes; pela FEBACLA: Medalha Notório Saber Cultural, Comenda Láurea Acadêmica Qualidade de Ouro, Comenda Ativista da Cultura Nacional; Comenda Baluarte da Literatura Nacional e Chanceler da Cultura Nacional; pelo Centro Sarmathiano de Altos Estudos Filosóficos e Históricos os títulos de Doutor Honoris Causa em Literatura, Ciências Sociais e Comunicação Social. Prêmio Cidadão de Ouro 2024