
Pedagoga, professora, escritora, poetisa, contadora de histórias, ministrante de cursos para professoras e autora de apostilas para concurso: a versatilidade de Valdina Augusto de Souza!
Valdina Augusto de Souza, natural da cidade de Paraguaçu Paulista (SP), é pedagoga formada pela UNESP de Marília, professora há 32 anos na rede municipal de ensino de Paraguaçu Paulista, escritora, poetisa, contadora de histórias infantis, ministrante de Cursos para professores e autora de apostilas para concursos.
Na área acadêmica, é membra da FEBACLA – Federação Brasileira das Ciências, Letras e Artes; ABRESC – Academia Brasileira de Escritores; AILB – Academia Internacional de Literatura Brasileira e AIML – Academia Internacional Mulheres das Letras.
Dentre os títulos e prêmios recebidos, destacam-se: Dra. h.c. em Educação; Comendadora da Cultura e da Literatura; Chanceler da Arte e da Literatura; Prêmio Destaque Literário Gonçalves Dias e o Prêmio Cultural Caiçara, pela Editora Baronesa.
É colunista da TV Paraguaçu e coautora de várias antologias nacionais e internacionais.
Página no Facebook: Oficina Pedagógica Magia e Encanto.
Inaugurando sua colaboração no ROL, o poema Só… solidão.
SÓ…SOLIDÃO
Olho o horizonte
Contemplo a imensidão
Só…
Só!
Lembranças
Invadem meu ser
Coração chora
Lembranças…
Só
Cadeira vazia
Empoeirada
Em meio às folhas secas
Caídas
Cobrindo o chão
Guarda segredos
Memórias
Só!
Cadeira Vazia
Lembranças…
Solidão
Sob a luz do luar
A alma chama, chama
Pelo amor
Que o tempo levou
Cadeira vazia
Empoeirada
Coração chora
Memórias…
De um tempo feliz
Apaixonados
Que não volta mais
Agora… somente
Cadeira vazia
Só!
Solidão…
- Troféu Mulher de Pedra 2025 - 6 de dezembro de 2025
- O mistério da rua sem saída - 5 de dezembro de 2025
- Uma noite inesquecível em Manhuaçu! - 3 de dezembro de 2025
Natural de Sorocaba (SP), é escritor, poeta e Editor-Chefe do Jornal Cultural ROL. Acadêmico Benemérito e Efetivo da FEBACLA; membro fundador da Academia de Letras de São Pedro da Aldeia – ALSPA e do Núcleo Artístico e Literário de Luanda – Angola – NALA, e membro da Academia dos Intelectuais e Escritores do Brasil – AIEB. Autor de 8 livros. Jurado de concursos literários. Recebeu, dentre vários titulos: pelo Supremo Consistório Internacional dos Embaixadores da Paz, Embaixador da Paz e Medalha Guardião da Paz e da Justiça; pela Soberana Ordem da Coroa de Gotland, Cavaleiro Comendador; pela Real Ordem dos Cavaleiros Sarmathianos, Benfeitor das Ciências, Letras e Artes; pela FEBACLA: Medalha Notório Saber Cultural, Comenda Láurea Acadêmica Qualidade de Ouro; Comenda Baluarte da Literatura Nacional e Chanceler da Cultura Nacional; pelo Centro Sarmathiano de Altos Estudos Filosóficos e Históricos, Pesquisador em Artes e Literatura; Pela Academia de Letras de São Pedro da Aldeia, o Título Imortal Monumento Cultural e Título Honra Acadêmica, pela categoria Cultura Nacional e Belas Artes; Prêmio Cidadão de Ouro 2024, concedido por Laude Kämpos. Pelo Movimento Cultivista Brasileiro, o Prêmio Incentivador da Arte e da Cultura,

