setembro 19, 2024
Editora Cubile lança livro sobre a história de Sorocaba
Exposição de Artes Janelas do Brasil
Homenagem ao concurso Miss Brasil
O luar e o amor
Aldravia (3)
Em toda estação há solidão
Penso em ti e logo te quero
Últimas Notícias
Editora Cubile lança livro sobre a história de Sorocaba Exposição de Artes Janelas do Brasil Homenagem ao concurso Miss Brasil O luar e o amor Aldravia (3) Em toda estação há solidão Penso em ti e logo te quero

Artigo do Dr. José Otávio Vasques Ayres: 'Terceira Idade – problemas de boca e garganta'

DR JOSE OTAVIO VASQUES AYRES – TERCEIRA IDADE – PROBLEMAS DE BOCA E GARGANTA

Foto de Jose Otavio Vasques Ayres.BOCA– É importante estar atento a manchas vermelhas, brancas ou escuras e a feridas. (Especialmente em fumantes). Com a idade, aceleram-se os problemas de gengiva. Há também diminuição da produção de saliva. DICA= A higiene oral deve receber atenção especial. Realizar inspeção frequente de toda a cavidade oral e se notar algo diferente, deverá ser examinado. Tomar muita água em pequenos volumes, o dia todo, ajuda a compensar a falta de saliva.

GLOSSODÍNEA – Algumas pessoas, com a idade, podem apresentar um ardor importante na língua. Ao exame físico, não há alterações. Existe tratamento eficaz que será tanto melhor, quanto mais precoce. DICA= Evitar alimentos muito quentes ou muito gelados, fumo, álcool, pimenta e ácidos em geral.

GARGANTA– Com a idade amigdalite e a faringite por bactérias são incomuns, sendo mais frequentes os quadros virais, onde não são usados antibióticos. A diferenciação entre quadro viral ou bacteriano deve ser feita pelo médico.

DISFAGIA – É a dificuldade de engolir. Quadro frequente e muito importante. Pode ser por infecção, refluxo ou até mesmo estresse. Mas pode ocorrer em quadros mais graves como câncer e alterações neurológicas. DICA= Sempre que houver disfagia persistente, há necessidade de um exame especializado.

ROUQUIDÃO – Alterações de voz são comuns, podendo estar ligadas ao envelhecimento do aparelho fonador. Porém, podem ser decorrentes de: Refluxo, alergia, edema de pregas vocais, nódulo de pregas vocais (popular calo), cisto de pregas vocais, cândida, infecção, doenças neurológicas, paralisia de pregas vocais, câncer de laringe, outros. DICA=Tomar sempre muita água. Evitar gargarejos, pastilhas ou sprays. DICA = Rouquidão por mais que 5 dias necessita de avaliação otorrinolaringológica, com exame de pregas vocais.

DR JOSE OTAVIO VASQUES AYRES

Fonte de imagem = internet

Helio Rubens
Últimos posts por Helio Rubens (exibir todos)
Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial
Pular para o conteúdo