A iniciativa é do escritor e historiador Carlos Carvalho Cavalheiro em ação de contrapartida pelo recebimento do Prêmio Anual Sorocaba de Literatura de 2022, com o livro “O Legado de Pandora”
No dia 4 de fevereiro, sábado, realizou-se na cidade de Sorocaba um Passeio Cultural pelos lugares de memória do fascismo e antifascismo da década de 1930. A iniciativa é do escritor e historiador Carlos Carvalho Cavalheiro em ação de contrapartida pelo recebimento do Prêmio Anual Sorocaba de Literatura de 2022, com o livro “O Legado de Pandora”.
Escrito e publicado em 2021, a obra “O Legado de Pandora” é um romance ficcional que conta a vida do professor Claudio, um militante antifascista de Sorocaba na década de 1930. Permeada por fatos da época, a história equilibra história e ficção.
O livro foi contemplado com o Prêmio de Literatura o ano passado e a proposta do autor foi a de caminhar pelas ruas centrais de Sorocaba e apresentar um pouco dos cenários onde se desenrolou a trama. Passando por diversos lugares de memória – como a antiga sede do Centro Operário Católico, do Palacete Scarpa (onde esteve instalado o Partido Fascista Italiano), o prédio do Centro Republicano Hespanhol e o do Centro Cívico Pró-Democracia – Cavalheiro discorreu não somente sobre a história da cidade, mas, também, sobre o processo criativo que resultou no romance.

O final da caminhada ocorreu na Praça Frei Baraúna, em frente ao monumento Obelisco em memória da 2ª Guerra Mundial. Carlos Carvalho Cavalheiro lembrou que os soldados brasileiros lutaram contra o nazi-fascismo na Europa e terminou enaltecendo a tendência antifascista do povo brasileiro: “Embora tenhamos grupos fascistas e a despeito de parecerem ser muitos, a nossa inclinação como povo é o antifascismo. As forças armadas brasileiras, os pracinhas brasileiros foram para a Guerra lutar contra e não a favor do fascismo”, disse o historiador.
- Troféu Mulher de Pedra 2025 - 6 de dezembro de 2025
- O mistério da rua sem saída - 5 de dezembro de 2025
- Uma noite inesquecível em Manhuaçu! - 3 de dezembro de 2025
Natural de Sorocaba (SP), é escritor, poeta e Editor-Chefe do Jornal Cultural ROL. Acadêmico Benemérito e Efetivo da FEBACLA; membro fundador da Academia de Letras de São Pedro da Aldeia – ALSPA e do Núcleo Artístico e Literário de Luanda – Angola – NALA, e membro da Academia dos Intelectuais e Escritores do Brasil – AIEB. Autor de 8 livros. Jurado de concursos literários. Recebeu, dentre vários titulos: pelo Supremo Consistório Internacional dos Embaixadores da Paz, Embaixador da Paz e Medalha Guardião da Paz e da Justiça; pela Soberana Ordem da Coroa de Gotland, Cavaleiro Comendador; pela Real Ordem dos Cavaleiros Sarmathianos, Benfeitor das Ciências, Letras e Artes; pela FEBACLA: Medalha Notório Saber Cultural, Comenda Láurea Acadêmica Qualidade de Ouro; Comenda Baluarte da Literatura Nacional e Chanceler da Cultura Nacional; pelo Centro Sarmathiano de Altos Estudos Filosóficos e Históricos, Pesquisador em Artes e Literatura; Pela Academia de Letras de São Pedro da Aldeia, o Título Imortal Monumento Cultural e Título Honra Acadêmica, pela categoria Cultura Nacional e Belas Artes; Prêmio Cidadão de Ouro 2024, concedido por Laude Kämpos. Pelo Movimento Cultivista Brasileiro, o Prêmio Incentivador da Arte e da Cultura,


