maio 22, 2024
Diálogos MAP
Em busca de circular no nosso quintal
Espinhos da Rosa
Sol e Lua
Esfinge
Inteligência Artificial: Como será o futuro?
Green60 – Mobile Film Festival
Últimas Notícias
Diálogos MAP Em busca de circular no nosso quintal Espinhos da Rosa Sol e Lua Esfinge Inteligência Artificial: Como será o futuro? Green60 – Mobile Film Festival

MAM Educativo celebra o Dia da Consciência Negra

Print Friendly, PDF & Email

Em visita mediada à mostra recém-aberta Mãos: 35 anos da Mão Afro-Brasileira, crianças e adultos são convidados a debater e discutir os diversos aspectos da exposição, bem como o impacto que ela tem na arte e na história

Pocket Show com Negret
Pocket Show com Negret (Domingo MAM). Foto: Pedro Queiroz
Link para imagens da programação: https://flic.kr/s/aHBqjB1xBP

 Entre as atividades em sinergia com o tema, estão leitura coletiva, música, oficina, dança e karaokê

No mês em que se debate e celebra a consciência negra, o MAM Educativo oferece uma programação especial e gratuita voltada aos pequenos e a toda a família. As atividades abrangem variados formatos de atividades, passando por música, dança, leitura coletiva, visitação às exposições do MAM e outras.

Em visita mediada pela exposição Mãos: 35 anos da Mão Afro-Brasileirao público é convidado a participar de leituras e reflexões coletivas sobre os 35 anos que se passaram desde a mostra A Mão Afro-Brasileira – O Significado da Contribuição Artística e Histórica.  Realizada em 1988 no MAM, com curadoria de Emanoel Araujo, a mostra inaugurou 100 anos após a Abolição da Escravidão e a instituição da nova Constituição que ampliava direitos até então recusados a mulheres, negros, negras e originários.

Nas atividades do Para ler junto com MAM Educativona exposição Mãos: 35 anos da Mão Afro-Brasileira, os participantes terão a oportunidade de debater e discutir os diversos aspectos desta importante mostra, bem como o impacto que ela tem na arte e na história.

Dando continuidade ao debate da consciência negra, o MAM Educativo também convida o público para participar das atividades que celebram os 50 anos da cultura do Hip Hop. Para enaltecer este estilo musical símbolo de luta e resistência nas periferias do país, a programação traz para o Domingo MAM, no dia 12, o cantor Negret para um Pocket Show.

No dia 18, na atividade Criação de ficções, o artista visual Daniel Cruz realiza uma oficina de experimentação com tinta. Nessa atração, o público presente utiliza sua liberdade de composição para construir cenários com tinta spray, inspirados no graffiti e na arte de rua, e os personagens de nossas histórias. Além disso, a atividade também irá pensar nas sensações e memórias que as cores trazem para cada indivíduo, a fim de colaborar com as diversas identidades do público e suas manifestações no mundo.

Já no último domingo do mês, dia 26, acontece o Breaking Ibira com a participação especial do artista Cayarí. Ele realiza um pocket show, desfile das marcas Power Caps e Shinobi, um workshop de fotografia com Sarará, além da exposição fotográfica “Breaking e suas expressões”. E sem deixar faltar o som comandado pelo dj para os dançarinos realizarem suas cyphers.

Veja a seguir a programação completa das atividades de novembro:
01/11 (qua) às 16h
Programa de Visitação
Para ler junto com MAM Educativo na exposição Mãos: 35 anos da Mão Afro-Brasileira

Para ler junto é um espaço de encontro dedicado às mais diversas formas de leitura que inspiram a exposição Mãos: 35 anos da Mão Afro-Brasileira. É proposto que estas leituras ocorram de maneira coletiva e dinâmica para que juntos ampliemos nossas compreensões sobre arte e os temas relacionados à exposição.

Atividade presencial, gratuita e livre para todos os públicos. Inscrições com 30 minutos de antecedência com o MAM Educativo na recepção do MAM. Para intérprete de Libras ou audiodescrição, solicitar pelo e-mail educativo@mam.org.br com até 48h de antecedência. A participação nas atividades educativas garantem a gratuidade nas exposições do mam.

02/11 (qui) às 15h
Contatos com a arte
Visita à exposição Realidades e Simulacros com MAM Educativo
Expandindo os significados e materialidades acerca do que é arte, o Museu de Arte Moderna de São Paulo apresenta a exposição de realidade aumentada “Realidades e Simulacros”, composta por obras inéditas que permitem o contato com diferentes realidades e/ou simulacros que interferem na paisagem do Parque Ibirapuera. Por meio de uma plataforma criada especialmente para a mostra para ser vista com o aparelho celular, o público será convidado a conhecer e perceber a realidade ao redor de outra maneira, investigando as fronteiras entre o digital, o natural e o construído.

Atividade presencial, gratuita e livre para todos os públicos. Inscrições com 30 minutos de antecedência com o MAM Educativo na recepção do MAM. Para intérprete de Libras ou audiodescrição, solicitar pelo e-mail educativo@mam.org.br com até 48h de antecedência. A participação nas atividades educativas garantem a gratuidade nas exposições do mam.

04/11 (sáb) às 15h
Família MAM + Arte e Ecologia
Oficinas do Cotidiano: reciclagem, encadernação e carimbos com Leonardo Sassaki
Oficinas do cotidiano são encontros para experimentar e fomentar a sabedoria das linguagens manuais e artesanais em objetos que fazem parte do nosso dia a dia. Inspirado na exposição Mãos: 35 anos da Mão Afro-Brasileira, o educador Leonardo Sassaki convida nesta oficina a explorar os modos de criar através de todos os processos, desde reciclar os papéis, encadernação manual e personalizar os cadernos com carimbos inspirados em obras da exposição feitos com galhos colhidos do parque. 

Atividade presencial e gratuita, para crianças a partir de 06 anos, acompanhadas de suas(eus) responsáveis. Inscrições com 30 minutos de antecedência com o MAM Educativo na recepção do MAM. Para intérprete de Libras ou audiodescrição, solicitar pelo e-mail educativo@mam.org.br com até 48h de antecedência. A participação nas atividades educativas garantem a gratuidade nas exposições do mam.

05/11 (dom) às 15h
Domingo MAM
Karaokê: Vozes negras com MAM Educativo
Em celebração ao mês da consciência negra, abrimos os microfones para os visitantes do mam e do parque Ibirapuera cantarem canções escritas e interpretadas por artistas negras(os)(es) brasileiras (os)(es). Será possível escolher canções selecionadas pela equipe educativa e também propor músicas que inspirem a ocasião.

Atividade presencial, livre. Aberta ao público. Inscrições com o MAM Educativo na recepção do MAM. Para intérprete de Libras ou audiodescrição, solicitar pelo e-mail educativo@mam.org.br com até 48hs de antecedência.

11/11 (sáb) às 15h
Família MAM
Oficinas do cotidiano: Estamparias com MAM Educativo
Oficinas do cotidiano são encontros para experimentar e fomentar a sabedoria das linguagens manuais e artesanais em objetos que fazem parte do nosso dia a dia. Inspirado na exposição Mãos: 35 anos da Mão Afro-Brasileira, o MAM educativo convida nesta oficina a explorar os modos de criar estampas imprimindo em panos de prato.

Atividade presencial e gratuita, para crianças a partir de 06 anos, acompanhadas de suas(eus) responsáveis. Inscrições com 30 minutos de antecedência com o MAM Educativo na recepção do MAM. Para intérprete de Libras ou audiodescrição, solicitar pelo e-mail educativo@mam.org.br com até 48h de antecedência. A participação nas atividades educativas garantem a gratuidade nas exposições do mam.


12/11 (dom) às 15h
Domingo MAM
Pocket Show com Negret
O pocket show com o artista independente Negret apresenta um repertório especial com músicas do lançamento da  EP “Defeitos” (2023) e de seu álbum solo “Vírus do Preconceito” (2022). Negret convida o público para refletir e compartilhar sobre suas vivências dentro da cultura do hip hop.

Negret é artista independente vindo das ruas do interior paulista. Sua primeira experiência com o Hip Hop foi o break dance vindo de casa com influências de seu pai que era B.boy. Com participação em batalhas de rima, teve experiências como mestre de cerimônias e foi campeão de algumas batalhas como Batalha da Laje e Batalha da Teles.

Negret participou do Grupo Holocausto da Quebrada e deu continuidade a sua carreira solo com o lançamento do álbum intitulado Vírus do Preconceito em 2022. Negret realizou shows em Casa de Cultura Itaim Paulista, Casa de Cultura Zona Leste Tiradentes, CEU Formosa, Batalha da Central em Diadema, entre outros espaços culturais. Negret vive em Ferraz de Vasconcelos, extremo leste de São Paulo, por meio de suas letras procura compartilhar suas vivências e lutas contra o preconceito e a desigualdade social.

Atividade presencial, livre. Aberta ao público. Para intérprete de Libras ou audiodescrição, solicitar pelo e-mail educativo@mam.org.br com até 48hs de antecedência.

15/11 (qui) às 15h
Contatos com a arte
Visita à exposição Mãos: 35 anos da Mão Afro-Brasileira depois com MAM Educativo
O MAM Educativo convida o público a uma visita mediada na exposição Mãos: 35 anos da Mão Afro-Brasileira. A exposição organizada pelo MAM SP e o Museu Afro Brasil Emanoel Araújo, celebra a exposição “A Mão Afro Brasileira – Significado da contribuição artística e cultural” organizada em 1988 e realizada pelo MAM SP.

Atividade presencial, para professoras(es), educadoras(es), pesquisadoras(es), estudantes e artistas. Inscrições com 30 minutos de antecedência com o MAM Educativo na recepção do MAM. Para intérprete de Libras ou audiodescrição, solicitar pelo e-mail educativo@mam.org.br com até 48hs de antecedência. Para emissão de certificado, solicitar pelo e-mail educativo@mam.org.br após a atividade, com comprovante de inscrição em anexo.

18/11 (sáb) às 15h
Família MAM
Criação de ficções: Oficina de experimentação com tinta spray com Daniel Cruz
Se quem olha para fora, sonha, e quem olha para dentro, desperta, quais são os mundos que vivem na nossa cabeça? Quais histórias que contaríamos, e quais suas cores? Nesta oficina, iremos utilizar nossa liberdade de composição para construir cenários com tinta spray, inspirados no graffiti e na arte de rua, e os personagens de nossas histórias. Além disso, a atividade também irá pensar nas sensações e memórias que as cores trazem para cada indivíduo, a fim de colaborar com as diversas identidades do público e suas manifestações no mundo.

Daniel Cruz é graduando em Letras-Português pela Universidade de São Paulo, onde centraliza seus estudos no afrofuturismo, um movimento cultural que usa o conceito da tecnologia para projetar um futuro do ponto de vista da comunidade negra, e as diversas culturas de linguagem urbana. Além disso, também é arte educador em formação no MAM São Paulo.

Atividade presencial e gratuita, para crianças a partir de 06 anos, acompanhadas de suas(eus) responsáveis. Inscrições com 30 minutos de antecedência com o MAM Educativo na recepção do MAM. Para intérprete de Libras ou audiodescrição, solicitar pelo e-mail educativo@mam.org.br com até 48h de antecedência. A participação nas atividades educativas garantem a gratuidade nas exposições do mam.

19/11 (dom) às 15h00
Domingo MAM
Oficina de Gumboot Dance com Pâmela Amy
O Gumboot Dance nasceu no final do século 18 para o século 19 nas minas de ouro e diamante da África do Sul. A princípio, era utilizado como forma de se comunicar, pois nesses lugares haviam pessoas de várias partes do continente africano. Este código era utilizado contra os perigos iminentes, além de um método de organização entre os trabalhadores. Desta língua nasceu uma dança percussiva que traz em suas palavras um manifesto.

Pâmela Amy, 29 anos, Coreógrafa, Bailarina, Performer, Produtora Cultural e Fotógrafa. Iniciou sua trajetória artística no Núcleo de Dança Pélagos, no qual participou dos espetáculos Volúpia, Garimpo e Y Khissa. Após isso, em 2013 entrou na companhia de dança africana Gumboot Dance Brasil, na qual está há 10 anos. Na companhia Gumboot Dance Brasil, pesquisa danças da África do Sul como Zulu, Botsuwana e o Gumboot. A partir dessa pesquisa, foi intérprete criadora dos espetáculos Yebo e o Subterrâneo, além dos musicais Beat 16, Gumboot Dance Brasil 10 anos e Yebo Remix.

Atividade presencial, gratuita e livre para todos os públicos. Inscrições com 30 minutos de antecedência com o MAM Educativo na recepção do MAM. Para intérprete de Libras ou audiodescrição, solicitar pelo e-mail educativo@mam.org.br com até 48h de antecedência. A participação nas atividades educativas garantem a gratuidade nas exposições do mam.

25/11 (sáb) às 14h
Família MAM
“Dikeledi” e as voltas que o mundo dá com Núcleo Histórias de Comadres.

Núcleo Histórias de Comadres encontrou nos instrumentos musicais presentes no universo da Capoeira Angola a inspiração para criar narrativas e imagens. Dikeledi é uma princesa que nasceu para trazer a paz entre os povos da África. Ela cresce aprendendo com seu avô as lições sobre as “voltas que o mundo dá” e ao morrer tem seu corpo “encantado” num instrumento nunca antes visto, o berimbau.

Núcleo Histórias de Comadres, criado em 2014 pela atriz, capoeirista, educadora e narradora de histórias Jordana Dolores, encontrou nos instrumentos musicais presentes no universo da Capoeira Angola, o estímulo para a criação de seus primeiros projetos. O objetivo foi explorar a potência dos instrumentos enquanto inspiração para gerar narrativas e imagens.

Atividade presencial, livre. Aberta ao público. Para intérprete de Libras ou audiodescrição, solicitar pelo e-mail educativo@mam.org.br com até 48hs de antecedência.

26/11 (dom) às 12h 
Domingo MAM
Breaking Ibira: Cyphers, pocket show, workshop e exposição fotográfica.
Nesta edição teremos a participação especial da artista Cayarí realizando um pocket show, desfile das marcas Power Caps e Shinobi, um workshop de fotografia com Sarará, além da exposição fotográfica “Breaking e suas expressões”. E sem deixar faltar o som comandado pelo dj para os dançarinos realizarem suas cyphers.

Breaking Ibira é um evento criado por b.boys e b.girls (nomenclatura atribuída a dançarinos de breaking) que tem por objetivo reunir b.boys e b.girls para celebrar a cultura hip hop, encontrar desafios através da dança e expressar sua criatividade e habilidade em suas sessions (sequência organizada de passos de breaking) , desde 2017 em parceria com o MAM (museu de arte moderna)  tem atraído pessoas de diversas regiões de São Paulo e um público significativo tanto de praticantes de breaking quanto de admiradores da cultura.

Atividade presencial, livre. Aberta ao público. Para intérprete de Libras ou audiodescrição, solicitar pelo e-mail educativo@mam.org.br com até 48hs de antecedência.

29/11 (qua) às 16h
Programa de Visitação
Para ler junto com MAM Educativo na exposição Mãos: 35 anos da Mão Afro-Brasileira

Para ler junto é um espaço de encontro dedicado às mais diversas formas de leitura que inspiram a exposição Mãos: 35 anos da Mão Afro-Brasileira. É proposto que estas leituras ocorram de maneira coletiva e dinâmica para que juntos ampliemos nossas compreensões sobre arte e os temas relacionados à exposição.

Atividade presencial, gratuita e livre para todos os públicos. Inscrições com 30 minutos de antecedência com o MAM Educativo na recepção do MAM. Para intérprete de Libras ou audiodescrição, solicitar pelo e-mail educativo@mam.org.br com até 48h de antecedência. A participação nas atividades educativas garantem a gratuidade nas exposições do mam.

SERVIÇO

Programação Educativo MAM – Mês da Consciência Negra
De 1 a 30 de novembro

Local:  Museu de Arte Moderna de São Paulo (Biblioteca Paulo Mendes de Almeida)
Endereço: Parque Ibirapuera (Av. Pedro Álvares Cabral, s/nº – Portões 1 e 3)
Horários: terça a domingo, das 10h às 18h (com a última entrada às 17h30)
Ingressos: R$25,00 inteira e R$12,50 meia-entrada. Aos domingos, a entrada é gratuita e o visitante pode contribuir com o valor que quiser.

*Meia-entrada para estudantes, com identificação; jovens de baixa renda e idosos (+60). Gratuidade para crianças menores de 10 anos; pessoas com deficiência e acompanhante; professores e diretores da rede pública estadual e municipal de São Paulo, com identificação; amigos e alunos do MAM; funcionários das empresas parceiras e museus; membros do ICOM, AICA e ABCA, com identificação; funcionários da SPTuris e funcionários da Secretaria Municipal de Cultura.

Telefone: (11) 5085-1300
Acesso para pessoas com deficiência
Restaurante/café
Ar-condicionado
Mais informações:
MAM São Paulo
Mais informações: www.mam.org.br

www.instagram.com/MAMoficia

lwww.facebook.com/MAMoficial

www.youtube.com/MAMoficial

www.twitter.com/MAMoficial


Voltar: http://www.jornalrol.com.br

Facebook: https://facebook.com/JCulturalRol/

Sergio Diniz da Costa
Últimos posts por Sergio Diniz da Costa (exibir todos)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial
Pular para o conteúdo