Na última segunda-feira, na Biblioteca Municipal de Sorocaba, foi realizada a cerimônia de entrega do Prêmio Anual Sorocaba de Literatura, que contemplou 5 livros, dentre eles ‘O Negro em Porto Feliz’, de autoria do professor Carlos Carvalho Cavalheiro.
O livro é uma coletânea de artigos publicados no jornal “Tribuna das Monções”, nos anos de 2013 e 2014 e traz pesquisas inéditas sobre a história e a cultura dos negros da cidade de Porto Feliz, na região do Médio Tietê.
Os livros vencedores foram: “Atum, o Gato Grato” (Infantil), de Thaís Laham Morello; “A quem se fizer estrela” (poesia), de Marcelo Adifa; “Dez contos… e alguma coisa a mais” (Contos), de Ed Mulato; “Sobre Mocinhos e Bandidos” (Contos), de Fábio Diaz Mendes; e “O Negro em Porto Feliz: Memória afro-brasileira numa cidade do Médio Tietê” (Biografia), de Carlos Carvalho Cavalheiro. Também foram pré-selecionados ao prêmio os livros: “Salinger” (Não-Ficção), de Caio Henrique Solla; e “A madame que colecionava jovens” (Juvenil), de Mila Olivier.
Os livros inscritos foram selecionados por uma Comissão Julgadora composta por três avaliadores peritos com formação e experiência na área, inscritos no Edital de Credenciamento Permanente nº 04/2016.
- Como o jornalista Helio Rubens vê as coisas - 9 de janeiro de 2024
- Como o jornalista Helio Rubens vê o mundo - 27 de dezembro de 2023
- Como o jornalista Helio Rubens vê o mundo - 22 de dezembro de 2023
É fundador e um dos editores do Jornal Cultural ROL e do Internet Jornal. Foi presidente do IHGGI – Instituto Histórico, Geográfico e Genealógico de Itapetininga por três anos. fundou o MIS – Museu da Imagem e do Som de Itapetininga, do qual é seu secretário até hoje, do INICS – Instituto Nossa Itapetininga Cidade Sustentável e do Instituto Julio Prestes. Atualmente é conselheiro da AIL – Academia Itapetiningana de Letras.