A proposta foi conhecer a história de afrodescendentes de Porto Feliz (SP) por meio de depoimentos colhidos com o método de História Oral

O Projeto ORI-GENS, é um ensaio de História Oral realizado por estudantes dos 9ºs anos B e C da EMEF. Coronel Esmédio, de Porto Feliz, em 2023, sob orientação do Prof. Me. Carlos Carvalho Cavalheiro. A palavra Ori em iorubá significa cabeça, enquanto Gens, do Latim, refere-se a família.
A proposta foi conhecer a história de afrodescendentes de Porto Feliz (SP) por meio de depoimentos colhidos com o método de História Oral. No total, cerca de 60 alunos estiveram envolvidos no projeto.
No último dia 20, Dia da Consciência Negra, o projeto recebeu as atenções do Portal G1. Em matéria realizada pelo jornalista Marcel Scinocca, a quem agradecemos, o Portal divulgou todo o processo de organização, bem como coletou depoimentos de estudantes participantes.

Conforme o professor Carlos disse na entrevista ao Portal G1, o que mais chamou sua atenção foi a qualidade do trabalho desenvolvido pelos estudantes. “Sobretudo na transcrição, e as lições de vida que tivemos a oportunidade de conhecer”, diz. Além do cumprimento do currículo, a ideia foi trazer oportunidades para os estudantes.
Ainda conforme Carlos, o projeto só foi possível graças ao apoio da equipe gestora da escola, formada pelo diretor Daniel Piasentin, pela vice-diretora Célia Molena e pelas coordenadoras pedagógicas Elizabety Bragagnolo e Fabiana Carnelós.
Link para o Blog do projeto:
https://ori-gens.blogspot.com/
Voltar: http://www.jornalrol.com.br
Facebook: https://facebook.com/JCulturalRol/
- Angolano vence concurso internacional de literatura - 3 de fevereiro de 2026
- Pequeña historia de META - 2 de fevereiro de 2026
- II Prêmio Laurel de Literatura - 30 de janeiro de 2026
Natural de Sorocaba (SP), é escritor, poeta e Editor-Chefe do Jornal Cultural ROL. Acadêmico Benemérito e Efetivo da FEBACLA; membro fundador da Academia de Letras de São Pedro da Aldeia – ALSPA e do Núcleo Artístico e Literário de Luanda – Angola – NALA, e membro da Academia dos Intelectuais e Escritores do Brasil – AIEB. Autor de 8 livros. Jurado de concursos literários. Recebeu, dentre vários titulos: pelo Supremo Consistório Internacional dos Embaixadores da Paz, Embaixador da Paz e Medalha Guardião da Paz e da Justiça; pela Soberana Ordem da Coroa de Gotland, Cavaleiro Comendador; pela Real Ordem dos Cavaleiros Sarmathianos, Benfeitor das Ciências, Letras e Artes; pela FEBACLA: Medalha Notório Saber Cultural, Comenda Láurea Acadêmica Qualidade de Ouro; Comenda Baluarte da Literatura Nacional e Chanceler da Cultura Nacional; pelo Centro Sarmathiano de Altos Estudos Filosóficos e Históricos, Pesquisador em Artes e Literatura; Pela Academia de Letras de São Pedro da Aldeia, o Título Imortal Monumento Cultural e Título Honra Acadêmica, pela categoria Cultura Nacional e Belas Artes; Prêmio Cidadão de Ouro 2024, concedido por Laude Kämpos. Pelo Movimento Cultivista Brasileiro, o Prêmio Incentivador da Arte e da Cultura,

