novembro 23, 2024
O poder cognitivo
Correntezas de um rio
Organização, gestão do lar e mesa posta
Cansaço
A força dos ipês: mais que uma reparação
O reconhecimento que não alimenta professores…
Conversa de bêbados
Últimas Notícias
O poder cognitivo Correntezas de um rio Organização, gestão do lar e mesa posta Cansaço A força dos ipês: mais que uma reparação O reconhecimento que não alimenta professores… Conversa de bêbados

As estruturas mentais

image_pdfimage_print

Maze Oliver: ‘As estruturas mentais’

Maze Oliver
Maze Oliver
estruturas mentais
Estruturas mentais
Microsoft Bing – Imagem criada pelo Designer

Existem muitas pessoas que percebem muito bem os defeitos dos outros. Temos que nos policiar porque não existem pessoas perfeitas. Existem as que SE ACHAM perfeitas, mas é só uma ilusão. Trata-se de um EU que só você vê. Os outros veem a verdade. Nós temos VÁRIOS EUS.

Os que recalcam suas sombras, percebem suas faltas, sofrem muito. A essa forma, chamamos de NEUROSE. O neurótico vai para a análise para se queixar do que lhe falta.

Aqueles que só CULPAM os outros, apontam defeitos que muitas vezes só eles mesmos veem, ou criam delírios, inverdades, a isso chamamos PSICOSE . Esses têm outros tipos de sofrimento, acham que são injustiçados, vítimas, não sofrem culpa, porque acreditam que o mundo é o culpado, a mãe, a família, o estado, o governo, os extraterrestres etc. Vivem alienados por uma realidade criada pela própria mente. O psicótico nega: “Me perseguem! Isso está fora de mim”.

E existem os que se apegam a um FETICHE, que pode ser qualquer símbolo. Faz isso para não sofrer, esses negam o sofrimento e gozam pelos mesmos motivos do sofrimento dos neuróticos. Esses são os PERVERSOS, alguns têm um pé no prazer, outro na perversidade.

Mas, o grande psicanalista JACQUES LACAM revolucionou a Psicanálise, introduzindo novos conceitos que contribuíram para reduzir o preconceito quanto às estruturas mentais. Ele afirmou:

“Não existe uma estrutura melhor, nem pior do que outra”.

Existem níveis e formas de aliviar o sofrimento. Esforços ou tentativas de buscar a cura por si mesmo. Ou seja, sentimentos relativos, onde a genética e o ambiente consolidam. Cada um lida com SUAS FALTAS do jeito que pode, com aquilo que sente falta ou aquilo que lhe faltou, à sua maneira, de forma a ter uma melhor aceitação de si mesmo. No fundo mesmo, é só uma maneira de se defender!

Tente descobrir: o que lhe falta? Qual é o seu desejo? (Não confunda com vontade).

Como está sua terapia???

Maze Oliver

Contatos com a autora

Voltar

Facebook


Maze Oliver
Últimos posts por Maze Oliver (exibir todos)

One thought on “As estruturas mentais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com
Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial
Pular para o conteúdo