outubro 25, 2024
‘Falas de Nhô João’ revela múltiplas facetas de um líder negro
A trajetória de Cybele Meyer
Meu amigo Playmobil
Viver
Espero superar meus medos
Sou poeta
O silêncio de um amor juvenil
Últimas Notícias
‘Falas de Nhô João’ revela múltiplas facetas de um líder negro A trajetória de Cybele Meyer Meu amigo Playmobil Viver Espero superar meus medos Sou poeta O silêncio de um amor juvenil

‘Falas de Nhô João’ revela múltiplas facetas de um líder negro

O evento contará com uma exposição fotográfica e uma mesa de debates, sob a coordenação da professora Neusa de Fátima Mariano

Foto de João de Camargo. Acervo Capela Bom Jesus do Bomfim

João de Camargo foi uma liderança religiosa e comunitária negra notável na cidade de Sorocaba, de meados do século XIX ao início do século XX, e continua a despertar grande interesse.

Conhecido carinhosamente como Nhô João, ele se revela gradualmente por meio de numerosos estudos e biografias publicadas desde 1925, quando o historiador Antônio Francisco Gaspar lançou o livro O Mistério da Água Vermelha, trazendo à tona aspectos da vida e da obra desse taumaturgo negro.

João de Camargo nasceu como escravizado em Cocaes, um bairro rural de Sarapuí. Por volta dos seus 20 anos, veio morar em Sorocaba. Depois da abolição, João de Camargo trabalhou em diversos empregos até que em 1906 foi instado a construir uma capela e dar consultas espirituais a pessoas necessitadas. João de Camargo atendia a todas as pessoas desesperadas, seja por desaparecimento de algum familiar, por problemas de saúde, entre tantos outros.

Ganhou fama de milagreiro e em 1913 foi processado, mas absolvido por intervenção do advogado Juvenal Parada. Em torno de sua capela se desenvolveu um bairro que se tornou um território da negritude sorocabana.

Para explorar as várias facetas dessa figura histórica e dar visibilidade à sua obra e à capela construída por João de Camargo, ainda aberta ao público, o Núcleo de Educação, Tecnologia e Cultura (NETC) da UFSCar realiza, no sábado, 9 de novembro, o evento ‘Falas de Nhô João’.

O evento contará com uma exposição fotográfica e uma mesa de debates, sob a coordenação da professora Neusa de Fátima Mariano. A equipe organizadora inclui estudantes do Programa de Pós-Graduação em Geografia (PPGGeo): Alexia Canavezzi de Camargo, Beatriz Cristina Antunes Silva, Gizela Cristina Barbosa Maria, Mariana Aparecida dos Santos, Pablo Wilson de Queiroz e Thífani Postali.

Participam da mesa de debates o professor e historiador Carlos Carvalho Cavalheiro, doutorando em Comunicação e Cultura pela Uniso; o historiador e servidor público aposentado José Rubens Incao; e Adriano Molina, presidente da Associação Espírita e Beneficente Capela do Senhor do Bonfim. A mediação será feita por Vanda Aparecida Silva.

Durante o evento, também será inaugurada a exposição fotográfica ‘A [R]Existência de Nhô João’. Na mesma oportunidade serão disponibilizados para venda exemplares do livro ‘João de Camargo – o Homem da Água Vermelha’, de autoria de Carlos Carvalho Cavalheiro, ao preço de R$ 55,00.

O evento, organizado pelo NETC – ProEx da UFSCar, ocorre no dia 9 de novembro de 2024, às 10h, no Núcleo de Educação, Tecnologia e Cultura da UFSCar, localizado na Rua Maria Cinto de Biaggi, 130 – Jardim Santa Rosália – Sorocaba.

A entrada é franca.


Voltar

Facebook

Sergio Diniz da Costa
Últimos posts por Sergio Diniz da Costa (exibir todos)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial
Pular para o conteúdo