A principal reivindicação do grupo foi o protesto contra a construção de uma marginal direita do Rio Sorocaba, projeto esse divulgado pelo prefeito Rodrigo Manga

Dezenas de manifestantes participaram de ato realizado no dia 25 de janeiro, sábado, no Parque das Águas de Sorocaba. A principal reivindicação do grupo foi o protesto contra a construção de uma marginal direita do Rio Sorocaba, projeto esse divulgado pelo prefeito Rodrigo Manga.
Dentre os manifestantes, participantes de diversos movimentos sociais e partidários, incluindo o movimento anarquista e antifascista de Sorocaba, integrantes do Partido dos Trabalhadores, militantes do movimento negro e do movimento ecológico, participantes do Observatório de desenvolvimento da Região Metropolitana de Sorocaba e, ainda, integrante da juventude católica.

Os manifestantes alegam que a construção da marginal direita obrigatoriamente diminuirá parte significativa do Parque linear que margeia o rio, colocando em risco espécies animais como ratões-do-banhado, cágados, preás, capivaras, teiús e diversas aves. Além disso, a impermeabilização do solo e a diminuição da várzea certamente contribuirá para o agravamento das enchentes, problema que se arrasta nos últimos anos.

O professor Carlos Carvalho Cavalheiro, doutorando em Comunicação e Cultura pela UNISO e membro do Observatório de Desenvolvimento da Região Metropolitana de Sorocaba, lembrou que o rio Sorocaba vem sendo atacado nos últimos anos. “É visível o descaso dos poderes com o rio Sorocaba. Após décadas de luta pela despoluição, o rio agora retorna a índices inaceitáveis de poluição por falta de tratamento de esgoto. Agora, o governo municipal insiste na construção da marginal direita sem levar em consideração os impactos que tal empreendimento pode causar. É terrível”, diz o professor.
O grupo pretende realizar novas ações de mobilização da opinião pública de maneira a colocar em debate na sociedade esse projeto que prenuncia inúmeros prejuízos sócio-ambientais e de saúde pública.
- Palestra sobre os desafios da adolescência - 14 de março de 2025
- Uma conversa com o padre - 13 de março de 2025
- Associação Fazer Arte empossa nova diretoria - 12 de março de 2025

Natural de Sorocaba (SP), é escritor, poeta e Editor-Chefe do Jornal Cultural ROL. Acadêmico Benemérito e Efetivo da FEBACLA; membro fundador da Academia de Letras de São Pedro da Aldeia – ALSPA e do Núcleo Artístico e Literário de Luanda – Angola – NALA, e membro da Academia dos Intelectuais e Escritores do Brasil – AIEB. Autor de 8 livros. Jurado de concursos literários. Recebeu, dentre vários titulos: pelo Supremo Consistório Internacional dos Embaixadores da Paz, Embaixador da Paz e Medalha Guardião da Paz e da Justiça; pela Augustíssima e Soberana Casa Real e Imperial dos Godos de Oriente, Conde; pela Soberana Ordem da Coroa de Gotland, Cavaleiro Comendador; pela Real Ordem dos Cavaleiros Sarmathianos, Benfeitor das Ciências, Letras e Artes; pela FEBACLA: Medalha Notório Saber Cultural, Comenda Láurea Acadêmica Qualidade de Ouro, Comenda Ativista da Cultura Nacional; Comenda Baluarte da Literatura Nacional e Chanceler da Cultura Nacional; pelo Centro Sarmathiano de Altos Estudos Filosóficos e Históricos, Doutor Honoris Causa em Literatura, Ciências Sociais e Comunicação Social. Prêmio Cidadão de Ouro 2024, concedido por Laude Kämpos.