“Nasci para consagrar-me às letras e às ciências.”
Frase registada por Dom Pedro II no seu diário em 1862

Comenda Monarca Intelectual das Ciências, Letras e Artes
Por meio do Decreto Acadêmico 0228.003/2025 – FEBACLA, o presidente da FEDERAÇÃO BRASILEIRA DOS ACADÊMICOS DAS CIÊNCIAS, LETRAS E ARTES – FEBACLA, no uso de suas atribuições regimentais e estatutárias, estabeleceu na data de 28/02/2025 a criação da COMENDA MONARCA INTELECTUAL DAS CIÊNCIAS, LETRAS E ARTES.
A COMENDA MONARCA INTELECTUAL DAS CIÊNCIAS, LETRAS E ARTES, é uma condecoração criada pela FEBACLA com objetivo de homenagear à memória de D. Pedro II, monarca brasileiro que se destacou por sua intelectualidade, sendo considerado um dos soberanos mais cultos de sua época.
“Nasci para consagrar-me às letras e às ciências.” foi uma frase registada por Dom Pedro II no seu diário em 1862.
De acordo com historiadores, Dom Pedro II sempre sonhou em governar um país progressista, liberto e rico culturalmente. Para realizar seu desejo, entrou em contato com cientistas, literatos e sábios europeus, como aponta a obra Dom Pedro II na Alemanha: Uma amizade tradicional, de Dom Carlos Tasso de Saxe-Coburgo e Bragança.
Para aprimorar seus conhecimentos, viajou para a Alemanha, após 30 anos de governo, visando compreender as inovações desenvolvidas em diferentes áreas, como na agricultura e na cultura. Em geral, o imperador buscava técnicas que pudessem aprimorar e beneficiar o Brasil.
Dom Pedro II foi um amante da cultura e da educação, e investiu muito para promover esses valores no Brasil. Reformou o Ensino Superior, criou escolas técnicas e profissionalizantes, apoiou a Escola Imperial de Belas Artes, autorizou a criação da primeira instituição para alunos surdos no Brasil, criou o Colégio Pedro II, que serviu de modelo para outras escolas no país, concedeu bolsas de estudo para brasileiros frequentarem universidades, escolas de arte e conservatórios musicais na Europa.
Durante o seu reinado, que durou de 1831 a 1889, foi um período muito importante para a cultura brasileira. O imperador era um grande amante das artes e incentivou diversos artistas a se destacarem em suas áreas. Esse apoio resultou em um florescimento cultural que ainda é lembrado até hoje.
Além de carismático estadista, revelou-se um mecenas da produção artística e literária no Brasil. Dom Pedro II incentivou a cultura brasileira, através da Educação, das Artes, da Ciência e das Exposições.
SOLICITE O EDITAL
- Teresa Cristina de Bourbon-Duas Sicílias - 4 de dezembro de 2025
- Dom Pedro II - 2 de dezembro de 2025
- CARTA AO IMPERADOR - 2 de dezembro de 2025
Natural de Nova Iguaçu (RJ), é licenciado em História, tecnólogo em evento, pós-graduado em História do Brasil, pós-graduado em História antiga, medieval e contemporânea, pós-graduado em ciências políticas, pós-graduado em Filosofia, pós-graduado em patrimônio histórico, artístico e cultural, jornalista, filósofo, produtor cultural, escritor, coautor de mais de 40 obras literárias, autor de dezenas de pesquisas e artigos históricos, Doutor em Filosofia Univérsica, Ph.I – Philosophos Immortalem, Doctor of Philosophy in Peace da International University of Higher Martial Arts Education, Agente de representação diplomática dinástico-cultural com status de Embaixador Honorário da Organização Internacional de Diplomacia Cultural, Detentor de centenas de títulos, medalhas e condecorações concedidas por instituições no Brasil e no exterior, Presidente da Federação Brasileira dos Acadêmicos das Ciências, Letras e Artes – FEBACLA, Diretor do Centro Sarmathiano de Altos Estudos Filosóficos e Históricos e Grão-Chanceler Internacional da Paz.

