Localizada entre os municípios de Iperó e Araçoiaba da Serra, a FLONA é uma Unidade de Conservação Ambiental

Estudantes dos 7ºs anos A, B e C da EMEF Coronel Esmédio, da cidade de Porto Feliz, tiveram a oportunidade de conhecer um dos mais importantes sítios históricos de nossa região: a Floresta Nacional de Ipanema. Localizada entre os municípios de Iperó e Araçoiaba da Serra, a FLONA, hoje uma área de Proteção Ambiental, já abrigou a primeira siderúrgica do Brasil e das Américas, a Real Fábrica de Ferro de São João do Ipanema, constituída em 1811, por Dom João, príncipe regente de Portugal.
O sítio histórico é composto pelos prédios da antiga fábrica, pelos altos-fornos utilizados para transformar a magnetita, minério presente na localidade, em ferro derretido (gusa); e, também, pelas casas da vila.
Os estudantes percorreram, ainda, a trilha da Pedra Santa, no morro do Araçoiaba, onde tiveram contato com o monumento a Francisco Adolfo de Varnhagem, considerado o pai da História do Brasil, e que viveu seus primeiros anos em Ipanema. Ainda tiveram contato com a primeira cruz fundida na fábrica de ferro e com a gruta onde viveu Giovani Maria D’Agostini, um misterioso monge italiano que ganhou fama de milagreiro.
O projeto dessa excursão foi realizado pelo professor de História da unidade escolar, Carlos Carvalho Cavalheiro, que promove essas visitas há 19 anos, desde que assumiu seu cargo por concurso público em 2006. Acompanharam os alunos nessa excursão, além do professor Carlos, os professores Fernando Piazentin e Aline Santos.
Na FLONA os estudantes foram recepcionados pelos guias Rodrigo e Rafael Gonçalves, que explanaram sobre as questões ambientais e históricas daquele lugar. O projeto recebeu apoio da equipe gestora da escola formada pelo diretor Daniel Piasentin, pela vice-diretora Fabiana Gutierrez Ruiz e pela coordenadora pedagógica Elizabety Batoni Bragagnolo.
Fotos da visita à FLONA














- Troféu Mulher de Pedra 2025 - 6 de dezembro de 2025
- O mistério da rua sem saída - 5 de dezembro de 2025
- Uma noite inesquecível em Manhuaçu! - 3 de dezembro de 2025
Natural de Sorocaba (SP), é escritor, poeta e Editor-Chefe do Jornal Cultural ROL. Acadêmico Benemérito e Efetivo da FEBACLA; membro fundador da Academia de Letras de São Pedro da Aldeia – ALSPA e do Núcleo Artístico e Literário de Luanda – Angola – NALA, e membro da Academia dos Intelectuais e Escritores do Brasil – AIEB. Autor de 8 livros. Jurado de concursos literários. Recebeu, dentre vários titulos: pelo Supremo Consistório Internacional dos Embaixadores da Paz, Embaixador da Paz e Medalha Guardião da Paz e da Justiça; pela Soberana Ordem da Coroa de Gotland, Cavaleiro Comendador; pela Real Ordem dos Cavaleiros Sarmathianos, Benfeitor das Ciências, Letras e Artes; pela FEBACLA: Medalha Notório Saber Cultural, Comenda Láurea Acadêmica Qualidade de Ouro; Comenda Baluarte da Literatura Nacional e Chanceler da Cultura Nacional; pelo Centro Sarmathiano de Altos Estudos Filosóficos e Históricos, Pesquisador em Artes e Literatura; Pela Academia de Letras de São Pedro da Aldeia, o Título Imortal Monumento Cultural e Título Honra Acadêmica, pela categoria Cultura Nacional e Belas Artes; Prêmio Cidadão de Ouro 2024, concedido por Laude Kämpos. Pelo Movimento Cultivista Brasileiro, o Prêmio Incentivador da Arte e da Cultura,

