Mesa Redonda: ‘Identidade Cultural Sorocabana’

GIA – União Cultural é um convênio de reciprocidade cultural entre o Gabinete de Leitura Sorocabano, do Instituto Histórico, Geográfico e Genealógico de Sorocaba e da Academia Sorocabana de Letras
Os presidentes do Gabinete de Leitura Sorocabano, do Instituto Histórico, Geográfico e Genealógico de Sorocaba e da Academia Sorocabana de Letras, evidenciaram uma lacuna existente na realização de eventos culturais de maior abrangência na cidade.
Cada uma dessas Instituições, convivendo com escassez de recursos materiais, humanos e financeiros, tem buscado operacionalizar suas atividades. Contudo, as iniciativas culturais restringiram-se aos esforços para atender prioridades internas, sem a abrangência necessária para sensibilizar, na extensão devida, a população e públicos a respeito da importância da Cultura e de sua relevância para o desenvolvimento social da cidade e da Região Metropolitana.
Em reunião histórica, em 13/06/2025, no Gabinete de Leitura Sorocabano, os presidentes Luciano Viana de Carvalho, Adilson Cezar e Antonio Luiz Pontes, instituíram a GIA – União Cultural, um convênio de reciprocidade cultural entre as três entidades, com os seguintes objetivos:
Promover, por meio da cooperação institucional, o intercâmbio de conhecimentos e o apoio conjunto às ações culturais, educativas e acadêmicas;
Preservar e valorizar a memória, a história e a literatura da cidade de Sorocaba.
Deliberou-se, consensualmente, que a ‘GIA – União Cultural’ terá caráter aberto, inclusivo e que outras instituições ou associações culturais, com mais de dez anos de atuação comprovada em Sorocaba e região, poderão integrar a iniciativa.
Pretende-se, por meio desse posicionamento, fortalecer a rede cultural dos municípios, estimular o diálogo entre as entidades e promover ações conjuntas que ampliem o acesso à cultura.
Nessa mesma reunião, ficou definido como primeiro evento da GIA, a realização de uma mesa redonda intitulada ‘Identidade Cultural Sorocabana’, em agosto/2025. Nela, será discutido esse abrangente tema e se estabelecerão as atividades subsequentes.
Na data, posteriormente definida, 22/08/2025, haverá a apresentação da GIA e será a oportunidade para que a população, autoridades e empresários participem com sugestões e envolvam-se com os temas que forem abordados. Dessa maneira, espera-se que os participantes, sob a égide de suas tradições e apreço pela História, sintam-se sensibilizados em participar de um movimento sem similar na cidade de Sorocaba, que privilegiará a Cultura como mecanismo da plena cidadania.
Outros eventos encontram-se em preparação e, em breve, serão comunicados à população. Entre eles, marcará época e será um divisor de águas nessa integração entre entidades culturais e população, o programado para o dia 08/11/2025, ‘História, Cerveja e Literatura’, cujos local e detalhes estarão, a todos, disponibilizados.
Virão mais ações (História, Literatura, encontros, palestras, vídeos, teatros, músicas), demonstrativas da defesa intransigente, pelas Entidades integrantes da GIA, de nosso patrimônio cultural e da busca por melhorias nessa área, essencial para o despertar das consciências e do amor pelo legado que nos foram deixados por nossos antepassados.
Deixemos o nosso legado para as gerações futuras!
(Texto de Antonio Luiz Pontes e José Osmir Fiorelli)
- Troféu Mulher de Pedra 2025 - 6 de dezembro de 2025
- O mistério da rua sem saída - 5 de dezembro de 2025
- Uma noite inesquecível em Manhuaçu! - 3 de dezembro de 2025
Natural de Sorocaba (SP), é escritor, poeta e Editor-Chefe do Jornal Cultural ROL. Acadêmico Benemérito e Efetivo da FEBACLA; membro fundador da Academia de Letras de São Pedro da Aldeia – ALSPA e do Núcleo Artístico e Literário de Luanda – Angola – NALA, e membro da Academia dos Intelectuais e Escritores do Brasil – AIEB. Autor de 8 livros. Jurado de concursos literários. Recebeu, dentre vários titulos: pelo Supremo Consistório Internacional dos Embaixadores da Paz, Embaixador da Paz e Medalha Guardião da Paz e da Justiça; pela Soberana Ordem da Coroa de Gotland, Cavaleiro Comendador; pela Real Ordem dos Cavaleiros Sarmathianos, Benfeitor das Ciências, Letras e Artes; pela FEBACLA: Medalha Notório Saber Cultural, Comenda Láurea Acadêmica Qualidade de Ouro; Comenda Baluarte da Literatura Nacional e Chanceler da Cultura Nacional; pelo Centro Sarmathiano de Altos Estudos Filosóficos e Históricos, Pesquisador em Artes e Literatura; Pela Academia de Letras de São Pedro da Aldeia, o Título Imortal Monumento Cultural e Título Honra Acadêmica, pela categoria Cultura Nacional e Belas Artes; Prêmio Cidadão de Ouro 2024, concedido por Laude Kämpos. Pelo Movimento Cultivista Brasileiro, o Prêmio Incentivador da Arte e da Cultura,

